Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Dor Orofacial - Disfunção Temporomandibular foi desenvolvido de acordo com competências definidas internacionalmente para os profissionais que atuam nesta área. Este curso tem como principal objetivo dotar os profissionais de saúde de conhecimentos e competências necessárias para, de forma proficiente, serem capazes de avaliar e intervir num contexto de inter, multi e transdisciplinaridade.
Tendo em conta a importância do raciocínio clínico baseado na melhor evidência disponível para o desempenho de uma prática atualizada, este curso reúne um corpo formador de excelência, com um currículo diferenciado, inovador e multidisciplinar.
Esta pós-graduação contempla uma estrutura curricular que privilegia ainda a especificidade da intervenção de 3 grupos profissionais, com a criação de uma unidade curricular opcional para 3 ramos específicos de intervenção (a. Intervenção específica do Fisioterapeuta; b. Intervenção específica do Médico Dentista/Estomatologista; c. Intervenção específica do Terapeuta da Fala) que pretende favorecer a vertente prática proporcionando aos formandos uma elevada oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais.

Data de realização do curso

Fevereiro de 2020

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia
  • Medicina Dentária
  • Medicina
  • Terapia da Fala

Estrutura curricular

U.C. 1 - Ciências Básicas (Anatomia e Fisiologia da cabeça e pescoço; Biomecânica funcional e alterações da função da articulação temporomandibular; Neurofisiologia da dor; Epidemiologia e etiologia da dor orofacial-DTM; Dor orofacial e DTM: Classificação, diagnóstico diferencial e comorbilidades).
U.C. 2 - Avaliação e tratamento (Imagiologia; Avaliação neuropsicológica da dor; Avaliação e intervenção multidisciplinar; Critérios de diagnóstico de DTM; DTM, Oclusão e Ortodontia; Bruxismo; Evidência em Dor orofacial e DTM; Tratamento cirúrgico; Comunicação na DTM; Discussão de casos clínicos).
U.C. 3- Seminários
U.C.4 - Intervenção específica (a. Fisioterapia nas DTM’s; b. Terapia da Fala nas DTM’s; c. Medicina Dentária nas DTM’s; Educação Clínica).

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Observações

Os Fisioterapeutas que concluírem a Pós-Graduação com aprovação terão creditação parcial no Mestrado de Fisioterapia da ESSVS - IPSN.

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Dor Orofacial - Disfunção Temporomandibular tem como principal objetivo dotar os diferentes profissionais de saúde que intervêm nesta condição clínica dos conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na avaliação e tratamento desta condição clínica.
Este curso pretende desenvolver competências avançadas na identificação dos diferentes aspetos relacionados com a DTM, diagnosticar, planear e assegurar cuidados de saúde considerando a importância da interação dinâmica entre profissionais de saúde e de uma prática centrada no paciente. Este curso pretende assim fomentar a partilha de experiências dos diferentes profissionais de saúde que intervêm nesta condição, favorecendo o reconhecimento de sinais e sintomas indicativos de uma necessidade de referenciação, assegurando uma prática profissional e ética ao mais alto nível.
A prática de excelência deverá ser baseada na evidência científica atual e desenvolvida através do raciocínio clínico no sentido de identificar os défices existentes ou potenciais, as limitações funcionais assim como os fatores psicossociais que irão direcionar as intervenções dos diferentes profissionais.

Metodologia

Será utilizada metodologia demonstrativa, expositiva, experimental e/ou problem-based learning, de acordo com as especificidades e tipologias das unidades curriculares.

Destinatários

Médicos, médicos dentistas, estomatologistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala, psicólogos ou outros profissionais de saúde, mediante análise curricular.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 6 de dezembro de 2019.

A seleção é realizada pela ordem de inscrição.

Para a inscrição específica na Unidade Curricular (UC) 4, é critério de seleção para cada um dos ramos:
a. Intervenção específica do Fisioterapeuta: Licenciatura em Fisioterapia
b. Intervenção específica do Médico Dentista/Estomatologista: Licenciatura/Mestrado integrado em Medicina Dentária/Estomatologia
c. Intervenção específica do Terapeuta da Fala: Licenciatura em Terapia da Fala

Seleção realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

200 horas (geral) + 47 horas (UC 4, específica para Fisioterapeutas, Médicos Dentistas/Estomatologistas e Terapeutas da Fala)

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade curricular) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

O curso decorrerá de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021.
As aulas decorrerão, uma vez por mês, às quintas-feiras, das 18h às 22h, sextas-feiras, das 9h às 13h e das 14h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Pontualmente, poderá haver alterações que serão avisadas com a devida antecedência.

Cronograma

Fevereiro de 2020 a Fevereiro de 2021.

Cronograma provisório.

Corpo docente

José Pereira Monteiro, Prof. Doutor
Júlio Fonseca , Mestre
Maria Paço, Prof.ª Doutora
Tiago Oliveira , Dr.
Vanessa Marcelino, Mestre
Ricardo Santos, Mestre
Outros Docentes Convidados