Introdução

Nos nossos dias, a Periodontologia teve inúmeros novos avanços técnico-científicos que influenciam de uma forma decisiva o tratamento das doenças periodontais e peri-implantares na prática clínica.

O conhecimento científico atualizado e a experiência clínica nesta área fazem com que os profissionais adquiram capacidade diferenciada de prática clínica.

De uma maneira concreta pretende-se proporcionar a realização de um diagnóstico, prognóstico e planos de tratamento adequados, com conhecimento e prática de técnicas de instrumentação periodontal, técnicas de tratamento cirúrgico das periodontites e peri-implantites, técnicas de cirurgia mucogengival e de regeneração.

Proporcionamos aos interessados um corpo docente diferenciado com palestrantes nacionais e estrangeiros de elevado prestígio científico. Serão abordados os temas fundamentais da Periodontologia atual na componente teórica. As aulas práticas englobarão o ensino pré-clínico em fantomas bem como o tratamento de casos clínicos com pacientes.

Os alunos aprovados receberão um Diploma Universitário em Periodontologia com Créditos Universitários Europeus atribuídos pelo Instituto Universitário Ciências da Saúde.

Data de realização do curso

maio de 2021

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

U.C.1 - DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM PERIODONTOLOGIA

- Anatomia e fisiologia do periodonto

- Etiopatogenia da doença periodontal

- Classificação das doenças periodontais

- Estudo periodontal completo

U.C.2 - TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO DA DOENÇA PERIODONTAL

- Tratamento básico da doença periodontal:

            .Biofilme  Oral

            .Controlo mecânico biofilme profissional/paciente

            .Controlo químico biofilme profissional/paciente

            .Raspagem e alisamento radicular cego

            . Antibioterapia local e sistémica

U.C.3 - INTRODUÇÃO À CIRURGIA PERIODONTAL

- Princípios Gerais da Cirurgia Periodontal

            .Instrumental cirúrgico

            .Incisões

            .Retalhos

            .Técnicas de sutura

-Técnicas cirúrgicas para o tratamento das bolsas periodontais

- Gengivectomia /gengivoplastia

U.C.4 - CIRURGIA ÓSSEA RESSETIVA

- Osteoplastia/Osteotomia

- Aumento de coroa Clínica

- Cirurgia piezoeletrica

- Tratamento de lesões de furcas 

U.C.5 - CIRURGIA REGENERATIVA

- Técnicas regenerativas

- Biomateriais

U.C.6 - CIRURGIA MUCOGENGIVAL

- Técnicas de Recobrimento Radicular

            .Retalhos de Reposição coronária

            .Retalhos pediculados

            .Tunelização

- Frenectomias

U.C.7 - CIRURGIA MUCOGENGIVAL

- Técnicas de aumento da gengiva aderida

            .Enxertos livres

            .Enxertos conjuntivo

            .Matriz Acelular

U.C.8 - TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

- Ortodontia

- Oclusão

- Prostodontia

U.C.9 - PATOLOGIA ORAL

- Diagnóstico diferencial das lesões da mucosa e gengiva

- Laser

U.C.10 - DOENÇAS PERI-IMPLANTARES

- Diagnóstico e tratamento das peri-implantites

- Correcção de defeitos mucogengivais peri-implantares

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Promover a aquisição de conhecimentos na área da Periodontologia avançada;

2. Pretende-se dotar os alunos de capacidade científica para a realização do diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças periodontais e peri-implantares.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas teóricas e teórico/praticas, cuja finalidade será fazer uma docência interativa com o aluno. A maioria dos temas terá uma componente de prática/clínica em pacientes.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas Abertas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

150 horas totais

Unidades de crédito do curso

18

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária. Avaliação contínua 50%, apresentação de casos clínicos 25% e apresentação de trabalho de pesquisa científica 25%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de maio de 2021 a março de 2022. As aulas decorrerão às sextas das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 e sábados das 9h00 às 14h00, mensalmente.

Cronograma

maio de 2021 a março de 2022

07 e 08 maio de 2021

18 e 19 junho de 2021

16 e 17 julho de 2021

24 e 25 setembro de 2021

22 e 23 outubro de 2021

19 e 20 novembro de 2021

10 e 11 dezembro de 2021

28 e 29 janeiro de 2022

18 e 19 fevereiro de 2022

18 e 19 março de 2022

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Ana Sofia Vinhas, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N. Mestrado em Periodontologia pelo ISCS-N. Assistente convidada de Clínica Cirúrgica e Periodontal III do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Especialista em Periodontologia pela OMD.

António Ferraz, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte). Pós-graduado em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard outorgado pela American Academy of Implant Dentistry. Pós-graduado em Implantologia Oral pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS). Aluno do Programa Doutoral em “Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde” no Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS). Regente da Unidade Curricular de Técnicas Endodonticas I do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.

Cátia Reis, Drª.

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N. Aluna de doutoramento da Universidade de Barcelona. Assistente Convidada de Clínica Cirúrgica e Periodontal I e II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Especialista em Periodontologia pela OMD

Célia Coutinho Alves, Prof. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Pós-graduada em Periodontologia pela FMDUP. Master Implants of International Team for Implantology. Residência clínica - Pericop. P.C. Dr. Myron Nevins-Boston-USA. ITI Fellow – Member of the directive committee of Iberic ITI Section. Docente convidada do Master en Periodoncia da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha (USC). Docente convidada  do Departamento de Periodontologia da Universidade Católica Portuguesa – Viseu.  Doutorada em Estomatologia pela USC.

Cristina Trigo Cabral, Profa. Doutora

Doutoramento pela pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Regente de Clínica Cirúrgica e Periodontal II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.  Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Filomena Salazar, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN e Doutorada pela Universidade de Barcelona, Pós - Graduada em Reabilitação Oral e pelo ISCSN. Professora Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Regente das Unidades Curriculares Clinica Cirúrgica e Periodontal III e Estágio de Clínica Geral Dentária do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da coordenação do Mestrado de Reabilitação Oral do ISCSN. 

Francisco Magalhães, Dr.

Mestre em Reabilitação Oral pelo ISCS-Norte. Especialista Universitário em Periodontologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Pós-Graduado em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva pelo ISCS-Egas Moniz. 

Giulio Rasperini, Prof. Doutor

Graduated in dentistry. Specialized in Orthodontics. Researcher and Professor in Periodontology for the University of Milano. Member of the European Federation of Periodontology. Member of the American Academy of Periodontology. Active Member of the Italian Society of Periodontology. Active Member of the European Academy of Osseointegration. Active Member of the Academy of Osseointegration.

Helena Rebelo, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária na Universidade de Lisboa (1988). Mestre em Periodontologia pela Univ. Complutense de Madrid (1991). Professora da Especialização em Periodontologia e Implantes da Faculdade de Medicina Dentaria da Universidade de Lisboa. Fellow da International Team for Oral Implantology (ITI). 

José Manuel Mendes, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do ISCS-N. Coordenador do Mestrado em Reabilitação Oral. Regente das unidades curriculares de Prótese Removível, Oclusão e ATM e Clínica de Reabilitação Oral I e II do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

Luis Monteiro, Prof. Doutor

Licenciado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCS-N). Mestre em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Doutorado em Patologia pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Master Europeu em Aplicações de Laser em Odontoestomatologia (EMDOLA) pela Universidade de Parma, Itália. Professor Auxiliar Convidado do ISCS-N. Membro de Coordenação do Mestrado em Cirurgia Oral do ISCS-N.

Manuel Neves, Dr.

Médico Dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 1981. Pós-Graduação em Reabilitação Oral e Implantologia pela Universidade de Bordéus em 1991. Ex. Docente Universitário na FMDUP e no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte. Professor Convidado do Mestrado de Reabilitação e Implantes da Universidade de Santiago Compostela. Presidente da Associação Portuguesa de Estética Dentária. ITI Fellow. Membro da Comissão Científica do Curso Integrado de Implantologia ITI, Porto. Autor do Livro Prótese​ sobre Implantes,​ editado pela Bial em 2008. Conferencista nacional e internacional. Autor de conferências nacionais e internacionais na área da Prótese Fixa sobre Dentes e Implantes.

