Introdução

No final dos anos 80, no Norte da Europa, começa a falar-se em supervisão clínica, intensificando-se a sua discussão e necessidade de implementação com os programas de acreditação e de qualidade. A enfermagem enquanto ciência e profissão autónoma tem mantido uma busca contínua pela excelência dos cuidados simetrizando-se às expectativas políticas e sociais, bem evidenciado pela Ordem dos Enfermeiros, que assume como prioridade a aposta na qualidade dos cuidados prestados e na satisfação dos utentes. No desenvolvimento deste contexto tem sido evidenciado a crescente atenção na supervisão clínica de Enfermagem como estratégia de orientação e promoção dessa qualidade. A supervisão deve ser vista como um processo de engrandecimento permanente, mútuo e de ajuda entre colegas. Está sempre assente numa relação interpessoal saudável, empática, que possibilita o estabelecimento de uma atmosfera afectivo-relacional positiva. É facilitadora do processo de ensino/aprendizagem e promove a auto e hetero supervisão comprometida e colaborante.

A frequência nesta Pós-Graduação, permitirá o contacto com diversos peritos na área das ciências da enfermagem, supervisão clínica, investigação, gestão e comunicação para a consolidação de conhecimento, estratégias e métodos, promotores de crescimento pessoal e profissional e, consequentemente, de capacitação para um proficiente acompanhamento enquanto Supervisor Clínico.

Data de realização do curso

Outubro de 2024

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

U.C. 1 - Conceção da Prática de Enfermagem
U.C. 2 - Ética e Deontologia em Enfermagem
U.C. 3 - Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
U.C. 4 - Supervisão Clínica em Enfermagem: Práticas e Estratégias de Supervisão
U.C. 5 - Do planeamento à Avaliação em Supervisão
U.C. 6 - Supervisão e Processos organizacionais em saúde
U.C. 7 - Investigação em Enfermagem na área de Supervisão Clínica
U.C. 8 - Componente Prática em Supervisão Clínica
U.C. 9 - Técnologias de Informação e Comunicação
U.C. 10 - Técnicas de Comunicação e dinamização de Grupos/gestão de conflitos
U.C. 11 - Prática Baseada na Evidência

Acreditação(ões)

A Pós-graduação de Supervisão Clínica em Enfermagem - 5.ª edição está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de Qualificação Profissional, com a atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP) e para acesso à Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/49721?lang=pt 
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 euros

Matrícula
250 euros 

Propina
1.800 euros ou 12 prestações de 150 euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Parceria Banco Santander: 
Solução Formação para Enfermeiros

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Instituição de Ensino Superior que confere o Diploma

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  1. Desenvolver competências no domínio da Supervisão Clínica em Enfermagem;
  2. Reconhecer a importância da Investigação para o desenvolvimento da Enfermagem;
  3. Atualizar as práticas em supervisão clínica fundamentadas na evidência científica.

Metodologia

Sessões letivas recorrendo a metodologia expositiva, a resolução de problemas e PBL.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até dia 20 de setembro de 2024. 

A seleção é realizada para a ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

280 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária de cada unidade curricular. Aprovação nas avaliações escritas em todas as Unidades Curriculares.

Duração e regime

O curso decorre de outubro de 2024 a dezembro de 2025. As aulas decorrerão à sexta-feira, das 17h00 às 21h00 e ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

Outubro de 2024 a dezembro de 2025

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Ana Teixeira, Prof.ª Doutora

Concluiu o Doutoramento em Ciências de Enfermagem (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) em 2021/09/29 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria em 2011 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências em Saúde e Licenciatura em Licenciatura em Enfermagem em 2006 pelo(a) Escola Superior de Enfermagem do Porto. É Investigador no(a) Escola Superior de Enfermagem do Porto, Investigador no(a) Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e Professor Adjunto no(a) Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Atua na(s) área(s) de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem.

António Faria , Mestre

Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestre em Gestão e Economia da Saúde. Enfermeiro Chefe e Gestor de vários processos no âmbito da Qualidade e Gestão do Risco e Auditoria. Atualmente Enfermeiro Gestor do SU do Hospital de Braga e Adjunto da Direção.

Clara Simões, Prof.ª Doutora

Doutora em Bioética. Docente do IPSN-ESSVA. Título de Especialista (Diário da República serie 1 nº 168 – 31 agosto de 2009). Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Filosofia Especialização na Área da Ética. 

Daniela Santos , Mestre

Mestrado em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade do Minho. Pós-Graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade do Minho. Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave. 

Elisabete Pinheiro, Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem Médico Cirúrgica em 1995, Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos em 2005. Enfermeira Chefe desde 2003. Atualmente Gestora do Serviço de Ortopedia do Hospital de Braga. 

Eva Salgado, Mestre

Enfermeira desde 1998. Especialista em Enfermagem Comunitária, Mestre em Ciências da Educação com Tese na área de Supervisão Clínica em Enfermagem e Pós-Graduada em Geriatria e Gerontologia. Desde 2004 a 2010, dedicação exclusiva ao Ensino de Enfermagem e Acompanhamento de Estudante em Pratica Clinica em duas instituições ISAVE (2004-2007) e CESPU-ESSVA (2007-2010).

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Nuno Pinto Martins , Dr.

Formado em Direito. Iniciou o seu percurso profissional como advogado, com especial foco na área de Direito da Família e Menores. Durante cerca de 15 anos, esteve também ligado à Comunicação Social, enquanto jornalista. Em finais de março de 2017, fundou a Academia Educar pela Positiva (www.educarpelapositiva.pt), projeto através do qual tem dado a conhecer, em formações de norte a sul do país, o modelo educativo proposto pela Disciplina Positiva, do qual é formador certificado pela Positive Discipline Association (EUA).

Outros Docentes Convidados