Introdução

No Mundo Global as catástrofes e emergências humanitárias, têm vindo a adquirir um papel relevante nas preocupações da sociedade civil, em virtude do impacto na saúde, na economia e na sociedade dos povos. A III conferencia Mundial das Nações Unidas realizada em 2015 em Sendai, delineou as estratégias para a diminuição do risco e da vulnerabilidade dos povos, através do aumento da resiliência e da capacidade de intervenção e resposta dos países membros para o período de 2015-2030.
A globalização, a facilidade de realizar viagens intercontinentais, a mobilidade das populações e os problemas colocados pelos conflitos armados, terrorismo, epidemias e desastres naturais com o aumento do número de deslocados, colocam desafios aos sistemas de saúde nacionais e além-fronteiras, necessitando de uma resposta rápida e eficaz e esclarecida em áreas como a emergência, o trauma, a catástrofe e as epidemias.
Os vários agentes da Protecção Civil, particularmente empenhados na gestão e organização do caos, proveniente das situações de catástrofe, necessitam de apoio em áreas como a resposta aos desastres e a emergências humanitárias, de modo a articular procedimentos e actuações no terreno a nível local, nacional e internacional.
Assim surge esta Pós Graduação na área da Intervenção em Catástrofe e Emergências Humanitárias no mundo global, dirigida a licenciados nas áreas da Saúde, Protecção Civil, Psicologia, Gestão e Gestão Autárquica numa metodologia de blended learning com formação através de ensino à distancia e workshops presenciais, em parceria com Universidades Internacionais, o que permite de forma modular pelo período de uma ano a aquisição e partilha de conhecimento e experiência em Catástrofe e Emergência Humanitária, numa perspectiva teórica e prática com discussão de casos e simulação em sala ou exterior.

Data de realização do curso

novembro de 2019

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

U. C. 1 - Global Health e Emergências Humanitárias - Situações de Catástrofes, Actuação no pré e no intra-hospitalar ( Planeamento, avaliação do risco, logistica, comando e controle, equipas moveis , triagem e transporte, comunicação, stress pós traumatico)
U. C. 2 - Global Health e Emergências Humanitárias (os grupos de vulneráveis e as catástrofes, campos de desalojados, implementação e organização)
U. C. 3 - Sanidade Internacional, Medidas básicas de saúde pública e saneamento - ( Regulamento Sanitário Internacional e a vacinação em contexto de missões e catástrofes, controlo epidemiológico e de doenças emergentes, NRBQ, a comunicação em contexto de crise)
U. C. 4 - Sistemas de Proteção Civil

WORKSHOPS

  • Workshop de “Train the Trainers” e gestão de equipas, preparação para Missões
  • Workshop planeamento, organização e gestão de simulacros e planos de emergência
  • Workshop Comando e controlo e triagem
  • Workshop comunicações em incidentes multivitimas e de catástrofe
  • Workshop de Administração e Gestão de campos de refugiados
  • Workshop de Segurança e actuação de Forças de Segurança em contexto de crise


CURSOS

  • Curso “International Trauma Life Support” (ITLS)
  • Curso “Suporte Avançado de Vida” (ACLS)
  • Curso Suporte Básico Vida/DAE

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/formacao
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
Comprovativo de transferência para o IBAN PT500033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Observações

ACREDITAÇÕES/PARCERIA:

- AMERICAN HEART ASSOCIATION

- ITLS

- INEM 

NOTA: Os conteúdos relativos a esta Pós-Graduação podem estar suscetíveis a alterações pontuais.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Habilitar os profissionais e agentes da protecção civil, profissionais de saúde, autarquias, serviços de Bombeiros e Forças de Segurança com os conhecimentos específicos e capacidade de gestão e actuação em catástrofe, sanidade internacional, emergências humanitárias e saúde global.

Destinatários

Licenciados em áreas da Saúde, Proteção Civil, Gestão, Gestão Autárquica, Bombeiros e Forças de Segurança. 

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 17 de outubro de 2019.
A seleção é realizada por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

230 horas de contato

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.

Duração e regime

O Curso decorrerá de novembro de 2019 a setembro de 2020. As aulas decorrem ás sextas-feiras das 18h00 ás 22h00 e sábados das 8h00 ás 18h00. Os workshops presenciais realizar-se-ão mensalmente no horário previsto das aulas on-line e presenciais. Uma vez por mês decorrem workshops presenciais de frequência obrigatória.

Cronograma

Novembro de 2019 a Outubro de 2020.

2019

15 e 16 de Novembro

29 e 30 de Novembro

13 e 14 de Dezembro

2020

10 e 11 de Janeiro

24 e 25 de Janeiro

7 e 8 de Fevereiro

28 e 29 de Fevereiro

6 e 7 de Março

20 e 21 de Março

27 e 28 de Março

3 e 4 de Abril

17 e 18 de Abril

8 e 9 de Maio

22 e 23 de Maio

5 e 6 de Junho

19 e 20 de Junho

3 e 4 de Julho

18 e 19 de Setembro

9 e 10 de Outubro

23 e 24 de Outubro

Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Filomena Horta Correia, Dra.

Licenciada, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública e Mestre em Medicina de Catástrofe.
Instrutora dos cursos de Emergência Trauma e Catástrofe (CETC), Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE), Trauma e Emergência Pediátrico (PEPP), Trauma e Emergência Geriátrico (GEMS) e International Trauma Life Support (ITLS) Provider, ACCESS. Pediátrico e Militar.

Irene Pereira, Mestre
Maria Etelvina Sousa Calé, Dr.ª
André Cunha, Enf.

Licenciatura em Enfermagem, Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Edgar Jacinto, Enf.

Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.

Jorge Humberto Santo Martins
Luís Gonçalves, Mestre

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro Chefe, responsável pela Gestão de Recursos Humanos de Enfermagem da Força Aérea Portuguesa, enfermeiro do serviço de Helitransporte Emergência Médica e  exerceu funções de coordenador VMER-CSC. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS ACCESS. Instrutor de Trauma, Emergência Médica, Catástrofe e NRBQ, Primeiros Socorros, TESD – Técnicas de Extração Salvamento e Desencarceramento.

Marco Piedade, Enf.

Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Bráulio Sousa, Mestre

Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Curso de Pós Licenciatura e Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Enfermeiro Militar, Coordenador do Departamento de Cuidados Cirúrgicos e Internamento, no Hospital Militar Regional no 2, Coimbra (Portugal).

Instrutor coordenador – ANTRAM, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Instrutor de situações de emergência e primeiros socorros, Formador no Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo (Moçambique), Instrutor do curso de Firts Responder, Técnicas de socorrismo, Trauma, Emergência e Catástrofe, Emergência e Catástrofe; Resgate em ambiente contaminado NRBQ, Suporte Avançado de Vida; SBV-DAE. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS Militar.

Coordenador do Módulo de Formação e Simulação, Coordenação pedagógica do Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - ministrado aos docentes do Curso de Medicina Geral, Coordenador e Formador do curso de socorrismo em cenários multi- vítimas, Coordenador na Secção de Gestão da Informação.

Formação em Suporte Básico de Vida e Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, Curso Europeu de Primeiros Socorros, Curso Essencial de Socorrismo, Curso Socorrismo Pediátrico, Curso Técnico de Socorrismo de Proximidade, Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte (Certificação INEM, Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (Certificação INEM - 2015).

Comandante da Equipa de Posto de Socorro Evacuação / Módulo Sanitário do Exército Português em Missão pela ONU, Shaama (Líbano).

Florbela Silva, Dr.ª
Rui Campos, Mestre

Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e  Mestre em Medicina de Catástrofe. Enfermeiro Diretor do INEM.

Sónia Cunha Santos, Dr.ª
Fernanda Santos , Dr.ª
Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Ricardo Pires, Enf.

Licenciado em Enfermagem , com formação no Executive Master em Gestão e Administração em Saúde, Pós-Graduado em Clínica de Emergência em Saúde Pós-Graduado em Medicina do Conflito e da Catástrofe, Course in Peace Operations and Humanitarian Action, Curso HEAVY RESCUE Modulo Ferroviário , Curso Complementar de Operações de Socorro, Curso de Defesa Para Jovens,Curso Elementar de Gestão de Campos de Deslocados, Curso TCCC - Tactical Combat Casualty Care,Curso PHTLS Pré Hospital Trauma Life Support, Geriatric Education for Emergency Medical Services - GEMS

Formador Nacional:INEM – Nível II e III e Escola Nacional de Bombeiros – Salvamento e Desencarceramento.

Formador Internacional: Internacional Trauma Life Support (Provider, Pediatric e Acess),Advanced Assessmente and Tratment of Trauma, Pediatric Education for Prehospital Professionals (PEPP), Basic Life Support (BLS), Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) ,Pediatric Advanced Life Support (PALS), Course SAVER Specialist Multidisciplinary technical Rescue /, Instruction and Secnario Building, Curso Intensivo de Actuação em Emergência e Catástrofe e Medical Response to Major Incidents (MRMI).