Introdução

As Terapias Naturais e Complementares têm vindo a tornar-se mundialmente populares não só entre consumidores de produtos de saúde e doentes, mas também entre profissionais de saúde, o que reforça a necessidade de se apostar em formação nas referidas Terapêuticas Não Convencionais (Lei nº 71/2013 publicada a 2 de setembro de 2013, que regulamenta a Lei n.º 45/2003, de 22 de Agosto), as quais são descritas como diversos sistemas, práticas e produtos médicos e de cuidados de saúde que atualmente não são considerados parte da medicina convencional mas que promovem o bem-estar e melhoram a saúde e qualidade de vida do Indivíduo.

De facto, a tendência nos últimos anos tem sido a de uma maior responsabilidade assumida pelas pessoas, em relação à sua própria saúde. Neste sentido, e porque a população está cada vez mais informada, o profissional de saúde que procure

formação avançada em Terapias Naturais e Complementares baseada em evidência e conhecimento científico e clínico, farão a diferença na saúde do indivíduo.

A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares visa introduzir os profissionais de saúde na integração dos diferentes sistemas terapêuticos na abordagem da saúde, nomeadamente da Terapia Nutricional, Naturopatia, Fitoterapia, Homeopatia, Terapias e Técnicas Orientais (Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, entre outras) e demais Terapias e Técnicas Complementares

(Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras).

Pretende-se que os profissionais de saúde desenvolvam e aprofundem conhecimentos e competências que lhe permitam realizar uma Terapêutica Integrativa.

Data de realização do curso

novembro de 2020

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição
  • Marketing Farmacêutico
  • Bioquímica
  • Ciências Biomédicas
  • Dietética

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – TERAPIA NUTRICIONAL
UNIDADE CURRICULAR 2 – FITOTERAPIA
UNIDADE CURRICULAR 3 – HOMEOPATIA
UNIDADE CURRICULAR 4 – NATUROPATIA
UNIDADE CURRICULAR 5 – TERAPIAS ORIENTAIS:
- Introdução Medicina Tradicional Chinesa,
- Introdução Acupuntura,
- Introdução Auriculoterapia,
- Introdução Reflexologia,
- Introdução Fitoterapia Chinesa.

UNIDADE CURRICULAR  6 – TÉCNICAS E TERAPIAS COMPLEMENTARES:
- Óleos Essenciais e Aromaterapia,
- Micoterapia,
- Florais,
- Introdução à Terapêutica Ortomolecular
- Entre Outras

UNIDADE CURRICULAR 7 – INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM TERAPIAS NATURAIS E COMPLEMENTARES

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A presente pós-graduação pretende:

1. Promover conhecimentos na área das Terapias Naturais e Complementares, nomeadamente no que se refere à Terapia Nutricional, Fitoterapia, Homeopatia, Naturopatia e Terapias Orientais nomeadamente na Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctura, Auriculoterapia, Fitoterapia Chinesa, Reflexologia.

2. Promover conhecimentos que permitam aplicar Técnicas e Terapias Complementares como os Óleos Essenciais e a Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, entre outras.

3. Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências fundamentais para a manipulação, aplicação e aconselhamento de medicamentos e de outros produtos de saúde à base de plantas, medicamentos homeopáticos, suplementos alimentares, nutracêuticos e cosmecêuticos.

4. Proporcionar conhecimentos multidisciplinares de evidência clínica e científica que permitam fundamentar a aplicação das referidas técnicas e terapêuticas.

Metodologia

A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares está organizada em unidades curriculares, cada uma com conteúdos programáticos específicos.
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, aulas teórico-práticas, seminários e conferências.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Marketing Farmacêutico, Enfermagem e outras áreas afins e profissionais da área da saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até ao dia 25 de outubro de 2020.
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

250 Horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A aprovação do estudante contempla a assiduidade, ou seja, a presença  obrigatória em 75% do tempo em aulas, a realização de exame escrito ou discussão de artigos científicos (Journal Club), ou casos clínicos, em cada módulo, que tem um peso de 50% da classificação final. A avaliação inclui ainda a elaboração de um trabalho final (na forma de Monografia ou Artigo Científico) sobre um Tema à escolha no âmbito da PG, que tem um peso de 50% da classificação final.

Duração e regime

O Curso decorrerá de novembro de 2020 a novembro de 2021. As aulas decorrerão, quinzenalmente, às sextas, das 18h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.

Cronograma

PROVISÓRIO

Novembro de 2020 a Novembro de 2021

Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Ana Raquel Tavares, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela. Pós-graduada em Acupunctura, CEMETEC – Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China. Mestre em Ciências Farmacêuticas.

André Dourado, Mestre

Licenciado em Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela.

Cláudia Ribeiro , Prof.ª Doutora

Graduated in Pharmaceutical Sciences in 2002 from the University Institute of Health Sciences (IUCS-CESPU).  PhD degree in the area of Biomedical Sciences from the Institute of Biomedical Sciences Abel Salazar, University of Porto. Assistant professor at IUCS-CESPU. Researcher at the CIIMAR and IINFACTS - Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Research interests on occurrence studies of various classes of organic pollutants in different environmental matrices: development and validation of analytical methods and ecotoxicological assays.

Cristina Abreu, Prof.ª Doutora
Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Filipa Baião, Dra.