Marco Infante da Câmara, Prof. Doutor

Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Implant Fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry NYUCD (USA). Pós graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard otorgado pela American Academy of Implant Dentistry (Spain). Certificado Universitário de Cirurgia Oral pela Université Paul Sabatier ​Toulouse (France). Diploma Universitário de Cirurgia Maxilofacial pela Université Henri Poincaré ​Nancy (France). Mestrado em Cirurgia Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde ​Norte. Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Credenciamento em Implantes Zigomáticos pelo I.N.E.P.O. S.Paulo (Brasil). Curso de Manuseamento de tecidos moles na Etident (Peru). Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Especialização em Implantologia oral Universidade de Santiago de Compostela. Professor Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Universitário de Ciênias da Saúde. Regente da unidade curricular de Técnicas de Anestesia e Cirurgia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP  certificado nº F655722/2017. Especialista em Cirurgia Oral pela OMD.

Mariano Herrero Climent, Prof. Doutor

Medico (UCM 1983) estomatologo (UCM 1985). Doctor en odontología con calificación sobresaliente cum laude (US 2012). Fellow del grupo ITI internacional desde Diciembre 2003. Autor de libros y capítulos de libros sobre Implantología y Periodoncia. Profesor colaborador en diferentes programas de formación postgraduada en implantología oral, periodoncia y estetica dental. Codirector del Máster de Periodoncia e Implantología de La Facultad de Odontología de la Universidad de Sevilla (US) desde 2006 hasta la fecha. Codirector del programa de Experto Universitario en "Tratamiento Periodontal e Implantológico" de La Facultad de Odontología de la Universidad de Sevilla desde 2006 hasta la fecha. 

Mónica Cardoso, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN. Mestre em Oclusão Clínica pelo ISCSN. Doutorada pela Universidade de Santiago de Compostela. Regente da Unidade Curricular de Prótese Removível do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUCS. Regente da Unidade Curricular de Oclusão e ATM do Mestrado em Reabilitação Oral.

Paula Jarana, Prof.ª Doutora

Licenciada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de la Universidade de Sevilla. Doctor em Odontologia "Estudio de la morfologia ósea del proceso alveolar mediante el uso del tomografia de haz cónico". Máster Propio en "Periodoncia e Implantologia". Máster Propio en "Regeneración Tisular y Ósea en Periodoncia e Implantologia". Experto en Tratamiento Periodontal e Implantológico". Experto en Odontología Conservadora y Endodoncia. 

Paulo Campos, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCS-N em 2003. Pós-graduado em Periodontologia pelo ISCS-N em 2009 e a frequentar o mestrado em Periodontologia. Prática clínica em Periodontologia. Formador e Coordenador Pedagógico do Departamento de Periodontologia. Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Ricardo Faria de Almeida , Prof. Doutor

Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (1990-1996). Mestrado em Periodontia pela Facultad de Odontología, Universidad Complutense de Madrid (1999-2002). Doutoramento em Medicina e Cirugía Oral pela Universidad Complutense de Madrid (2004). Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Professor convidado de Periodontología na Facultad de Odontología da Universidad Complutense de Madrid. Representante Europeo da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes.

Susana Noronha, Profª. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto de Ciências de Saúde Sul, 1997. Especialidade e Mestrado em Periodontologia e Implantes pela Faculdade de Odontologia, Universidade Complutense de Madrid, Espanha, 2000-2003. Doutoramento na área da Periodontologia pela Universidade Complutense de Madrid, 2015. Professora Auxiliar de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Docente da Especialização de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI)

Teresa Pinho, Profa. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), 1991. Doutorada em Ortodontia e Odontopediatria pela FMDUP, 2004. Professora de Ortodontia e Odontopediatria, com nomeação definitiva, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), desde 1992. Agregação na FMDUP, 2017. Investigadora no Instituto de Investigação em Ciências da Saúde- INFACTS,CESPU, desde 2008. Investigadora no Instituto de Biologia Molecular e Celular- IBMC, i3S-Universidade do Porto, desde 1992. Lider do grupo “Oral Diseases”, IINFACTS, CESPU. Certificado de excelência na prática clínica ortodôntica pelo Board Francês de Ortodontia, 2009. Membro titular do Colégio Europeu de Ortodontia (CEO) e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial (SPODF). Cerca de 90 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais. Mais de 200 conferências, comunicações e posters em eventos nacionais e internacionais. Revisora em mais de 12 revistas científicas internacionais. Orientou 2 doutoramentos, 3 pós-docs internacionais, 20 teses de mestrado em Ortodontia. Pós-graduada na especialização em Ortodontia no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas.