No Mundo Global as catástrofes e emergências humanitárias, têm vindo a adquirir um papel relevante nas preocupações da sociedade civil, em virtude do impacto na saúde, na economia e na sociedade dos povos. A III conferencia Mundial das Nações Unidas realizada em 2015 em Sendai, delineou as estratégias para a diminuição do risco e da vulnerabilidade dos povos, através do aumento da resiliência e da capacidade de intervenção e resposta dos países membros para o período de 2015-2030.
A globalização, a facilidade de realizar viagens intercontinentais, a mobilidade das populações e os problemas colocados pelos conflitos armados, terrorismo, epidemias e desastres naturais com o aumento do número de deslocados, colocam desafios aos sistemas de saúde nacionais e além-fronteiras, necessitando de uma resposta rápida e eficaz e esclarecida em áreas como a emergência, o trauma, a catástrofe e as epidemias.
Os vários agentes da Protecção Civil, particularmente empenhados na gestão e organização do caos, proveniente das situações de catástrofe, necessitam de apoio em áreas como a resposta aos desastres e a emergências humanitárias, de modo a articular procedimentos e actuações no terreno a nível local, nacional e internacional.
Assim surge esta Pós Graduação na área da Intervenção em Catástrofe e Emergências Humanitárias no mundo global, dirigida a licenciados nas áreas da Saúde, Protecção Civil, Psicologia, Gestão e Gestão Autárquica numa metodologia de blended learning com formação através de ensino à distancia e workshops presenciais, em parceria com Universidades Internacionais, o que permite de forma modular pelo período de uma ano a aquisição e partilha de conhecimento e experiência em Catástrofe e Emergência Humanitária, numa perspectiva teórica e prática com discussão de casos e simulação em sala ou exterior.
outubro de 2020
Faro
ESTRUTURA CURRICULAR
U. C. 1 - Global Health e Emergências Humanitárias - Situações de Catástrofes, Actuação no pré e no intra-hospitalar ( Planeamento, avaliação do risco, logistica, comando e controle, equipas moveis , triagem e transporte, comunicação, stress pós traumatico)
U. C. 2- As Pandemias e actuação da saúde e agentes da Proteção Civil nas pandemias e doenças emergentes ( Planeamento, organização e gestão, as equipas de resposta rápida e a resposta articulada dos agentes de proteção civil, os hospitais de campanha e a criação de zonas de expansão e zonas dedicadas na saúde a situações de pandemia)
U. C. 3 - Global Health e Emergências Humanitárias (os grupos de vulneráveis e as catástrofes, campos de desalojados, implementação e organização)
U. C. 4 - Sanidade Internacional, Medidas básicas de saúde pública e saneamento - ( Regulamento Sanitário Internacional e a vacinação em contexto de missões e catástrofes, controlo epidemiológico e de doenças emergentes, NRBQ, a comunicação em contexto de crise)
U. C. 5 - Sistemas de Proteção Civil
WORKSHOPS
CURSOS
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
ACREDITAÇÕES/PARCERIA:
- AMERICAN HEART ASSOCIATION
- ITLS
- INEM
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Habilitar os profissionais e agentes da protecção civil, profissionais de saúde, autarquias, serviços de Bombeiros e Forças de Segurança com os conhecimentos específicos e capacidade de gestão e actuação em catástrofe, sanidade internacional, emergências humanitárias e saúde global.
Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.
Licenciados em áreas da Saúde, Proteção Civil, Gestão, Gestão Autárquica, Bombeiros e Forças de Segurança.
Candidaturas até ao dia 17 de setembro de 2020.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
30
230 horas de contato
25
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
O Curso decorrerá de outubro de 2020 a julho de 2021. As aulas decorrem ás sextas-feiras das 18h00 ás 22h00 e sábados das 8h00 ás 18h00. Os workshops presenciais realizar-se-ão mensalmente no horário previsto das aulas on-line e presenciais. Uma vez por mês decorrem workshops presenciais de frequência obrigatória.
outubro de 2020 a julho de 2021.
Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.
Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Medicina de Catástrofe, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública. Formadora internacional Sénior Instrutor do Emergo Train System (ETS), instrutora dos cursos de CETC, SBV DAE, PEPP, GEMS e ITLS. É Medical Coordinator do Chapter do ITLS Portugal e Angola.
Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Licenciatura em Enfermagem, Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo Unidade de Tomar. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.
Enfermeiro Chefe, responsável pela Gestão de Recursos Humanos de Enfermagem da Força Aérea Portuguesa. Enfermeiro do serviço de Helitransporte Emergência Médica e exerceu funções de coordenador VMER-CSC. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS ACCESS. Instrutor de Trauma, Emergência Médica, Catástrofe e NRBQ, Primeiros Socorros, TESD – Técnicas de Extração Salvamento e Desencarceramento. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.
Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Enfermeiro Militar, Coordenador do Departamento de Cuidados Cirúrgicos e Internamento, no Hospital Militar Regional no 2, Coimbra (Portugal). Instrutor coordenador – ANTRAM, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Instrutor de emergências e primeiros socorros, Formador no Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo (Moçambique), Instrutor do curso de First Responder, Técnicas de socorrismo, Trauma, Emergência e Catástrofe, Emergência e Catástrofe; Resgate em ambiente contaminado NRBQ, SAV; SBV-DAE. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS Militar. Coordenador do Módulo de Formação e Simulação, Coordenação pedagógica do Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica – ministrado aos docentes do Curso de Medicina Geral, Coordenador e Formador do curso de socorrismo em cenários multivítimas, coordenador na Secção de Gestão da Informação. Formação em: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP (e Certificação INEM, TAS). Comandante da Equipa de Posto de Socorro Evacuação / Módulo Sanitário do Exército Português em Missão pela ONU, Shaama (Líbano).
Assistente Sénior de Anestesiologia e Reanimação nos Hospitais de Leiria. Santarém, Tomar e Abrantes. Mestrado Europeu de Medicina de Catástrofe. Pós-Graduação em Trauma. Instrutora dos cursos ITLS e PEEP.
Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Mestre em Medicina de Catástrofe. Enfermeiro Diretor do INEM.
Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation