Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que permitam melhorar a acessibilidade, e a gestão financeira e operacional são indispensáveis para todos os profissionais e organizações.
Os gestores das organizações do setor da Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.
Com este Executive Master pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

outubro de 2022

Estrutura curricular

U. C. 1 - Introdução à Gestão
U. C. 2 - Liderança e Gestão de Pessoas
U. C. 3 - Contabilidade Financeira
U. C. 4 - Gestão Financeira
U. C. 5 - Direito Comercial e das Sociedades
U. C. 6 - Direito da Saúde e Regulamentação de Clínicas Dentárias
U. C. 7 - Contabilidade de Gestão
U. C. 8 - Controlo de Gestão
U. C. 9 - Projetos de Investimento – Planeamento e Avaliação
U. C. 10 - Gestão de Operações e Logística
U. C. 11 - Marketing, Comunicação e Publicidade
U. C. 12 - Empreendedorismo e Inovação
U. C. 13 - Fiscalidade
U. C. 14 - Projeto

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Matrícula
250 Euros
Propinas
3.480 Euros ou 12 prestações mensais de 290 Euros

Desconto aplicável sobre o valor total da propina:

  • Desconto para cooperantes – 20%
  • Desconto para ex-alunos e instituições protocoladas – 10%
  • Desconto a pronto pagamento – 2%

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos na área da gestão e administração de clínicas dentárias;
2. Adquirir ferramentas para o planeamento estratégico, tático e operacional, com base na evidência, para a concretização de resultados clínicos e financeiros;
3. Desenvolver uma prática profissional ética e legal no domínio do exercício das competências de gestão;
4. Desenvolver estratégias de liderança promotoras de processos de mudança que acrescentem valor aos serviços e organizações;
5. Aprofundar conhecimentos associados ao processo administrativo para a sua operacionalização nas componentes de planeamento, organização, direção e controlo;
6. Fomentar a importância de uma prática baseada na evidência para a obtenção de ganhos em saúde;
7. Desenvolver conhecimentos relacionados com o planeamento e gestão financeira das organizações;
8. Promover o desenvolvimento de conceitos e ferramentas para a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros dos serviços e organizações;
9. Desenvolver ferramentas de comunicação e marketing para operacionalizar ações e planos de saúde centrados na pessoa e nos ganhos em saúde.

Metodologia

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Medicina Dentária, Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas abertas até 30 de setembro de 2022

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

236 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Para aprovação, o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

Duração e regime

As aulas decorrerão, em regra, mensalmente às terças-feiras (E-learning) das 18h00 às 22h00, e presencialmente às sextas-feiras 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

outubro de 2022 a julho de 2023

Cronograma Provisório

Corpo docente

António Ferraz, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte). Pós-graduado em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard outorgado pela American Academy of Implant Dentistry. Pós-graduado em Implantologia Oral pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS). Aluno do Programa Doutoral em “Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde” no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS). Regente da Unidade Curricular de Técnicas Endodonticas I do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.

Dárcio Fonseca, Dr.
Diogo Silva , Dr.
Duarte Travanca, Prof. Doutor

Doutorado em Economia e Empresa (Universidade de Santiago de Compostela). Licenciado em Economia pela FEP, pós-graduado em Fiscalidade (ISAG) e mestre em Ciências Económicas e Empresariais (UTAD). Chefe de divisão na Direção de Serviços do IVA da Autoridade Tributária e Aduaneira. Coordenador do Curso de Fiscalidade Intensiva da CPBS e professor convidado de Fiscalidade em várias instituições de ensino superior. Formador de IVA da AT a nível nacional desde 2005, da OCC, da APECA e da APOTEC, entre outras entidades. Autor de diversos manuais de IVA, incluindo o “Manual de IVA” da AT, “IVA Regime de Caixa” e “IVA na Construção Civil e no Imobiliário”. Participação em diversos seminários, conferências e workshops sobre IVA.

Fátima Bessa Mendes, Dr.ª

Licenciada em Direito pela Universidade Católica, Centro Regional do Porto, na Vertente de Jurídico-Económicas. Diretora do Serviço Jurídico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. (CHTS). Formadora na área laboral e na área de responsabilidade civil médica. Organizadora do Ciclo de Conferências Jurídicas do CHTS. Pós-graduada em Direito Bancário, da Bolsa e Seguros, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Licenciada em Direito pela Universidade Católica, Centro Regional do Porto, na Vertente de Jurídico-Económicas.

João Oliveira, Dr.

