Introdução

Portugal, à semelhança de outros países, depara-se com o fenómeno de envelhecimento demográfico, com um aumento significativo da população idosa. Segundos dados do INE (2014), em 2013 o Índice de Envelhecimento era de 236 idosos por cada 100 jovens, estimando-se que em 2060 possa atingir valores entre os 287 a 464 idosos/jovens, tendo em consideração a diminuição da taxa de natalidade e os saldos migratórios. Este cenário levantam-nos sérios desafios do ponto de vista económico, social e de saúde em geral, imputando responsabilidades na criação e otimização de serviços de apoio à terceira idade, assim como, um profundo conhecimento da problemática do envelhecimento assente numa abordagem biopsicossocial. É precisamente este o principal objetivo da Pós-graduação em Geriatria Clínica: dotar os profissionais de saúde de conhecimentos que lhes permitam, identificar, diagnosticar, referenciar e intervir nas diferentes problemáticas que afetam a população idosa, tendo por base a sua especificidade e individualidade. Neste contexto, trata-se de uma formação multidisciplinar, que aborda diversas áreas, desde a saúde mental e neurológica, à oral e podiátrica, passando pelo exercício físico, e as questões jurídicas, abordando igualmente questões importantes tais como a morte e os maus tratos na terceira idade.

Data de realização do curso

outubro de 2016

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

U.C.1 - Envelhecimento e Desenvolvimento Psicossocial

U.C. 2 - Envelhecimento e Sistema Nervoso Central: consequências neuropsicológicas

U. C. 3 - Enquadramento Jurídico da Intervenção Gerontológica

U. C. 4 - Envelhecimento e Saúde Mental

U. C. 5 - Pé Geriátrico

U. C. 6 - Envelhecimento e Saúde Oral

U. C. 7 - Intervenção em Grupo de Idosos

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;

Fotocópia do Certificado de Habilitações;

Preenchimento do boletim de candidatura;

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação

Rua Central de Gandra, 1317

4585-116 Gandra - Paredes

Tel. 224 157 174/06

info@formacao.cespu.pt

www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O principal objetivo é dotar os profissionais de saúde de competências que lhes permitam, identificar, diagnosticar, referenciar e intervir nas diferentes problemáticas que afetam a população idosa, tendo por base o modelo biopsicossocial.

Metodologia

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas.

Destinatários

Licenciados e /ou mestrado integrado em Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e outros profissionais de saúde, sendo especialmente destinada a profissionais de saúde no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Candidatura e selecção

Candidatura até 23de setembro de 2016.

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

140 Horas

Unidades de crédito do curso

18

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual a 50%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de outubro de 2016 a março de 2017. As aulas decorrerão à sexta-feitas, das 18:00 às 22:00 e aos  sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO

outubro de 2016 a março de 2017

 

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Manuela Leite, Profa. Doutora

Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Psicóloga Clínica. Professora auxiliar no IUCS-CESPU. Formadora na Pós-graduação de Cuidados Paliativos (CESPU) e no Curso Avançado de Intervenção no luto (CRIAP). Investigadora no âmbito do Luto antecipado.

Carolina Garrett, Profa. Doutora

Neurologista; Professora Associada de Neurologia da FMUP, Assistente Hospitalar Senior no CHSJ e vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia

Paula Guimarães, Dra.
Licenciada em Direito. Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Banco Montepio Geral. Docente da Universidade Católica de Braga e da Escola Superior de Saúde de Aveiro. Representante em Portugal da Rede Europeia de Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas.
Margarida Sobral, Mestre

Psicóloga Clínica no Serviço de Psicogeriatria, do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto; aluna do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (ICBAS.UP e UA).

Liliana Ávidos, Profa. Doutora

Podologista, Professora Coordenadora do IPSN, no departamento de podologia e Fisioterapia; Coordenadora do departamento de formação da Associação portuguesa de Podologia – APP Formação

Maria João Calheiros Lobo, Prof. Doutora

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP - HSJ). Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentaria da Universidade do Porto (FMDUP). Mestre pela Faculdade de Santiago de Compostela - Espanha. Regente da Unidade Curricular de Técnicas de Dentisteria do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. 

Vera Almeida, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica. Professora Auxiliar no curso de Psicologia Clínica do ISCS-N.
Alexandra Serra, Profa. Doutora
Licenciada e Doutorada em Psicologia, área Comportamento Desviante, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduação em Provas Projectivas e Psicoterapia Cognitiva Narrativa. Coordenadora Mestrado em Psicologia Forense e da Transgressão do ISCSN. Docente na Licenciatura e no Mestrado de Ciências Forenses e Criminais do Departamento de Ciências do ISCSN. Docente e supervisora de estágios académicos do Departamento de Psicologia do ISCSN desde 1996. Colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Valongo desde 2006. Participação em diversas investigações, actual Investigadora Principal da UnIPSa.