Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.

No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

outubro de 2021 

Local(is) de realização

Almada

Estrutura curricular

U. C. 1 - Comportamento Organizacional
U. C. 2 - Economia da Saúde e Finanças
U. C. 3 - Gestão da Qualidade
U. C. 4 - Gestão de Recursos Humanos e Liderança
U. C. 5 - Governação Clínica
U. C. 6 - Métodos Estatísticos
U. C. 7 - Operações e Logística
U. C. 8 - Planeamento
U. C. 9 - Políticas e Sistemas de Saúde
U. C. 10 - Sistemas de Informação
U. C. 11 - Contratualização em Saúde
U. C. 12 - Direito e Legislação em Saúde
U. C. 13 - Marketing e Comunicação em Saúde
U. C. 14 - Controlo de Gestão e Contabilidade em Saúde
U. C. 15 - Gestão Estratégica em Saúde
U. C. 16 - Gestão Baseada na Evidência

Acreditação(ões)

O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde 17ª Edição, é um curso de formação acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de qualificação profissional, com a atribuição de 3,5 CDP e para acesso a aquisição de competências.

A obtenção de competência acrescida não depende exclusivamente da frequência deste curso, implicando outros requisitos definidos pela Ordem dos Enfermeiros.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações ou cédula profissional; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Almada
USF Sobreda
Rua Leitão de Barros 8,
2815-810 Sobreda
Almada

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Metodologia

As sessões letivas terão uma metodologia de b-learning. Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas até dia 30 de setembro de 2021.

Selecção por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

272 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de outubro de 2021 a outubro de 2022. As aulas decorrerão quinzenalmente, às sextas feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

outubro de 2021 a outubro de 2022.

Cronograma Provisório.

Corpo docente

Alexandra Pereira, Mestre

Mestrado em Cuidados Paliativos. Grupo SAPE Administração Regional de Saúde do Norte. 

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Carolina Isabel Rêgo Récio Santos , Prof.ª Doutora

Doutorada em Saúde Pública, especialização em Política, Gestão e Administração em Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Mestre em Gestão da Saúde pela UNL-ENSP. Docente da Unidade Curricular de Gestão de Projetos de Saúde e responsável do curso de gestão de projetos da NOVA Doctoral School. As suas áreas de especialização e publicação são planeamento e gestão de projetos e programas. Integra  a comissão organizadora da ProjMAN  (Conferência Internacional de Gestão de Projetos), a Comissão Organizadora do PBPS (Prémio Boas Práticas em Saúde) e os corpos Sociais da APPSP (Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública).

João Oliveira, Dr.

Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, E.P.E. (2019-presente). Presidente do Conselho de Administração no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. (2016-2019). Vogal Executivo no Centro Hospitalar São João (2011-2016). Vogal Executivo no Hospital de São João (2009-2011). Licenciado em Matemática Aplicada pela Universidade Lusíada de Lisboa (1989-1993). Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde na Universidade Lusíada de Lisboa (2012-2013). Leadership in Healthcare Delivery na Nova School of Business and Economics (2012-2013).

João Rebelo, Dr.

Advogado, mestre em direito e Diretor de Serviços Jurídicos & Compliance do Grupo Luz Saúde (Hospital da Luz).

As suas áreas de exercício preferencial são o Direito da Saúde, Biotética, Direito Societário e Regulação (licenciamento, dados pessoais e medicamento). Já participou em diversas transações comerciais, donde se destacam a compra e venda de unidades privadas de saúde, fusões e aquisições, contratos de parcerias público-privadas, negociação e celebração de contratos de financiamento e outros contratos em geral. Presta assessoria jurídica às equipas de recursos humanos de vários hospitais e clínicas, bem como o necessário acompanhamento dos assuntos jurídicos.

Integra ainda várias comissões de ética hospitalares e tem colaborado com diversas universidades e instituições de ensino superior, sobretudo lecionando a disciplina de direito e legislação saúde, no âmbito de pós-graduações e mestrados.

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Maria Fernanda Silva, Mestre

Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos. Possui Mestrado em Educação – Formação, Trabalho e Recursos Humanos e licenciatura em psicologia - Universidade do Minho; Pós-graduação em gestão de recursos humanos – ISAG; Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica- Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto; o Curso de Enfermagem Geral; Escola Calouste Gulbenkian de Braga -1984. Exerce a atividade no Centro Hospitalar do Médio Ave (desde 1985) coordenando a Formação Contínua e o Ensino Pré e Pós graduado. Exerce a Actividade de Formadora como trabalhador liberal desde 1998; Orientadora de estágios de alunos da Universidade do Minho dos cursos de Licenciatura e de Mestrado de Psicologia e Educação. Atividade de Docente do Ensino Superior desde 2001.

Marta Palmeirão , Mestre

Doutoranda (desde 2017) no programa de Doutoramento em Direito, Ciências Jurídico – Económicas na Universidade do Porto. Mestre em Direito/Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade do Porto. Licenciada em Direito pela Universidade do Porto. Intervenção no plano de estudos e dos cursos da Escola Superior de Gestão em Saúde, da ANF. Formação Avançada Pharmacy and Health Leadership (PH+), na Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (2018-2019). MBA Internacional em Gestão, Finanças e Marketing, com extensão internacional na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC) e na Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas (ESADE Business School), Barcelona (2011 e 2013). Pós-Graduação em Regulação Pública e Concorrência no Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), Universidade de Coimbra (2009-2010). Assessoria Jurídica na Associação Nacional das Farmácias, desde 2016. Jurista na ERS, Departamento de Estudos e Regulação Económica, Departamento de Supervisão do Sistema de Saúde, e Departamento de Apoio ao Regulado (entre 2008 e 2015).

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE.
Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.
Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE.
De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Rui Santos Ivo, Dr.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa (1987). Especialista em Farmácia Hospitalar, Ministério da Saúde (1992), Ordem dos Farmacêuticos (2006) e Regulamentação Farmacêutica, a título emérito, Ordem dos Farmacêuticos (1997). Formação pós -graduada em Direito da Saúde (Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa e Escola Nacional de Saúde Pública, 1997), Medicina Farmacêutica (Universidade de Basileia, 1999), Regulação (London School of Economics and Political Science, 1999), Gestão de Unidades de Saúde (Universidade Católica Portuguesa, 2000), PADIS - Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (AESE Business School, Lisboa, 2015). Em 1993, ingressou na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.), onde exerceu os cargos de vogal/vice -presidente (1994 -2000) e presidente (2002 -2005). Administrador na direção da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em Londres (2000 -2002). Membro do Conselho de Administração da EMA (2002 -2005). Administrador na Unidade de Produtos Farmacêuticos / Direção -Geral de Empresas e Indústria, Comissão Europeia (2006 -2008). Diretor executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), que representa a indústria farmacêutica a operar em Portugal (2008 -2011). Exerce o cargo de presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., entidade responsáve pela coordenação dos recursos financeiros, humanos, gestão de prestações e organização de recursos de saúde. É professor auxiliar convidado, membro da comissão de coordenação do mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde e responsável pela disciplina de Regulação do Medicamento, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Vítor Macedo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pela FEP. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP.  É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Conferencistas Convidados
  • Adalberto Campos Fernandes, Prof. Doutor

Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018).Doutorado em Administração da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA.  Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente  e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Foi Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Autor de dezenas de artigos e comunicações e integrante de diversas Associações Científicas Nacionais e Internacionais.

  • Álvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.