Combater a degradação ambiental e dos recursos naturais é um dos principais desafios da atualidade. Neste contexto, a alimentação tem um papel fundamental, pelo que promover uma maior sustentabilidade alimentar é algo emergente. Desta forma, será importante uma melhor perceção deste conceito a da capacidade de o adaptar ao dia-a-dia, nomeadamente na prática profissional, com o fortalecimento das bases transversais que podem levar a um aconselhamento e integração do conceito em todas as dimensões da prática profissional.
Esta Pós-Graduação pretende transmitir conceitos, experiências e casos práticos da promoção de uma maior sustentabilidade alimentar. Focada nas várias etapas do ciclo de vida de um alimento, pretende transmitir conhecimentos e reflexões que permitam ao aluno fazer e aconselhar escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis. Para além de uma abordagem aprofundada, desde a produção ao consumo alimentar em diferentes Unidades Curriculares, será possível enriquecer esta Pós-Graduação com Seminários direcionados para diversos temas que permitam cruzar experiências no terreno e reflexões sobre novos caminhos a seguir, de forma a promover mais sustentabilidade alimentar, alicerçada nos pilares do ambiente, sociedade e economia.
Junho de 2024
Unidade Curricular 1 - Sustentabilidade alimentar: enquadramento histórico e conceptual
Unidade Curricular 2 - Avaliação de sustentabilidade alimentar
Unidade Curricular 3 - Economia Circular
Unidade Curricular 4 - Sistemas Sustentáveis de Produção Vegetal
Unidade Curricular 5 - Sistemas Sustentáveis de Produção Animal
Unidade Curricular 6 - Sustentabilidade na Transformação e Distribuição alimentar
Unidade Curricular 7 - Consumo alimentar e sustentabilidade
Unidade Curricular 8 - Gestão de resíduos
Unidade Curricular 9 - Educação de sustentabilidade alimentar ao consumidor
Unidade Curricular 10 - Seminários
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
Candidatura
50 euros
Matrícula
250 euros
Propinas
1.620 euros ou 12 prestações mensais de 135 euros
Desconto aplicável sobre o valor total da propina:
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1. Explorar diversas temáticas ligadas à sustentabilidade alimentar.
2. Promover a reflexão e a análise de temas ligados à sustentabilidade alimentar;
3. Aprofundar o conhecimento sobre sustentabilidade alimentar nas diversas componentes do ambiente, sociedade e economia;
4. Contactar com situações reais de aplicação dos conceitos da sustentabilidade alimentar;
5. Capacitar os profissionais para uma prática mais assertiva e baseada em evidência científica no campo da aplicação da sustentabilidade alimentar.
Os temas que compõem este curso serão leccionados em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno.
Nutricionistas, engenheiros alimentares, médicos, enfermeiros, marketeers, profissionais da área da comunicação ou outros licenciados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na área da sustentabilidade alimentar de uma forma transversal.
Candidaturas abertas até 3 de junho.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
35
138 horas (até 25 horas em regime presencial)
24
O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária. A metodologia de avaliação tem em consideração os seguintes itens: Média da Avaliação contínua e/ou exame final de cada Unidade Curricular.
O curso decorrerá de junho de 2024 a março de 2025. As aulas decorrerão à sexta-feira das 17h00 às 20h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00 em regime quinzenal.
Junho de 2024 a março de 2025
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Licenciatura em Ciências da Nutrição. Mestre em Saúde Comunitária. Estudante de Doutoramento. Formação académica em Ciências da Nutrição e Saúde Comunitária com mais de 20 anos de experiência na Indústria Alimentar. Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública pela Ordem dos Nutricionistas. Doutoranda em Ciências da Sustentabilidade na Universidade de Lisboa. Excelentes competências de Comunicação, com mais de 10 anos de experiência como docente do Ensino Superior e na área da Formação Profissional.
Mestrado em Agricultura Biológica. Curso Profissional Técnico de Produção Vegetal (nível III). Curso de formação Profissional de Agricultura Biológica Geral. Consultora/Formadora na área agricultura biológica da Lipor. Convidada do Programa “Praça da Alegria”. RTP1 - Comentadora da rúbrica “Agricultura Sustentável”. Formadora em Fitossanidade
Licenciatura em Ciências da Nutrição. Mestrado em Saúde Pública. Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição. Docência da Licenciatura em Ciências da Nutrição no IUCS-CESPU, na área da Nutrição Comunitária. Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição. Coordenadora Editorial de uma revista científica. Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública pela Ordem dos Nutricionistas. Vasta experiência na organização de eventos científicos e na coordenação de projetos ligados à promoção da sustentabilidade alimentar.
