Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.
Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.
No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.
Março de 2019
U.C. DIREITO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE – 2 ECTS
U.C. ECONOMIA DA SAÚDE E FINANÇAS – 2 ECTS
U.C. CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE – 1 ECTS
U.C. GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE – 2 ECTS
U.C. GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 2 ECTS
U.C. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 2 ECTS
U.C. GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE – 1 ECTS
U.C. MARKETING E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE – 1 ECTS
U.C. GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA – 3 ECTS
U.C. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E LIDERANÇA – 2 ECTS
U.C. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 2 ECTS
U.C. CONTROLO DE GESTÃO E CONTABILIDADE EM SAÚDE – 2 ECTS
U.C. POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE – 2 ECTS
U.C. GOVERNAÇÃO CLÍNICA – 2 ECTS
U.C. MÉTODOS ESTATÍSTICOS – 2 ECTS
U.C. PLANEAMENTO – 2 ECTS
O Executive Master em Gestão e Administração em Saúde 7ª Edição, é um curso de formação acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, para efeitos de qualificação profissional, com a atribuição de 3,5 CDP e para acesso a aquisição de competências.
A obtenção de competência acrescida não depende exclusivamente da frequência deste curso, implicando outros requisitos definidos pela Ordem dos Enfermeiros.
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/posgraduacoes
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
O valor de candidatura (50€) será devolvido no caso de adiamento ou cancelamento da formação.
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.
As aulas terão uma componente presencial.
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Candidatura até ao dia 08/02/2019.
Selecção por ordem de inscrição.
30
260 Horas de contacto
30
O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Recurso a uma avaliação contínua. Para aprovação o formando terá que obter aproveitamento em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 9,5 valores. O trabalho produzido na Unidade Curricular de Gestão Baseada na Evidência terá ponderação de 30% na nota final do Executive Master.
As aulas decorrem à sexta-feira, das 18h às 22h e ao sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h, com uma frequência bimensal.
2019
29 de março (16h às 21h)
30 de março (9h às 18h)
12 de abril(18h às 22h)
13 de abril (9h às 18h)
4 de maio (9h às 18h)
18 de maio (9h às 18h)
7 de junho (18h às 22h)
8 de junho (9h às 18h)
28 de junho (18h às 22h)
29 de junho (9h às 18h)
12 de julho (18h às 22h)
13 de julho (9h às 18h)
14 de setembro (9h às 18h)
28 de setembro (9h às 18h)
11 de outubro (16h às 22h)
12 de outubro (9H às 18H)
25 de outubro (18h às 22h)
26 de outubro (9h às 18h)
8 de novembro (18h às 22h)
9 de novembro (9h às 18h)
23 de novembro(9h às 18h)
7 de dezembro (9h às 18h)
2020
17 de janeiro (18h às 22h)
18 de janeiro (9h às 18h)
31 de janeiro (18h às 22h)
1 de fevereiro (9h às 18h)
14 de fevereiro (18h às 22h)
15 de fevereiro (9h às 18h)
29 de fevereiro (9h às 18h)
13 de março (18h às 22h)
14 de março (9h às 18h)
28 de março (9h às 18h)
3 de abril (15h às 16h)
3 de abril (16h às 20h)
4 de abril (9h às 18h)
Cronograma Provisório. Poderá estar sujeito a aletrações pontuais.
Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.
Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.
Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.
Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE.
Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.
Entre 2013 e 2014 foi Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE.
De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar
Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.
Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.
Doutorado em Gestão pela FEP. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.