Licenciado em Matemáticas Aplicadas e pós-graduado em Administração e Gestão da Saúde. Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga desde junho de 2019. Anteriormente (desde 2016), Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e vogal executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, entre 2009 e 2016. Exerceu ainda funções como diretor do Serviço de Aprovisionamento do Hospital de São João. Foi, também, diretor logístico e gestor de informação para a Península Ibérica na Uponor.

Jorge André Cardoso, Mestre

Diretor Clínico. Prática exclusiva em Estética Dentária, Implantologia e Periodontologia. Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto – 2002. Mestrado em Prostodontia pelo Kings College Universidade de Londres – 2010. Professor Honorário (Honorary Clinical Teacher) no Mestrado em Estética Dentária no Kings College Universidade de Londres – desde 2015. Autor de vários artigos publicados em revistas internacionais “peer-reviewed” e orador convidado de vários cursos e conferências nacionais e internacionais. Autor de quatro capítulos no livro Practical Procedures in Aesthetic Dentistry – 2017 Figura do Ano de 2016 na área de Reabilitação Oral pela revista Saúde Oral, prémio atribuído colegas Médicos Dentistas. Formador nas áreas de Prostodontia e Estética Dentária nos Centros de Formação Sorriso Natural e Foramen Dental Education. Formação contínua regular em cursos e congressos em Portugal e no estrangeiro. Criador do software MakeMeClear (TM) para ajudar os Médicos Dentistas a comunicar com os pacientes com maior transparência e rigor sobre os tratamentos propostos.

Jorge Grenha Teixeira , Prof. Doutor

Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela FEUP. Licenciado em Economia pela FEP e mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. Professor auxiliar na FEUP. Foi controller de gestão no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. Publicou artigos científicos nas revistas Journal of Service Theory and Practice, British Journal of Educational Technology, Journal of Cleaner Production, Journal of Service Management, International Journal of Medical Informatics, AMS Review e Service Science. Participou em múltiplas conferências internacionais, parte das quais integrando os comités de organização, e integrou diversas equipas de projeto de investigação no INESC TEC.

 

José Miguel Oliveira, Prof. Doutor

Doutorado em Ciências Empresariais pela FEP. Licenciado em Gestão e mestre em Ciências Empresariais pela FEP e pós-graduado em Avaliação de Empresas pela UCP/AEP. Diretor administrativo e financeiro do Grupo Rangel. Professor adjunto convidado na FEUP e professor externo convidado na FEG da UCP. Anteriormente, foi diretor dos Serviços Partilhados do Grupo Efacec, diretor de Controlo de Gestão e Desenvolvimento Corporativo do Grupo Nors e diretor administrativo e financeiro deste Grupo no Brasil, supervisor de auditoria financeira e manager do departamento de Transações na PwC. Foi, também, assistente convidado na FEP e professor externo convidado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, e consultor contratado pela Porto Business School, num projeto de melhoria do controlo de risco.

Luis Corte Real, Mestre

Licenciado pelo Instituto de Ciências da Saúde – Norte, em 2001. Formador no Sistema CEREC CAD-CAM – 2006. Formador nos cursos RPCEndo – 2008. Mestrado em Endodontia pela UIC – Barcelona, em 2010. Docente do Mestrado de Endodontia na UIC – Barcelona, desde 2011. Pós-Graduação em Reablitação Oral Biomimética Avançada – 2014. Docente Pós-Graduação em Endodontia - Instituto de Ciências da Saúde – Norte - 2015 / 2019. Prática predominante em Endodontia e Reablitação com CAD-CAM. Director Clínico da Clínica Parque da Cidade- Porto Sócio Administrador da CPRM - SA

Miguel Martins , Dr.ª
Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Paulo Miller, Prof. Doutor

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte).
Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha.
Professor auxiliar do Serviço de Medicina Dentária Conservadora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS).
Regente da Unidade Curricular de Clínica Conservadora II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.
Responsável pela Consulta Diferenciada de Endodontia da CESPU - Serviços de Saúde - Nova Saúde.
Coordenador Pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.

Ricardo Mena, Prof. Doutor

Doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Vigo, é atualmente Docente do IPAM Porto. É professor coordenador no IPAM Porto na área de Marketing Estratégico. Foi também coautor do livro Health Care Marketing lançado em 2016 pela LEYA. Ricardo Mena foi fundador e diretor de inovação da MM + A Branding, empresa portuguesa com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos de Branding Estratégico. Trabalhou com várias empresas como TrofaSaúde, Esferasaúde, CUF Saúde, Medicyn entre outros.

Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pela FEP. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Docentes Convidados