Introdução

Há décadas que a população portuguesa apresenta um intenso envelhecimento demográfico. Tendência que, de acordo com os cenários demográficos já disponíveis, se acentuará nas próximas décadas, alterando a estrutura de necessidades e serviços de apoio para um segmento da população em permanente crescimento. Esta evolução demográfica da sociedade portuguesa exige o investimento de todos, governantes, gestores e profissionais, em modelos de gestão científica dos equipamentos e serviços de suporte à terceira idade. Esta Pós-Graduação pretende formar técnicos e profissionais para a gestão eficaz dos equipamentos existentes e promover o empreendedorismo, criando e inovando nas respostas sociais existentes para a terceira idade.

Data de realização do curso

fevereiro de 2021

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Psicologia
  • Gestão / administração

Estrutura curricular

U.C. 1 - Demografia, Gerontologia e Geriatria

U.C. 2 - Enquadramento legal e político Europeu e Português dos Equipamentos e Serviços Sociais

U.C. 3 - Gestão de um Equipamento Social 

U.C. 4 - Gestão e empreendedorismo

U.C. 5 - Dimensão ético legal na assistência ao idoso

U.C. 6 - Projeto de intervenção

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Pretende-se que o estudante no final do curso consiga:

  • Adquirir um conhecimento aprofundado da gestão e administração de equipamentos e serviços de saúde para idosos;
  • Perceber as necessidades dos idosos face às alterações socio demográficas.

Metodologia

A metodologia de ensino utilizada poderá ser a demonstrativa, a expositiva ou baseada em resolução de problemas. 

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Técnicos de serviço social, Educadores sociais, Gestores, Gerontólogos, Sociólogos, Psicólogos e outros profissionais que detenham cargos de direção técnica de serviços e equipamentos sociais e pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até ao dia 15 de janeiro de 2021.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

165 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

A avaliação será teórica e prática. 

Duração e regime

O curso decorrerá de fevereiro a dezembro de 2021. As aulas decorrerão, com periodicidade quinzenal, à sexta-feira, das 18h00 às 22h00 e sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (excecionalmente, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

Cronograma

PROVISÓRIO

fevereiro de 2021 a dezembro de 2021.

Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora

Professora Adjunta Principal / Professora Auxiliar no IPSN, CESPU, Doutora em Educação, Mestre em Ciências da Enfermagem, Especialidade em Enfermagem Comunitária. Leciona e acompanha trabalhos na área da Geriatria e Gerontologia. Foi formadora da ARS, Norte sobre Cuidados Domiciliários. Investigadora no IINFACTS. Tem desenvolvido trabalho e continua na área da Geriatria e Gerontologia. Presidente do Conselho Pedagógico da ESSVS. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e capítulos de livros. Organizou e participou em comissões científicas em vários eventos Científicos.

Narciso Moura, Prof. Doutor
  • Doutor em Ciências Sociais e Licenciatura em Serviço Social:
  • Assistente Social;
  • Formação especializada na área da Gestão e Políticas de Saúde e Auditoria Interna da Qualidade;
  • Presidente da Associação de Desenvolvimento do Noroeste Peninsular;
  • Integrou várias comissões científicas e palestrou em diversos eventos na área da saúde e social, e integrou a organização de vários eventos científicos;
  • Foi responsável pelo Serviço Social (Adultos) do Centro de Referência das Doenças Metabólicas e Hereditárias e exerceu funções como Assistente Social no Centro Hospitalar de São João-Porto;
  • Consultor no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, gestão de equipamento técnico social, cuidados continuados e paliativos;
  • Formador na área do Trabalho Social e Recursos Humanos, certificado pelo IEFP.
Nuno Araújo, Prof. Doutor

Docente Departamento de Ciências da Saúde – ESSVA.
Especialsta em Enfermagem de Reabilitação e Mestre em Ciências Empresariais.
Coordenador Pedagógico do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde na CESPU.
Consultor Internacional em projetos EuropeAid – Gestão em Saúde, Recursos Humanos e Formação (Moçambique 2014-2016) – Gestão em Saúde, Saúde Pública, Saúde Comunitária, Materna, Infantil (Guiné 2018-2021).
Membro da Comissão Técnico-Científica da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança.

Diogo Batalha, Mestre
  • Licenciado em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro em 2013 e Mestre em Gerontologia (Especialização em Gestão de Equipamentos Sociais) pela Secção Autónoma das Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro em 2015.
  • Gerontólogo na Santa Casa da Misericórdia de Águeda desde 2016 onde coordena o serviço de cuidados da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Doutorando no ICBAS.
  • Com 105 clientes/utentes e do Centro de Dia com 25 clientes/utentes. Através das intervenções elaboradas pela Equipa Multidisciplinar do Lar Conde de Sucena, aplica esse mesmo conhecimento multidisciplinar na supervisão, formação e gestão do serviço de cuidados. Monitorizando em tempo real as AVD’s de 130 utentes, adaptando numa estratégia de “side by side”, certificando-se que a personalização dos cuidados de higiene, conforto e imagem e a personalização dos cuidados de saúde, não são descuradas.
  • A maior reconfiguração demográfica da história da humanidade, elevou-nos a desafios maiores que exigem soluções inteiras. As práticas interdisciplinares da Gerontologia na gestão de organizações da economia social, têm sido o mote para o pensamento critico sobre a globalização das soluções repercutidas nos serviços prestados. 
  • A interdisciplinaridade ocupa a sua principal área de estudo, iniciando a sua análise num primeiro nível institucional, analisando de forma exploratória as suas dinâmicas e a sua reprodução a nível autárquico e nacional. Inserido num projeto inovador, conjuntamente com quase duas dezenas pessoas, ajudou a fundar a Associação Nacional Interdisciplinar da Economia Social. 
Fátima Ribeiro, Profª. Doutora
  • Doutorada em Bioética pela Universidade Católica - Instituto de Bioética - Porto, onde desenvolveu tese no âmbito dos maus tratos ao idoso em contexto familiar. Professora Auxiliar/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário.
  • Investigadora no IINFACTS/CESPU sendo investigadora principal num projeto relacionado com a comunicação dos enfermeiros, na passagem de turno e co investigadora em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde.
  • Enfermeira Chefe do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 2002 a 2012.
  • Enfermeira Especialista de Enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002.
  • Enfermeira Generalista de 1980 a 1990 Centro Hospitalar Tâmega e Sousa - Hospital Padre Américo Vale do Sousa de 1990 a 2002.
Lurdes Teixeira, Prof.ª Doutora

Doutoramento em Sociologia. Docente do Departamento das Ciências da Saúde da ESSVS. Experiência como investigadora em diversos projetos de investigação na área da reforma dos cuidados de saúde primários, da família, do envelhecimento e do género. Coordenadora de cursos para Públicos Estratégicos – Programa POISE.

Sílvia Azevedo, Prof.ª Doutora
  • Doutorada em Educação - especialização em educação e formação de adultos, Mestre em Ciências da Educação, Licenciada em Educação Social, Pós-graduada em Pedagogia Social, Especialista em Gerontologia Social e Educativa, Investigadora da Universidade do Porto do Cepese na área da Saúde e Bem-estar no envelhecimento, e do Ined na área da Educação Social na Escola Superior de Educação do Porto. Reikiana.
  • Sociodramatista, Coach na área do envelhecimento, recursos humanos, desenvolvimento pessoal e social.
  • Formadora certificada, Docente Universitária em várias instituições do ensino superior.
  • Presidente da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social.