Sobre o programa/ciclo de estudos

O Doutoramento em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde tem como objetivo conferir formação avançada, multi e interdisciplinar nas áreas científicas das Ciências Biológicas, aplicadas à saúde, promovendo a aquisição de sólidas capacidades de investigação e sua comunicação, de acordo com rigor científico e ético. Os alunos são acompanhados por uma Comissão de Tutores na construção do seu conhecimento e do seu projeto de tese. O ciclo de estudos pretende seguir as orientações de referência europeias, no objetivo de criar uma geração de investigadores em áreas de ponta, que sejam elementos chave no fortalecimento do elo entre ensino superior de qualidade e investigação científica. A estrutura curricular do primeiro ano, que pode ser consultado no Plano Curricular, contempla unidades de cursos avançados opcionais e integração e acompanhamento de projetos científicos (escolhidos de entre uma oferta atualizada anualmente), assim como o acompanhamento tutorial dos alunos, criando um ambiente de educação cuidada, moderno, permanentemente atualizado, de forma a garantir a melhor preparação do aluno para o desempenho de uma investigação independente e original numa especialidade (ou área interdisciplinar) escolhida. Os objetivos de ensino/aprendizagem focam, não puramente objetivos de formação científica pura, mas o desenvolvimento de competências e sensibilidade para aplicação e rentabilização prática desse conhecimento em ambiente profissional. Pretendemos com este 3º ciclo, preparar os alunos nas melhores capacidades de investigação e sua rentabilização em áreas de conhecimento Biológicas aplicadas à Saúde.

Curso acreditado pela A3ES (NCE) em 31-07-2014 por 3 anos. Registado pela DGES com o n.º R/A-Cr 131/2014.

Nível de qualificação

Ensino superior universitário; doutoramento; 3º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor; Nível 8 dos Quadros Nacional e Europeu de Qualificações.

Requisitos de acesso

Têm acesso ao ciclo de estudos: - Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em área das Ciências Biológicas, Biomédicas, e da Saúde. - Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente.

Tipo de reconhecimento

O Ciclo de Estudos prepara profissionais com as seguintes características: a) conhecimentos científicos transversais em Ciências Biológicas aplicadas à Saúde; b) formação em métodos e técnicas avançados de investigação biológica aplicada ao campo da Saúde, nas suas várias vertentes; c) capacidade para conceber, projetar, adaptar, realizar e gerir investigação na área das Ciências da Saúde; d) capacidade para realizar investigação original suscetível de satisfazer o processo de revisão por pares; e) capacidade de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas; f) capacidade de comunicar os trabalhos de investigação da sua especialidade a audiências especializadas e não especializadas; g) capacidade de promover o progresso tecnológico, social e/ou cultural, na área de especialização.

Língua de aprendizagem

Português

Escola

Instituto Universitário de Ciências da Saúde - Gandra

Duracao (*)

4/A

Regime (**)

D

Regime de estudo

Tempo integral.

Coordenador

HASSAN BOUSBAA

Legislação

Aviso n.º 5330/2015, de 4 de maio

Áreas científicas preponderantes

Designação Nº Créditos
Obrigatórios
Nº Créditos
Opcionais
Biologia e Bioquímica 240 0

(*) A = Ano(s), S = Semestre(s)

(**) D = Diurno, N = Noturno

Plano de estudos do programa

1º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Bases Biomoleculares e Celulares Biologia e Bioquímica S - 104 - - - - - - - 8
Curso Avançado em Oncobiologia Biologia e Bioquímica S - - - - - - - - 35 5
Curso Avançado em Toxicologia Clínica Biologia e Bioquímica S - - - - - - - - 35 5
Investigação em Ciências Biológicas Aplicada à Saúde Biologia e Bioquímica S - 104 - - - - - - - 8
Curso Avançado em Imunologia Integrativa Biologia e Bioquímica S - - - - - - - - 35 5
Curso Avançado em Nanotecnologia, Formulação e Direcionamento de Fármacos Biologia e Bioquímica S - - - - - - - - 35 5
Projeto de Tese Biologia e Bioquímica S - - - - 52 - - - - 18
Rotações Laboratoriais Biologia e Bioquímica S - - - - - - - - 130 6

2º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Tese Biologia e Bioquímica A - - - - 130 - - - - 60

3º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Tese Biologia e Bioquímica A - - - - 130 - - - - 60

4º ano

Unidade curricular Área científica Regimea) Horasb) ECTS Obs.c)
      T TP PL P OT TC E S O  
Tese Biologia e Bioquímica A - - - - 130 - - - - 60

Legenda a)

A: Anual; S: Semestral

Legenda b)

T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória; O: Outras

Legenda c)

o) Opcional