Introdução

Nos nossos dias, a Periodontologia teve inúmeros novos avanços técnico-científicos que influenciam de uma forma decisiva o tratamento das doenças periodontais e peri-implantares na prática clínica.

O conhecimento científico atualizado e a experiência clínica nesta área fazem com que os profissionais adquiram capacidade diferenciada de prática clínica.

De uma maneira concreta pretende-se proporcionar a realização de um diagnóstico, prognóstico e planos de tratamento adequados, com conhecimento e prática de técnicas de instrumentação periodontal, técnicas de tratamento cirúrgico das periodontites e peri-implantites, técnicas de cirurgia mucogengival e de regeneração.

Proporcionamos aos interessados um corpo docente diferenciado com palestrantes nacionais e estrangeiros de elevado prestígio científico. Serão abordados os temas fundamentais da Periodontologia atual na componente teórica. As aulas práticas englobarão o ensino pré-clínico em fantomas bem como o tratamento de casos clínicos com pacientes.

Os alunos aprovados receberão um Diploma Universitário em Periodontologia com Créditos Universitários Europeus atribuídos pelo Instituto Universitário Ciências da Saúde.

Data de realização do curso

Janeiro de 2020

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

U.C.1 - DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM PERIODONTOLOGIA

- Anatomia e fisiologia do periodonto

- Etiopatogenia da doença periodontal

- Classificação das doenças periodontais

- Estudo periodontal completo

U.C.2 - TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO DA DOENÇA PERIODONTAL

- Tratamento básico da doença periodontal:

            .Biofilme  Oral

            .Controlo mecânico biofilme profissional/paciente

            .Controlo químico biofilme profissional/paciente

            .Raspagem e alisamento radicular cego

            . Antibioterapia local e sistémica

U.C.3 - INTRODUÇÃO À CIRURGIA PERIODONTAL

- Princípios Gerais da Cirurgia Periodontal

            .Instrumental cirúrgico

            .Incisões

            .Retalhos

            .Técnicas de sutura

-Técnicas cirúrgicas para o tratamento das bolsas periodontais

- Gengivectomia /gengivoplastia

U.C.4 - CIRURGIA ÓSSEA RESSETIVA

- Osteoplastia/Osteotomia

- Aumento de coroa Clínica

- Cirurgia piezoeletrica

- Tratamento de lesões de furcas 

U.C.5 - CIRURGIA REGENERATIVA

- Técnicas regenerativas

- Biomateriais

U.C.6 - CIRURGIA MUCOGENGIVAL

- Técnicas de Recobrimento Radicular

            .Retalhos de Reposição coronária

            .Retalhos pediculados

            .Tunelização

- Frenectomias

U.C.7 - CIRURGIA MUCOGENGIVAL

- Técnicas de aumento da gengiva aderida

            .Enxertos livres

            .Enxertos conjuntivo

            .Matriz Acelular

U.C.8 - TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

- Ortodontia

- Oclusão

- Prostodontia

U.C.9 - PATOLOGIA ORAL

- Diagnóstico diferencial das lesões da mucosa e gengiva

- Laser

U.C.10 - DOENÇAS PERI-IMPLANTARES

- Diagnóstico e tratamento das peri-implantites

- Correcção de defeitos mucogengivais peri-implantares

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

  • INIBSA

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Promover a aquisição de conhecimentos na área da Periodontologia avançada;

2. Pretende-se dotar os alunos de capacidade científica para a realização do diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças periodontais e peri-implantares.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas teóricas e teórico/praticas, cuja finalidade será fazer uma docência interativa com o aluno. A maioria dos temas terá uma componente de prática/clínica em pacientes.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

A seleção é realizada por ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

150h totais

Unidades de crédito do curso

18

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária. Avaliação contínua 50%, apresentação de casos clínicos 25% e apresentação de trabalho de pesquisa científica 25%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Janeiro a abril de 2021. As aulas decorrerão às sextas das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 e sábados das 9h00 às 14h00, mensalmente.

Cronograma

PROVISÓRIO

Janeiro a abril de 2021

24 e 25 janeiro

14 e 15 fevereiro

27 e 28 março

17 e 18 abril

15 e 16 de maio

26 e 27 junho

17 e 18 julho

18 e 19 setembro

23 e 24 outubro

20 e 21 novembro

23 e 24 de abril 

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Mariano Herrero Climent, Prof. Doutor

Medico (UCM 1983) estomatologo (UCM 1985). Doctor en odontología con calificación sobresaliente cum laude (US 2012). Fellow del grupo ITI internacional desde Diciembre 2003. Autor de libros y capítulos de libros sobre Implantología y Periodoncia. Profesor colaborador en diferentes programas de formación postgraduada en implantología oral, periodoncia y estetica dental. Codirector del Máster de Periodoncia e Implantología de La Facultad de Odontología de la Universidad de Sevilla (US) desde 2006 hasta la fecha. Codirector del programa de Experto Universitario en "Tratamiento Periodontal e Implantológico" de La Facultad de Odontología de la Universidad de Sevilla desde 2006 hasta la fecha. 

Célia Coutinho Alves, Prof. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Pós-graduada em Periodontologia pela FMDUP. Master Implants of International Team for Implantology. Residência clínica - Pericop. P.C. Dr. Myron Nevins-Boston-USA. ITI Fellow – Member of the directive committee of Iberic ITI Section. Docente convidada do Master en Periodoncia da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha (USC). Docente convidada  do Departamento de Periodontologia da Universidade Católica Portuguesa – Viseu.  Doutorada em Estomatologia pela USC.

Manuel Neves, Dr.

Médico Dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 1981. Pós-Graduação em Reabilitação Oral e Implantologia pela Universidade de Bordéus em 1991. Ex. Docente Universitário na FMDUP e no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte. Professor Convidado do Mestrado de Reabilitação e Implantes da Universidade de Santiago Compostela. Presidente da Associação Portuguesa de Estética Dentária. ITI Fellow. Membro da Comissão Científica do Curso Integrado de Implantologia ITI, Porto. Autor do Livro Prótese​ sobre Implantes,​ editado pela Bial em 2008. Conferencista nacional e internacional. Autor de conferências nacionais e internacionais na área da Prótese Fixa sobre Dentes e Implantes.

Giulio Rasperini, Prof. Doutor

Graduated in dentistry. Specialized in Orthodontics. Researcher and Professor in Periodontology for the University of Milano. Member of the European Federation of Periodontology. Member of the American Academy of Periodontology. Active Member of the Italian Society of Periodontology. Active Member of the European Academy of Osseointegration. Active Member of the Academy of Osseointegration.

Luis Monteiro, Prof. Doutor

Doutoramento em Patologia e Ciências Forenses. Mestrado em Aplicações Laser em Odontostomatologia. Mestrado em Oncologia. Curso de Especialização em Cirurgia Oral. Licenciatura em Medicina Dentária. Professor Associado do IUCS-CESPU. Responsável pelas Unidades de Biopatologia em Medicina Dentária do IUCSCESPU. Coordenador da UNIPRO do IUCS – CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Oral e Patologia Oral do IUCS-CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Aplicações Laser Oral do IUCS-CESPU. Investigador da UNIPRO do IUCS – CESPU.

Ricardo Faria de Almeida , Prof. Doutor

Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (1990-1996). Mestrado em Periodontia pela Facultad de Odontología, Universidad Complutense de Madrid (1999-2002). Doutoramento em Medicina e Cirugía Oral pela Universidad Complutense de Madrid (2004). Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Professor convidado de Periodontología na Facultad de Odontología da Universidad Complutense de Madrid. Representante Europeo da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes.

Helena Rebelo, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária na Universidade de Lisboa (1988). Mestre em Periodontologia pela Univ. Complutense de Madrid (1991). Professora da Especialização em Periodontologia e Implantes da Faculdade de Medicina Dentaria da Universidade de Lisboa. Fellow da International Team for Oral Implantology (ITI). 

José Manuel Mendes, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do ISCS-N. Coordenador do Mestrado em Reabilitação Oral. Regente das unidades curriculares de Prótese Removível, Oclusão e ATM e Clínica de Reabilitação Oral I e II do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

Teresa Pinho, Profa. Doutora

Professora Catedrática no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Especialista em Ortodontia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Especialista em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas. Investigadora, e membro da coordenação na UNIPRO Oral Pathology and Rehabilitation Research Unit, IUCS-CESPU. Investigadora no Instituto de Biologia Molecular e Celular- IBMC, i3S-Universidade do Porto. Certificado de excelência na prática clínica ortodôntica pelo Board Francês de Ortodontia. Mais de 150 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais. Mais de 500 conferências, comunicações e posters em eventos nacionais e internacionais. Mais de 20 Prémios científicos nacioanis e internacionais. Pós-graduada na especialização em Ortodontia no IUCS. Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), 1991. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no Instituto Superior de Ciências da Saúde- Norte, atual Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS), 1998. Doutorada em Ortodontia e Odontopediatria pela FMDUP, 2004. Agregação na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), 2017. Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortodontia 2019-2022. Speaker Invisalign.  

Paulo Campos, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCS-N em 2003. Pós-graduado em Periodontologia pelo ISCS-N em 2009 e a frequentar o mestrado em Periodontologia. Prática clínica em Periodontologia. Formador e Coordenador Pedagógico do Departamento de Periodontologia. Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Filomena Salazar, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN e Doutorada pela Universidade de Barcelona, Pós - Graduada em Reabilitação Oral e pelo ISCSN. Professora Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Regente das Unidades Curriculares Clinica Cirúrgica e Periodontal III e Estágio de Clínica Geral Dentária do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da coordenação do Mestrado de Reabilitação Oral do ISCSN. 

José Julio Pacheco, Prof. Doutor
  • Professor Associado do Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte (ISCSN).
  • Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto.
  • Doutorado pela Universidade de Lille II.
  • Coordenador do Mestrado em Periodontologia do ISCSN.
  • Chefe do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral – Departamento de Ciências Dentárias do ISCSN.
  • Diretor Clínico da Unidade Clínica de Gandra - CESPU - Nova Saúde Parcerias.
  • Presidente do Concelho Pedagógico do ISCSN.

Susana Noronha, Profª. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto de Ciências de Saúde Sul, 1997. Especialidade e Mestrado em Periodontologia e Implantes pela Faculdade de Odontologia, Universidade Complutense de Madrid, Espanha, 2000-2003. Doutoramento na área da Periodontologia pela Universidade Complutense de Madrid, 2015. Professora Auxiliar de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Docente da Especialização de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI)

Cristina Trigo Cabral, Profa. Doutora

Doutoramento pela pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Regente de Clínica Cirúrgica e Periodontal II do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.  Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Ana Sofia Vinhas, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N. Mestrado em Periodontologia pelo ISCS-N. Assistente convidada de Clínica Cirúrgica e Periodontal III do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS. Especialista em Periodontologia pela OMD.

Cátia Reis, Profª. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN. Doutorada pela Universidade de Barcelona (UB) . Regente da Unidade Curricular da Clínica Cirúrgica e Periodontal I do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.  Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

Francisco Magalhães, Dr.

Mestre em Reabilitação Oral pelo ISCS-Norte. Especialista Universitário em Periodontologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Pós-Graduado em Dentisteria Adesiva Minimamente Invasiva pelo ISCS-Egas Moniz. 

Paula Jarana, Prof.ª Doutora

Licenciada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de la Universidade de Sevilla. Doctor em Odontologia "Estudio de la morfologia ósea del proceso alveolar mediante el uso del tomografia de haz cónico". Máster Propio en "Periodoncia e Implantologia". Máster Propio en "Regeneración Tisular y Ósea en Periodoncia e Implantologia". Experto en Tratamiento Periodontal e Implantológico". Experto en Odontología Conservadora y Endodoncia.