Introdução

A interpretação da qualidade em saúde é distinta e pode refletir diferentes perspetivas e abordagens pela sua dinâmica e constante evolução. Contudo, esta é um desafio necessário e uma prioridade fundamental para a gestão das organizações em saúde sendo um imperativo para a melhoria contínua dos seus processos e respostas. A exigência da sua construção nas organizações de saúde representa a responsabilidade e o respeito pelas pessoas a que elas recorrem e garantem os requisitos mínimos para o sucesso dos seus resultados. A formação e o desenvolvimento de competências nesta área de formação é transversal a todas as organizações.

Data de realização do curso

janeiro de 2020

Áreas de conhecimento

  • Gestão / administração

Estrutura curricular

U C. 1 - Análise estratégica e gestão de risco da organização

U.C. 2 – Gestão da Qualidade

  • Parte I – Gestão da Qualidade: ISO 9001
  • Parte II - Gestão da Qualidade: Boas Práticas Laboratoriais

U. C. 3 – Gestão por Processos e Sistema de Indicadores

U. C. 4 – Sistema de Gestão Ambiental

U.C. 5 – Sistema de Gestão Saúde e Higiene no Trabalho

  • Parte I -  Sistema de Gestão Saúde e Higiene no Trabalho: ISO 45001
  • Parte II – Sistema de Gestão Saúde e Higiene no Trabalho: Modelo Empresa Saudável

U.C. 6 – Gestão de Riscos para a Segurança do Paciente e Gestão de Emergência

U.C. 7 – Requisitos de Qualidade e Segurança Alimentar: BRC, IFS, ISO 22000

U.C. 8 – Auditor de Sistemas de Gestão

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.

Observações

Obtenção de Certificados:

  • Certificado Geral do Curso CESPU/AENOR
  • Certificado correspondente ao curso Auditor AENOR

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Conhecer os conceitos fundamentais dos sistemas de gestão da qualidade;
2. Assimilar conceitos e técnicas de gestão do risco em saúde;
3. Conhecer os principais sistemas de gestão da qualidade aplicados mundialmente às organizações de saúde;
4. Adquirir competências para a implementação e gestão de programas de qualidade;

Metodologia

Sessões letivas presenciais recorrendo a metodologia expositivo, PBL e CBL.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

260 horas de contato.

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária. Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. 

Duração e regime

O curso decorrerá de Janeiro a Dezembro de 2020.
As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 18h00 às 22h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Corpo docente

Nuno Araújo, Prof. Doutor

Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Cândido Pires, Eng.

Licenciatura em Engenharia de Produção Ramo Metalomecânica. Fundador e Sócio do Grupo “Business Partners, SPGS SA – Centro de Competências de Assessoria Empresarial. Consultor, formador e auditor em Gestão Organizacional e participação em diversos projetos de desenvolvimento e qualificação dos setores empresariais. Auditor Certificado pelo Instituto Português da Qualidade. Auditor IQNet (IQNet 9004). Auditor Coordenador de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 AENOR. Auditor Coordenador de sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação NP 4457 AENOR.  Auditor Certificado pela SAI (Social Accountability Internacional) para auditorias de Responsabilidade Social SA 8000. Auditor verificador de Relatórios de Sustentabilidade, qualificado e segundo o GRI (Global Report Iniciative). Auditor de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social SR 10 IQNET. Perito na área dos Serviços Socias. Auditor e “Experto” qualificado para o referencial Empresas Familiarmente Responsáveis (EFR) da Fundación Más Família.

Rita Palmeira, Dr.ª

Doutoramento e Ciências Farmacêuticas pela Universidade da Beira Interior. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Membro integrado do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra. Membro colaborador do Centro de Investigação das Ciências da Saúde, Faculdade das Ciências da Saúde, UBI, Covilhã. Professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Auditora em Sistema de Gestão. 

Diana Carvalho, Eng.ª

Mestrado em Engenharia IndustrialLicenciatura em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Técnica Superior de Ambiente e Qualidade. Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho (nível 6). Gestora de Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho. Auditora ISO9001, ISO14001, OHSAS.

Cláudia Leal, Eng.ª

Licenciatura Ciência Alimentar. Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar. Auditora no âmbito da Higiene, Segurança e Qualidade alimentar Cliente mistério (na área alimentar e não alimentar). Elevada experiência na implementação e auditoria de sistemas HACCP. 

Ilia Ramos , Eng.ª

Licenciatura em Engenharia Biológica. Ramo Tecnologia Química e Alimentar e Mestre em Tecnologia do Ambiente. Técnica Superior de Segurança e Higiene do Trabalho. Formadora com certificado de aptidão profissional. Auditora reconhecida pelo IRCA nos referenciais ISO 9001 e ISO 22000. Consultora e Auditora Sénior em Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. Consultora e Auditoria nos referenciais do Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar (Codex Alimentarius, HACCP, ISO22000, BRC e IFS). Vasta experiência de trabalho a nível da Indústria Alimentar e setor corticeiro. 

Paulo Moniz , Eng.º

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, opção de Telecomunicações (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Especialização em Engenharia da Segurança pelo ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade). Consultor Sénior em Segurança e Higiene do Trabalho. Formador no âmbito da Segurança e Higiene do Trabalho. Auditor Coordenador OHSAS 18001. 

Pilar Baylina, Dr.ª

Doutoramento em Saúde Pública, especialidade em Administração e Gestão em Saúde. Pós-graduação em Engenharia da Qualidade pelo Instituto Electrotécnico Português - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica – Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Pós-graduação em Engenharia de Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Engenharia Química. Docente, regente de diversas disciplinas das licenciaturas e Mestrados da área de Gestão, Gestão da Qualidade e Estatística. Coordenadora na área Científica de Gestão e Administração em Saúde. 

Carlos Esteves, Enf.

Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Pós-Graduado em Gestão de Serviços de Saúde. Mestrando em Gestão de Unidades de Saúde. Diretor Serviço Esterilização (2008-2010), certificado pela ISO 9001, Gestor da Qualidade (>2010) e Gestor de Risco (>2019), Coordenador da VMER (2009-2019) e Coordenador da Emergência Intra-Hospitalar (>2016) do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.. Auditor do CHKS para Programas de Acreditação em Saúde (>2002). Curso de Auditoria pela ISO 19011 para ISO 9001; Perito Técnico pela LusoAenor. Membro do Accreditation Awards Panel do CHKS (>2019) e do Accreditation Council (>2019). Gestor de Cliente do Programa Nacional de Acreditação de Hospitais (Instituto da Qualidade na Saúde: 2002-2007). Membro da equipa de melhoria contínua da ARS-N para os Cuidados Continuados (2009-2010). Membro da Direção (e sócio fundador da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde (2010-2019). Membro da CT 180 (APQ/IPQ): Gestão do Risco (2011-2019).