Introdução

O campo da Ortodontia encontra-se em acentuado desenvolvimento, sendo o seu domínio uma mais-valia para quem se dedica à actividade clínica aplicada às ciências dentárias. É uma necessidade emergente formar Médicos Dentistas que pretendam dedicar-se a esta área, de modo a melhorar a sua preparação para enfrentar os novos desafios na sua prática clínica, assim como, efectuarem uma preparação inicial para posterior continuação da sua formação num mestrado académico. Na globalidade, pretende-se que o aluno fique habilitado e competente para o diagnóstico e o plano de tratamento das más-oclusões e deformidades dentofaciais. Uma atenção especial é dada à aplicação clínica dos conteúdos abordados, no sentido de encaminhar o profissional para uma eventual formação especializada mais avançada na área de Ortodontia.

Data de realização do curso

fevereiro de 2021

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra (Paredes)

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

U. C. 1 - Bases Fundamentais
U. C. 2 - Cefalometria
U. C. 3 - Análise de modelos, VTO e Sobreposições
U. C. 4 - Diagnóstico e Tratamento Ortodôntico Precoce
U. C. 5 - Biomecânica e Dobragem de Arames
U. C. 6 - Tipodonto - Colagem de Brackets e Tratamento das Más Oclusões
U. C. 7 - Ortodontia Multidisciplinar; ATM e Disfunção Temporomandibular; Cirurgia Ortognática
U. C. 8 - Novas Tecnologias Aplicadas à Ortodontia; Alinhadores Ortodônticos; Aparelhos Autoligados
U. C. 9 - Casos Clínicos
U. C. 10 - Finalização Ortodôntica; Avaliação

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

APOIOS:

ORTHOSMILE

ORMCO

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Objectivos gerais

- Proporcionar aos profissionais da Estomatologia e da Medicina Dentaria as bases fundamentais da Ortodontia, teórica e prática pré-clínica, para o aceso à formação avançada.

- Promover a aquisição de conhecimentos indispensáveis para o exercício da Ortodontia.

- Enriquecer o curriculum para uma eventual candidatura à frequência do Mestrado em Ortodontia.

Objectivos específicos

- Fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais para que sejam capazes de dominar assuntos básicos ortodônticos, diagnosticar e planear o tratamento ortodôntico, dominar conhecimentos básicos de várias técnicas ortodônticas removíveis e fixas e confeccionar aparelhos em modelos pré-clínicos.

Resumo

O campo da Ortodontia encontra-se em acentuado desenvolvimento, sendo o seu domínio uma mais-valia para quem se dedica à actividade clínica aplicada às ciências dentárias. É uma necessidade emergente formar Médicos Dentistas que pretendam dedicar-se a esta área, de modo a melhorar a sua preparação para enfrentar os novos desafios na sua prática clínica, assim como, efectuarem uma preparação inicial para posterior continuação da sua formação num mestrado académico.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão leccionados em aulas teóricas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno. Alguns dos temas necessitam de um ensino prático, sendo, por tal motivo, partilhados seminários específicos com ensino pré-clínico e sessões com tipodonto. 

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

275 Horas

Unidades de crédito do curso

40

Critérios de aprovação

Para obter o diploma, é necessário que o número de faltas não exceda o 15 % da carga horária.

No final do curso haverá uma prova escrita de avaliação final tipo teste ou um trabalho de revisão bibliográfica a combinar com os Alunos.

Duração e regime

O curso decorrerá de fevereiro de 2021 a novembro de 2021. As aulas decorrerão quinzenalmente, à sexta-feira das 15:00 às 20:00 horas e ao sábado das 9:00 às 14:00 horas e das 15:00 às 20:00 horas.

Este horário pode ter alguma modificação por motivos de organização docente e/ou administrativa, que será anunciado antecipadamente.

