A uns cuidados de saúde cada vez mais exigentes, os profissionais de saúde respondem com uma melhoria do conhecimento e mais diferenciação das suas competências, fazendo face aos problemas atuais e tornando estes cuidados mais eficientes e efetivos.
Se a evolução tecnológica e cientifica aplicada ao tratamento do doente crítico torna imperativo que os enfermeiros que trabalham em unidades de cuidados intensivos, tenham uma constante necessidade de formação \ actualização nesta área, também é verdade que hoje em dia o doente crítico, que não está só confinado a estas unidades, obrigam a que a formação mais diferenciada chegue a todos os enfermeiros das diferentes valências do hospital.
A Pós-Graduação em Cuidados Intensivos, foi idealizada no sentido de promover a atualização das recomendações aplicadas ao suporte e tratamento do doente crítico nos diversos contextos de cuidados intensivos para adultos, em possibilitar o acesso a novas competências, incluindo a frequência em cursos certificados por organizações internacionais, em treinar a resolução de situações clínicos em ambiente de simulação, em estimular a aplicação de metodologias de investigação clínica, dando algum relevo ao conhecimento de alguns princípios que regem a gestão, a ética e o direito aplicado à sua condição de doente crítico.
Assim pretende-se ao longo da pós graduação apresentar e trazer à discussão os mais recentes avanços e inovações nesta área.
outubro de 2020
Lisboa
ESTRUTURA CURRICULAR
U.C.1 – Enfermagem em Cuidados Intensivos
- Curso Via Aérea Essencials
- Curso de Eletrocardiografia e Farmacologia de Urgência
- Curso Suporte Avançado de Vida – ACLS
U.C. 2- Prática Baseada na Evidência
1.1 – Etapas do processo de investigação
2. Seleção da temática a investigar
2.1 – Questão orientadora de um trabalho de investigação
2.2 – Objetivos
3. Etapas de um trabalho de investigação
3.1 – Enquadramento teórico/concetual
3.2 – Metodologia – desenhos de investigação
3.2.1 – Paradigma quantitativo
3.2.2 – Paradigma qualitativo
4. Como realizar um Projeto
5. Revisão sistemática da literatura
6. Apresentação de resultados de investigação
7. Leitura crítica do conhecimento científico
8. Trabalho de campo
U. C. 3 - Interdisciplinaridade em Cuidados Intensivos
3.1. Doente sético
3.2. Medidas de proteção e Isolamento em CI
3.3. Curso de nutrição em Cuidados Intensivos
3.4. Curso de ventilação invasiva em CI
3.5. Curso de ventilação não invasiva em CI
3.6. Curso de técnicas de substituição renal
U. C. 4 – Particularidades de Enfermagem em Cuidados Intensivos
4.1. Enfermagem em cuidados intensivos coronários
4.2. Enfermagem em cuidados intensivos neurocríticos
4.3. Enfermagem em cuidados intensivos pós cirúrgicos
4.4. Curso avançado de trauma
4.5. Curso transporte do doente crítico
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
ACREDITAÇÕES/PARCERIA:
- AIRWAY WORLD
- AMERICAN HEART ASSOCIATION
NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
1 - Desenvolver competências para o profissional de enfermagem prestar atendimento qualificado ao doente critico e sua família, internado em Unidade de Cuidados Intensivos, pautados pela humanização e pela ética.
2 - Atualizar conhecimentos científicos, teóricos e práticos que fundamentam as práticas clínicas de enfermagem em situações de ameaça á vida;
3 - Promover reflexão crítica dos cuidados de enfermagem em contextos de Cuidados Intensivos;
4 - Adquirir habilidades/competências para intervir em situações de urgência e emergência;
5 - Desenvolver capacidade de tomada rápida de decisão com o intuito de manter a vida;
6 - Desenvolver competências que promovam atitudes de investigação e de reflexão das práticas clínicas.
O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, seminários e cursos.
Face à pandemia do COVID-19, algumas sessões poderão decorrer em videoconferência.
Licenciados em Enfermagem.
Candidaturas até ao dia 4 de outubro de 2020.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.
24
321 horas de contacto
35
O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Os estudantes têm que ter aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.
O Curso decorrerá de outubro de 2020 a novembro de 2021. As aulas decorrem, quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados.
outubro de 2020 a novembro de 2021.
Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.
Doutorada em Ciências de Enfermagem. Licenciada em Enfermagem. Mestrado em Medicina de Catástrofe. Formadora do Conselho Europeu de Reanimação. Enfermeira Chefe na Unidade de Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Médica, especialidade de Anestesiologia e sub-especialidade de Medicina Intensiva, participa em várias formações na área do doente crítico, nomeadamente sedação e analgesia
Médico intensivista sénior. Diretor Regional do Difficult Airway Course-First Airway LCC ; Coordenador do CIT - AHA; Professor Associado Convidado do Mestrado Integrado Medicina - CESPU
Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.
Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.
Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Mestre em Educação Especialidade Educação para a saúde. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Tese de Doutoramento” CUIDAR DA FAMÍLIA COM UM IDOSO DEPENDENTE: FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Diretora Departamento das Ciências da Saúde da ESSVA. Coordenadora Curso de Licenciatura em Enfermagem.
Licenciatura em Enfermagem, Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Pós-Graduação em Medicina de Catástrofe do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar. Formador na área da emergência.
Doutorado pela USC. Mestrado em Saúde Pública, Gestão de unidades de saúde. Pós-Graduação em gestão hospitalar. Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto. Enfermeiro chefe no serviço de cuidados intensivos do Centro Hospitalar do Porto. Docente da CESPU.
Doutorada em Neurociências. Licenciada em Medicina. Especialidade de Anestesiologia. Subespecialidade em Cuidados Intensivos. Serviço de Cuidados Intensivos UCI Neurocríticos.
Licenciado em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Formador INEM. Assistente convidado no Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica do IPVC-ESS.