Introdução

O curso é realizado em parceria com o Caspe HealthCare knowledge Systems (CHKS). O CHKS está comprometido com a garantia da qualidade e o desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade para prestadores de cuidados de saúde e assistência social nos setores de saúde públicos e independentes, no Reino Unido e a nível internacional. Os programas de acreditação CHKS foram desenvolvidos para hospitais, serviços de saúde mental, serviços de saúde primários e comunitários e lares de idosos O CHKS é um organismo de certificação para sistemas e serviços de gestão da qualidade ISO9001 e tem a opção de obter a dupla premiação de acreditação CHKS e certificação ISO 9001.

Os estudantes no final da formação para além do certificado de curso de pós-graduação recebem um certificado de auditor interno CHKS para o exercício dessas funções e competências nas suas organizações se estas implementarem ou desenvolverem o processo de acreditação com o CHKS.

Data de realização do curso

fevereiro de 2023

Local(is) de realização

Faro

Áreas de conhecimento

  • Gestão / administração

Estrutura curricular

U.C. 1 - Análise e planeamento estratégico no sector da saúde
U.C. 2 - Sistemas de gestão da qualidade
U.C. 3 - Gestão do risco e segurança do doente
U.C. 4 - Sistemas de Gestão na Área da Saúde
U.C. 5 - Governação clínica
U.C. 6 - Auditorias em organizações de saúde

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
2.700 Euros ou 15 prestações mensais de 180 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt 

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  1. Conhecer os conceitos fundamentais dos sistemas de gestão da qualidade;
  2. Assimilar conceitos e técnicas de gestão do risco em saúde; 
  3. Conhecer os principais sistemas de gestão da qualidade aplicados mundialmente às organizações de saúde;
  4. Adquirir competências para a implementação e gestão de programas de qualidade. 

Metodologia

Sessões letivas presenciais recorrendo a metodologia expositivo, PBL e CBL.. Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência. 

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 6 de janeiro de 2023.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

252 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O limite de faltas é de 10% da carga horária prevista para cada Unidade Curricular (UC). É obrigatória a presença às aulas de acordo com a tipologia e natureza da carga horária de cada unidade curricular, definida nos respetivos planos de estudo e regulamento da formação Recurso a uma avaliação contínua. Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Duração e regime

O curso decorre de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. As aulas decorrerão quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h00 às 22h00, e aos sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

fevereiro de 2023 a janeiro de 2024

Cronograma Provisório. 

Corpo docente

Alfredo Azevedo, Eng.º
Licenciatura em Engenharia Química, FEUP. Pós-graduação em Organização e Gestão Industrial AEP/IESE. Consultor em Organização, Gestão, Estratégia e também Sistemas de Gestão. Assessor do PEX – Prémio de Excelência do IPQ, detendo o curso EFQM – European Foundation for Quality Management. Corpos sociais da AFIA. Formador Certificado, 4.000 horas de formação. 34 anos de experiência como consultor, auditor e formador. Mais de 350 processos de certificação. Mais de 400 auditorias realizadas (IPQ, APCER, Sector Automóvel e Clientes). Autor e coordenador de diversos livros técnicos sobre Management, Qualidade e Auditorias. Especialista em Process Management. Orador convidado por entidades públicas e privadas e por organismos de certificação. Liderou projetos de consultoria em: Vodafone, Bial, Faurécia, Continental, AD&C, Autarquias e CIMs, Millennium bcp, Açoreana, AdP/AdSA, Metro do Porto, Inapal, Simoldes, Associações Empresariais e Setoriais, MDS/Sonae, Grupo Amorim, Couro Azul, HGSA, IPSS, STCP, …
Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Cândido Pires, Eng.

Licenciatura em Engenharia de Produção Ramo Metalomecânica. Fundador e Sócio do Grupo “Business Partners, SPGS SA – Centro de Competências de Assessoria Empresarial. Consultor, formador e auditor em Gestão Organizacional e participação em diversos projetos de desenvolvimento e qualificação dos setores empresariais. Auditor Certificado pelo Instituto Português da Qualidade. Auditor IQNet (IQNet 9004). Auditor Coordenador de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 AENOR. Auditor Coordenador de sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação NP 4457 AENOR.  Auditor Certificado pela SAI (Social Accountability Internacional) para auditorias de Responsabilidade Social SA 8000. Auditor verificador de Relatórios de Sustentabilidade, qualificado e segundo o GRI (Global Report Iniciative). Auditor de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social SR 10 IQNET. Perito na área dos Serviços Socias. Auditor e “Experto” qualificado para o referencial Empresas Familiarmente Responsáveis (EFR) da Fundación Más Família.