Curso Superior de Acupunctura e Fitoterapia Tradicional Chinesa Instituto Português de Medicina Tradicional Chinesa e Associação Portuguesa de Acupunctura (APA-DA), Lisboa (Portugal) 2002. Formação em Medicina Tradicional Chinesa, Centre de Reserche et d’Étude en Acupuncture Traditionnelle, Paris - 2003. Curso de Acupuntura Estética Associação Brasileira de Acupunctura Estética, Lisboa (Portugal) 2006. Curso Avançado em Pulsologia (96 horas teórico-práticas) CREAT – Centre de Recherche et d’Étude em Acupuncture Traditionnel, Paris (França) 2004–2006. Pós-Graduação em Reumatologia I Jade Campus e Fundación Europea de Medicina Tradicional China (Espanha) 2008. Pós-Graduação em Acupunctura Clínica em Pediatria Jadecampus e Fundación Europea de Medicina Tradicional China (Espanha) 2008. Curso de Analgesia por Acupunctura Instituto Van Nghi, Porto (Portugal) 2014. Pós Graduados Nivel II em Medicina Energética/ Acupunctura Instituto Van Nghi, Leiria (Portugal). 2014. Estudos Pós-Graduados nível III em Medicina Energética/ Acupunctura Instituto Van Nghi, Leiria (Portugal)2015. Curso Método Equilíbrio Dr.Tan - Nível Base TanWuBian, Lisboa (Portugal) 2015. Acupunctora/ Especialista em Medicina Tradicional Chinesa Clinicas Dr.Pedro Choy. Desde 2013, docente Instituto de Formação em Enfermagem Curso Pós-Graduação em Acupunctura. Acupunctora responsável / Especialista em Medicina Tradicional nos lares da Santa Casa Misericórdia Sesimbra.

Helder Carvalho, Dr.

Licenciatura em Educação Física Saúde e Desporto (2005-ISCS-N - CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição (2019 - Escola Superior de Biotecnologia – UC). Pós-graduação em Gestão de Ginásios e Health Club (2010 - Universidade Lusofona). Pós-graduado em Terapias Naturais e Complementares (2012 - CESPU). Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (2014 - CESPU). Nutricionista especialista em Emagrecimento, Nutrição Desportiva e patologias digestivas.  Sócio-Gerente e Diretor Técnico da clinica de nutrição, emagrecimento e tratamentos corporais – Mais Natural (Desde 2010). Professor da CESPU em diversas pós-graduações.

Larry Ibarra, Dr.

Curso de Medicina Tradicional Chinesa (2011-2012), China Academy of Chinese Medical Sciences, Beijing (China). Diversas Formações de Especialização em MTC com Joan Duveen e Prof. Shu Lan Tang (2014), Shenzhou Open University of TCM, Amesterdão, Holanda. Beijing International Acupuncture Training Center of China Academy of Chinese Medical Sciences. Estudos Avançados de Farmacologia em Ginecologia, Medicina Interna e Medicina Externa de MTC (2011). Curso de Fitoterapia de Medicina Chinesa com Prof. Wu Qi, (2009-2010), Sun Simiao Medical Arts, Porto (Portugal).  Curso Avançado de Acupunctura e Moxabustão, (2003)  Universidade de MTC de Guangzhou, Guangzhou (China).  Curso de Acupunctura e Moxabustão, (2000-2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Especialização em Medicina Interna, Ginecologia e Ortopedia e Traumatologia de MTC com Prof. Peng Xuming, (2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Diretor e Formador IEETC, Instituto Europeu de Estudos Tradicionais Chineses IEETC, Porto (Portugal). Coordenador do Curso de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) Clássica e Moderna. Coordenador e Formador do Curso de Tai Chi Chuan (Tai ji quan) Tradicional. Investigador e Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna. Coordenador dos Cursos de Filosofia Tradicional Chinesa (Yi Jing, Feng Shui, Ba Zi, Mian Xiang e Nei Dan). Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Portugal e Chile (Desde 2000). Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna e Filosofia Chinesa. Treinador de Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan) Tradicional. Membro da equipa de Investigação em MTC do Ministério da Saúde do Chile (2002-2004).

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela FFUC. Mestre em Tecnologia do Medicamento, especialidade de Farmacologia pela FFUC. Mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Doutorada em Farmácia na Especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Professora Adjunta Principal da CESPU. Diretora do Departamento Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora Pedagógica e Científica de diversas Pós-Graduações, em Fitoterapia Clínica Avançada, em Terapias Naturais e Complementares; em Terapia Ortomolecular e Nutrição Funcional; em Acupuntura Integrativa; e em Estética Avançada e Anti-Aging. Investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Investigadora no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS/CESPU). Investigadora no Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources (CIBIO/UP).

Olga Leite, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Terapeuta em terapias integrativas. Diretora Técnica e Terapeuta da Naturama.

Raquel Costa, Mestre

 Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Homeopata, Aromaterapeuta. Prática em consultório de Consultas na área da Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Aromaterapia em Clinica de Medicinas Orientais- Aromas Aqua Spa.

Formadora na área da Aromaterapia, Homeopatia e Medicina Chinesa.

Pós-graduação em Medicamentos e produtos de saúde à base de plantas da faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação de Medicina Tradicional Chinesa – Heidelberg School of Cinese Medicine.

Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - ICBAS Porto.

Roni Moya, Mestre

Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e preletor em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.