Doutoramento em Nutrição Humana – Pesquisa Clínica. Licenciatura em Ciências da Nutrição. Trabalha na Comissão Europeia Program Officer (outubro de 2021-presente), com as seguintes funções: Apoiar a conceção de melhores políticas da UE baseadas em evidências no domínio da nutrição e da saúde pública para a promoção da saúde; Contribuição para projetos científicos relacionados com a implementação da Estratégia Farm to Fork para alcançar dietas mais saudáveis e sistemas alimentares sustentáveis na EU. Professor Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa (setembro 2018-outubro 2021) - Responsável pelas áreas de Política Alimentar, Epidemiologia Nutricional, Métodos de Avaliação Alimentar na licenciatura em Ciências da Nutrição. Investigador no CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. CEO da Vale do Sátão (janeiro de 2014 - dezembro de 2015)
Licenciatura em Ciências da Nutrição. Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição. Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Nutrição e Dietética. Vasta experiência na investigação e intervenção em projetos na área do desperdício alimentar.
Licenciatura em Gestão Empresarial. Executive MBA. Criadora do projeto: Innovayt. Membro da Direção da Circular Economy Portugal. Com uma vasta experiência internacional na Europa, ela ocupou cargos de desenvolvimento de negócios ao longo de sua carreira com foco em desenho de propostas, desenvolvimento de parcerias, desenho de processos e gerenciamento de inovação. Com experiência em um grande número de indústrias e mercados, ela desenvolveu a habilidade de transferir competências entre eles, comparando e conectando organizações e pessoas, com confiança e em qualquer contexto. Ela é motivada por impulsionar a transição para uma economia mais circular para diferentes atores e trazer prosperidade e propósito às pessoas.
Licenciatura em Medicina Veterinária. Mestrado em produção animal. Doutoramento em Ciências animais e veterinárias. Título de Agregação em ciência animal. Professor associado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte-Cespu (julho de 2021 – atualidade). Professor coordenador no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (abril de 2021-atualidade). Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (1994-2021). Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar (2013-2015). Especialista em Relações Internacionais na área da Agricultura e Agroalimentar. Especialista em Segurança Alimentar. Especialista em Certificação Alimentar. Especialista em Cooperação Científica Internacional.
Pós-doutoramento em Ciência Política. Doutoramento em Ciências Ambientais Aplicadas. Mestrado em Desenvolvimento e Planeamento: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Licenciatura em Economia. É Diretora Adjunta da ONG Common Home of Humanity e coordenadora científica do projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, desenvolvido por uma parceria estratégica entre a Global Footprint Network, a portuguesa ONG ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e a Universidade de Aveiro (UA), premiada em 2022 com o prémio UA Cooperação 2021, pelo forte impacto na cooperação com a sociedade para a sustentabilidade ambiental. É também a coordenadora da UA do Projeto ERASMUS+ EUSTEPs Enhancing Universities’ Sustainability Teaching and Practices through Ecological Footprint.
Licenciatura em Ciências da Nutrição. Mestrado em Epidemiologia. Doutoramento em Saúde Pública. Investigadora Doutorada com bolsa Individual Call to Scientific Employment Stimulus (CEEC) da FCT, desde 2022 – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Professora Assistente convidada na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2021-2022). Membro do Consórcio Internacional para o desenvolvimento da Pesquisa Nacional de Alimentação, Nutrição e Atividade Física 2015-2016 (Consórcio IAN-AF) Participação no desenvolvimento do projeto IAN-AF, juntamente com o treinamento dos entrevistadores.
Licenciatura em Engenharia do Ambiente e do Território. Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente. Pós-Graduação – Gestão Geral. Gestora de projetos n Lipor. Coordenação, desenvolvimento, implementação e gestão de projetos e estudos de prevenção e tratamento de biorresíduos (compostagem caseira/comunitária, desperdício alimentar, jardinagem sustentável e hortas biológicas urbanas). Gestora do Projeto Cityloops (H2020) e parte da Equipa do Projeto BIOMA. Integração de grupos de trabalho transversais à organização (Prevenção, Bioresíduos).