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Filomena Girão , Dr.ª

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Doutoranda em Ética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Advogada e sócia da FAF Advogados. Cofundadora da ALDIS - Associação Lusófona do Direito da Saúde, membro da WAML - World Association for Medical Law, membro da direção da APASD - Associação Para A Segurança dos Doentes, membro da Comissão de Ética do Hospital Luz Arrábida. Foi Presidente do Conselho Geral do Instituto de Politécnico de Coimbra e lecciona na Pós-graduação de Gestão Empresarial das Instituições de Saúde, ministrada pela Coimbra Business School (ISCAC-IPC).

Leila Sales , Mestre

Professora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Diretora da Área de Ensino de Enfermagem. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Enfermagem 2016-2021. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem com Especialização em Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem. Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova Lisboa. Membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Hospital da Cruz Vermelha. Perita convidada da Autoridade Reguladora da Saúde. Professor Visitante na EDU- Faculdade de Medicina e Instituição de Ensino Superior de Saúde- Malta. Responsável pelos Laboratórios de Práticas de Enfermagem e Centro de Simulação da ESSCVP-Lisboa. Pesquisadora na área de Segurança do Paciente, Segurança de Medicamentos, Simulação em Saúde. Formadora na área de Segurança do Doente e Qualidade em Saúde. Autor de várias publicações e orador em conferências na área da Enfermagem e Segurança do Doente

Marco Sameiro, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Pós-Graduação Gestão de Unidades de Saúde. Coordenador do gabinete da Qualidade do Hospital de Braga. Auditor de Qualidade pela metodologia do CHKS

Marc Granger , Dr.
Nelson Coimbra , Mestre

Nelson Coimbra é atualmente enfermeiro supervisor do Bloco Operatório Central e do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e coordenador da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Desempenhou funções de enfermeiro gestor no Serviço de Urgência entre 2018 e 2020. Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Medicina de Catástrofe. Título de Especialista (Dec. Lei 206/ 2009 de 31 de agosto) área científica de Enfermagem. Pós-graduado em Gestão dos Cuidados de Saúde.

Nuno Araújo , Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Paula Bruno, Dr.ª

Advogada na Alves & Associados, Sociedade de Advogados, Lisboa. Pós-Graduada em Direito Médico (CDB, UC) e em Administração Hospitalar (ENSP). Formadora Segurança do Doente e Direito da Saúde. Assistente convidada da Católica Porto Business School, na Pós-Graduação em Gestão na Saúde, na área do Direito da Saúde. Membro da Comissão de Ética do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do CADIN – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil. 

Pedro Mamede, Prof. Doutor

Mestrado em Gestão. Doutorado em Filosofia. Country Manager Lead Social Compliance Auditor / Senior Consultant for Sustainable Supply Chain Service s

ELEVATE Hong Kong Holdings Limited, Hong Kong, China. 

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Sílvia Oliveira, Enf.ª

Licenciatura em Enfermagem. Gestora do Risco do Hospital de Braga. Auditora de Qualidade pela metodologia do CHKS.

Susana Ramos , Mestre

Perita na área da segurança do doente e gestão do risco. Enfermeira gestora do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Coordenadora do Gabinete de Segurança do Doente. Mestre em Infeção em Cuidados de Saúde. Pós-graduada em Segurança do Doente e em Gestão dos Serviços e Áreas Clínicas. Co-autora de livros, artigos e capítulos de livros relacionados com as áreas de Gestão do Risco, Segurança do Doente, Literacia em Saúde, Prevenção e Controlo da Infeção e Auditoria.

Susana Vaz , Mestre

Licenciada em Direito, Mestre em Gestão e Economia da Saúde, Pós-graduada em Gestão e Administração Hospitalar. Coordenadora da Unidade da Qualidade do Departamento de Estudos e Avaliação em Saúde da Entidade Reguladora da Saúde, desde 2013. Gestora do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) desde a sua 2012. Assessora do Conselho de Administração da ERS de 2006 a 2017.