Data: 24.01.2019, 12h:00m - 24.01.2019, 13h:30m

Local: Campus Universitário de Gandra

 

A adesão em ciência dos materiais é definida como a união entre dois materiais ou superfícies em contato por atração molecular ou atômica. Ou ainda, por embricamento mecânico.  Os métodos de adesão em medicina dentária tem evoluído constantemente com o principal objetivo de proporcionar uma adesão duradoura e evitar falhas de sistemas de reabilitação oral.

Na reabilitação oral suportada por dentes ou implantes, as cerâmicas atuais à base de zircônia e porcelanas feldspáticas reforçadas são materiais com grande interesse devido às suas propriedades ópticas satisfatórias para simulação de dentes naturais. No sistema protético metal-free, também chamado de all-ceramic, a zirconia é usada como infra-estrutura onde camadas de porcelana são aplicadas para a confecção de coroas e pontes cerâmicas. Porém, fatores limitantes podem comprometer a longevidade clínica de próteses fixas: falhas na interface zircônia-porcelana de cobertura (chipping); falhas na interface zircônia-agente cimentante; falhas de processamento; baixa resistência mecânica da porcelana; degradação dos materiais. Esta problemática tem sido fonte de preocupação da área científica voltada a reabilitação oral.

Para a melhoria da adesão serão exploradas modificações físico-químicas em superfícies de zircônia via laser, combinando alterações na rugosidade e composição química.

  

Orador:

Bruno Henriques, PhD, Eng, Engenharia Mecânica, Universidade do Minho
Professor Adjunto
Expertise: Propriedades Mecânicas de Materiais Biocompatíveis
Núcleo de Pesquisas em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CERMAT)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Depto. EMC, Campus Trindade, Florianópolis/SC, Brasil

 

Anfitrião:

Júlio Sousa, PhD, UMinho, IUCS - CESPU

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição