Introdução

Atualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para os profissionais de saúde, em especial para os enfermeiros. As mudanças que recentemente se têm operado, em termos de aumento de complexidade dos problemas de saúde dos cidadãos, a sofisticação das tecnologias quer de diagnóstico quer de tratamento, impõem aos enfermeiros que exercem a sua actividade profissional em unidades de urgência a uma constante atualização dos conhecimentos e práticas dirigidas, fundamentalmente, ao doente crítico.

A Pós-Graduação em Emergência e Trauma está estruturada para promover o desenvolvimento de competências cognitivas, psicomotoras e ético-relacionais a quando da sua intervenção à pessoa/família em situações de urgência.

Data de realização do curso

Janeiro de 2020

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

M1 - Instalações e equipamentos

M2 - Gestão de Recursos

M3 - Emergência Pré Hospitalar

M4 - Importância da Investigação em Emergência

M5 - Aspetos Legais, Éticos e Deontológicos em Enfermagem de Emergência

 

Curso “Via Aérea Essentials”

 

UNIDADE CURRICULAR 2 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MÉDICAS

M1-Respiratórias

M2-Cardiovasculares:

§ Suporte hemodinâmico emergente

§ Monitorização

§ Sépsis

M3- Neurológicas

M4-Pediátricas e Neonatais

 

Curso “Ventilação Invasiva”

Curso “Suporte Avançado de Vida (ACLS)”

Curso “Ventilação Não Invasiva”

Curso “Eletrocardiografia e Farmacologia na Emergência”

 

UNIDADE CURRICULAR 3 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS/TRAUMÁTICAS

M1-Urgências cirúrgicas traumáticas

M2-Urgências cirúrgicas não traumáticas

M3-Queimado grave

M4-Abordagem imagiológica

M5-Analgesia econtrolo da dor

M6-Atuação em catástrofe

 

Curso “Suturas”

Curso “International Trauma Life Support – ITLS”

 

UNIDADE CURRICULAR 4 – ASPETOS PARTICULARES DA EMERGÊNCIA

M1-Gestão e controlo de riscos ocupacionais, em contexto de emergência

M2-Colheita de órgãos

M3-Emergências endócrinas/metabólica

M4-Intoxicações

M5-Emergências em saúde mental e psiquiatria

M7-Enfermagem Forense na Emergência

M8- Medidas de proteção e Isolamento em CI

Curso “Emergências Obstétricas”

 

UNIDADE CURRICULAR 5- Prática Baseada na Evidência (Opcional) - 5 ECTS

1 - Importância da investigação nas ciências da saúde

2 - Seleção da temática a investigar

3 - Etapas de um projeto de investigação

4 - Leitura crítica do conhecimento científico

§  Realização de trabalho de campo:                   

§  Realização de Trabalho Projeto

§  Realização de artigo de Investigação

CURSO DE FORMAÇÃO OPCIONAL:

§ Curso "Transporte Doente Crítico"

UNIDADE CURRICULAR 1 – ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

M1 - Instalações e equipamentos

M2 - Gestão de Recursos

M3 - Emergência Pré Hospitalar

M4 - Importância da Investigação em Emergência

M5 - Aspetos Legais, Éticos e Deontológicos em Enfermagem de Emergência

 

Curso “Via Aérea Essentials”

 

UNIDADE CURRICULAR 2 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MÉDICAS

M1-Respiratórias

M2-Cardiovasculares:

  • Suporte hemodinâmico emergente
  • Monitorização
  • Sépsis

M3- Neurológicas

M4-Pediátricas e Neonatais

 

Curso “Ventilação Invasiva”

Curso “Suporte Avançado de Vida (ACLS)”

Curso “Ventilação Não Invasiva”

Curso “Eletrocardiografia e Farmacologia na Emergência”

 

UNIDADE CURRICULAR 3 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS/TRAUMÁTICAS

M1-Urgências cirúrgicas traumáticas

M2-Urgências cirúrgicas não traumáticas

M3-Queimado grave

M4-Abordagem imagiológica

M5-Analgesia econtrolo da dor

M6-Atuação em catástrofe

 

Curso “Suturas”

Curso “International Trauma Life Support – ITLS”

 

UNIDADE CURRICULAR 4 – ASPETOS PARTICULARES DA EMERGÊNCIA

M1-Gestão e controlo de riscos ocupacionais, em contexto de emergência

M2-Colheita de órgãos

M3-Emergências endócrinas/metabólica

M4-Intoxicações

M5-Emergências em saúde mental e psiquiatria

M7-Enfermagem Forense na Emergência

M8- Medidas de proteção e Isolamento em CI

Curso “Emergências Obstétricas”

 

UNIDADE CURRICULAR 5- Prática Baseada na Evidência (Opcional) - 5 ECTS

1 - Importância da investigação nas ciências da saúde

2 - Seleção da temática a investigar

3 - Etapas de um projeto de investigação

4 - Leitura crítica do conhecimento científico

    • Realização de trabalho de campo:                   
      • Realização de Trabalho Projeto
      • Realização de artigo de Investigação

CURSO DE FORMAÇÃO OPCIONAL:

  • Curso "Transporte Doente Crítico"

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

  •  Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais
  • Todas as unidades curriculares/cursos opcionais tem um valor acrescido.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- Atualizar conhecimentos científicos, teóricos e práticos, que fundamentam as práticas clínicas de enfermagem em situações de emergência e trauma;
- Promover reflexão crítica dos cuidados de enfermagem nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem à qualidade da assistência e proporcionar tomada rápida de decisão com o intuito de manter a vida;
- Desenvolver competências que promovam atitudes de reflexão das práticas profissionais.

Resumo

A Pós Graduação em Emergência e Trauma visa a atualização de conhecimentos na área de emergência e trauma, para planeamento, execução, avaliação e gestão de cuidados em unidades de saúde.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, seminários e cursos.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

CANDIDATURAS ENCERRADAS.

Ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

232 horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Janeiro de 2020 a Fevereiro de 2021. As aulas decorrerão às sextas, das 17h00 às 21h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Algumas sessões decorrerão durante o dia de sábado e domingo.

Cronograma

PROVISÓRIO

janeiro de 2020 a março de 2021

24 janeiro de 2020;

21 e 22 fevereiro;

6, 7, 20, 21, 27 e 28 março;

17 e 18 abril;

8, 9, 22 e 23 maio;

5, 6, 26 e 27 junho;

3, 4, 17 e 18 julho;

9, 11, 12 e 26 setembro;

2, 3 e 24 outubro;

6, 7, 20 e 21 novembro;

4 e 5 dezembro;

8, 9, 22 e 23 janeiro de 2021;

13, 26 e 27 fevereiro; 

27 e 28 março

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Raul Marques , Enf.

Licenciado em Enfermagem. Pós Graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro coordenador da VMER do CHAA. Enfermeiro Diretor no Hospital Narciso Ferreira.

Rui Campos, Mestre

Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e  Mestre em Medicina de Catástrofe. Enfermeiro Diretor do INEM.

Celeste Dias, Prof.ª Doutora

Doutorada em Neurociências. Licenciada em Medicina. Especialidade de Anestesiologia. Subespecialidade em Cuidados Intensivos. Serviço de Cuidados Intensivos UCI Neurocríticos.

Clara Simões, Prof.ª Doutora

Doutora em Bioética. Docente do IPSN-ESSVA. Título de Especialista (Diário da República serie 1 nº 168 – 31 agosto de 2009). Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Filosofia Especialização na Área da Ética. 

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Estevão Lafuente, Dr.

Especialista em Medicina Interna. Especialista em Medicina Intensiva. Professor convidado da CESPU. Diretor Regional dos Cursos de via aérea. Diretor da escola de formação PlanoSaúde. 

João Reis, Dr.

Médico Cirurgião Geral, no Centro Hospitalar do Alto Ave, Presidente da Comissão de Ética. Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Médico Operacional da VME. É Tutor de alunos do 5º e 6º anos da disciplina de Cirurgia Geral, do Curso de Medicina da Escola Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

Cláudia Bezerra, Drª.

Médica, especialidade de Anestesiologia e sub-especialidade de Medicina Intensiva, participa em várias formações na área do doente crítico, nomeadamente sedação e analgesia

Albino Gomes, Prof. Doutor

Doutoramento Ciências Forenses. Mestrado Medicina Legal e Ciências Forenses. MBA Enfermagem Forense. Presidente da ANEFOR. Membro do Comité Internacional da IAFN. Perito Forense INMLCF. Enfermeiro Forense no SRPF Consultor Forense Internacional UN e CICR. Consultor Disaster Management KAUST e Saudi Red Crescent.

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).

Carla Damas, Dra.
Licenciada em Medicina. Pneumologista do Hospital S. João e Docente da CESPU.
Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation

Pedro Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem. Enfermeiros do Serviço de Urgência do Hospital Sr.ª da Oliveira Guimarães. Instrutor American Heart Association para SBV DAE.

Carlos Correia, Dr.

Licenciado em Medicina Especialidade de Anestesiologia. Director do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.

Filomena Correia, Dra.

Licenciada, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública e Mestre em Medicina de Catástrofe.
Instrutora dos cursos de Emergência Trauma e Catástrofe (CETC), Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE), Trauma e Emergência Pediátrico (PEPP), Trauma e Emergência Geriátrico (GEMS) e International Trauma Life Support (ITLS) Provider, ACCESS. Pediátrico e Militar.

Jose Antonio Pinho, Prof. Doutor

Doutorado pela USC. Mestrado em Saúde Pública, Gestão de unidades de saúde. Pós-Graduação em gestão hospitalar. Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto. Enfermeiro chefe no serviço de cuidados intensivos do Centro Hospitalar do Porto. Docente da CESPU.