Cronograma

fevereiro a novembro de 2021

5 e 6 de fevereiro de 2021

19 e 20 de fevereiro de 2021

5 e 6 de março de 2021

19 e 20 de março de 2021

9 e 10 de abril de 2021

23 e 24 de abril de 2021

7 e 8 de maio de 2021

21 e 22 de maio de 2021

4 e 5 de junho de 2021

18 e 19 de junho de 2021

2 e 3 de julho de 2021

16 e 17 de julho de 2021

10 e 11 de setembro de 2021

24 e 25 de setembro de 2021

8 e 9 de outubro de 2021

22 e 23 de outubro de 2021

5 e 6 de novembro de 2021

19 e 20 de novembro de 2021

26 de novembro de 2021

Provisório.

Corpo docente

Ana Lopes Vieira, Mestre

Especialização em Ortodontia Avançada  na Universidade de Salamanca (2 – Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Docente da CESPU.

António Pedro Fonseca, Mestre

Médico Dentista. Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Mestre em Ortodontia, IUCS. Pós-Graduação em Ortodontia IUCS. Tweed Merrifield Course, Tucson – Arizona, EUA. Arnett Surgery Course, Santa Barbara – Califórnia, EUA. European Post-Graduate Course in EdgewiseTherapy,SPODF. 

Carlos Coelho, Dr.

Licenciatura/Especialidade em Ortodontia

Carlos Faria, Mestre

Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCSN. Mestre em Oclusão pelo ISCSN. Médico dentista e docente de estágio do Serviço de Estomatologia e Medicina Dentária do Centro Hospitalar de São João – Pólo de Valongo (Unidade Hospitalar CESPU). Licenciado em Medicina pela FMUP. Docente convidado da pós-graduação em disfunção temporomandibular e dor orofacial da FMUP/HSJ. Membro do International RDC/TMD consortium network, do Neuroscience Group e do Oral & Maxillofacial Surgery Group da International Association for Dental Research.

Carlos Mota, Dr.

Médico Dentista Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ortodontia
Straight-wire (1995). Master Damon com Drs Ramon Perera e Rafael Espejo (2008). Vários artigos publicados em revistas. Formador em Sistema Damon em Portugal. 

Daniela Paiva, Mestre

Médica Dentista, IUCS. Pós graduada em Odontopediatria, IUCS. Pós graduada em Introdução à Ortodontia, IUCS. Mestre em Ortodontia, IUCS. Aluna do Doutoramento, IUCS. Assistente Convidada, IUCS

Francisco Espinha, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade de Porto; Co-coordenador do curso de especialização em Ortodontia do IUCS; Especialista em Ortodontia pela OMD; pós-Graduado em Ortodontia pela Universidade de Santiago de Compostela.

Primavera Sousa Santos, Profa. Doutora

Professora Auxiliar do IUCS-CESPU. Doutorada pela Universidade Barcelona, em 2008. Especialista em Ortodontia e Odontopediatria pela OMD em 2017. Pós-graduada na especialização em Ortodontia, IUCS-CESPU. Coordenadora da Pós-graduação em Introdução à Ortodontia no IUCS-CESPU. Membro da Comissão Coordenadora no Mestrado em Ortodontia no IUCS. Regência da unidade curricular Noções Básicas de Ortodontia no Mestrado em Ortodontia no IUCS. Regente da unidade curricular de Clínica Odontopediatrica I. 

Teresa Alonso, Drª.

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Lisboa 1985. Especialista em Estomatologista, com Subespecialida de Ortodontia. Pós-Gradução em Ortodoncia pelo Roth-Williams Center of Funcional Oclusion. Mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia, Especialização Ortodontia. Faculadade
de Medicina do Porto, Hospital de S. João ( 2004 e 2005). Pós Graduação em Dor Orofacial pela Clinica Teckon de Barcelona e Dr Okeson da Univ.
Kentuky (2005 e 2006). Master Damon com Drs Rafael Espejo e Ramon Perera ( 2008 e 2009). Certificação como Damon Speaker.

Outros Docentes Convidados