Introdução

A CESPU ao criar o curso de Pós-Graduação em Nutrição, Qualidade e Segurança Alimentar, vem aperfeiçoar outras Pós-Graduações já ministradas na área da Saúde e Segurança Alimentar no sentido de ir ao encontro das necessidades evidenciadas pelo mercado. Esta PG visa fundamentalmente a valorização pessoal de directores/coordenadores técnicos de diversas empresas como são exemplo Instituições Particulares de solidariedade social (IPSS), centros hospitalares, lares de idosos, restauração colectiva, consultores em segurança alimentar, etc.. Existe uma efetiva necessidade no sector alimentar de profissionais com elevada capacidade de acompanhamento e conhecimentos técnicos ao nível da implementação de sistemas de qualidade e de segurança alimentar (ISO, BRC e EFSIS). Esta formação pós-graduada visa também o aporte de conhecimentos  relativos à optimização de dietas alimentares.

Data de realização do curso

Novembro de 2017 a Maio de 2018

Estrutura curricular

U.C. 1 - HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

U.C. 2 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR

U.C.3 - HACCP

U.C.4 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/formacao
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  1. Ministrar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da higiene alimentar.
  2. Oferecer os recursos necessários à implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar segundo os requisitos de Boas Práticas de Higiene e Fabrico e da aplicação do sistema de Análise dos Perigos e Controlo dos Pontos Críticos (HACCP), dotando os formandos de todos os conhecimentos essenciais ao planeamento, exploração, manutenção e actualização dos sistemas de gestão da qualidade e da segurança alimentar.
  3. Dotar os formandos de conhecimentos relativos aos referenciais normativos ISO, BRC e EFSIS (qualidade e segurança alimentar).
  4. Dotar os formandos de conhecimentos básicos relativos a dietas alimentares.

Destinatários

Licenciados em Biologia, Química, Ciências Farmacêuticas, Ciências Alimentares, Psicologia e Ciências Sociais.

Candidatura e selecção

Segunda fase de  candidatura até 07/11/2017.
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

152 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

Aprovação em todas as Unidades Curriculares.

Duração e regime

Pós- Laboral
Sexta-feira, das 18:00 às 22:00 e sabado das 9:00 às 18:00 (quinzenalmente).

Cronograma

2017
10 e 11 de Novembro
24 e 25 de Novembro
15 e 16 de Dezembro
2018
12 e 13 de Janeiro
26 e 27 de Janeiro
2 e 3 de Fevereiro
16 e 17 de Fevereiro
2 e 3 de Março
16 e 17 de Março
6 e 7 de Abril
20 e 21 de Abril
4 e 5 de Maio
19 de Maio

Corpo docente

Ana Luisa Paiva, Profa. Doutora

Licenciatura em Engenharia Química (FEUP). Pós Graduação em Engenharia da Qualidade (IEP / FEUP) e Pós Graduação em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGS Portugal). Mestrado em Ciência e Engenharia Alimentar (ESB/UCP). Doutoramento em Biotecnologia (ESB/UCP). Desde Maio de 2004: Vice-presidente da Direcção Regional do Norte da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ-DRN). Desde Maio de 2000, membro da Bolsa de Auditores da SGS ICS.  Auditor Coordenador para Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000), Ambiente (ISO 14001), Segurança Alimentar (ISO 22000, Codex Alimentarius, BRC, GTP), Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457).

Cândido Pires, Eng.

Licenciatura em Engenharia de Produção Ramo Metalomecânica. Fundador e Sócio do Grupo “Business Partners, SPGS SA – Centro de Competências de Assessoria Empresarial. Consultor, formador e auditor em Gestão Organizacional e participação em diversos projetos de desenvolvimento e qualificação dos setores empresariais. Auditor Certificado pelo Instituto Português da Qualidade. Auditor IQNet (IQNet 9004). Auditor Coordenador de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 AENOR. Auditor Coordenador de sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação NP 4457 AENOR.  Auditor Certificado pela SAI (Social Accountability Internacional) para auditorias de Responsabilidade Social SA 8000. Auditor verificador de Relatórios de Sustentabilidade, qualificado e segundo o GRI (Global Report Iniciative). Auditor de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social SR 10 IQNET. Perito na área dos Serviços Socias. Auditor e “Experto” qualificado para o referencial Empresas Familiarmente Responsáveis (EFR) da Fundación Más Família.

Carla Maria Osório Ferreira Malheiro, Mestre

Mestre em Engenharia Industrial com Especialização em Gestão Industrial. Pós-graduada em Consultoria e Auditoria Alimentar. Licenciada em Engenharia Alimentar. Diretora da Qualidade  e Segurança Alimentar da CND - Companhia Nacional de distribuição e da DCG - Distribuição e Comercio Geral - Grupo Teixeira Duarte, SA(Auditora, Formadora e Coordenadora da Equipa HACCP).

Ricardo Dinis-Oliveira, Prof. Doutor

Doutoramento em Toxicologia. Curso de Especialização em Medicina Legal. Agregação em Ciências Forenses. Professor Catedrático do IUCS-CESPU e da FMUP. Diretor do Departamento de Ciências do IUCS-CESPU. Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas IUCS-CESPU. Coordenador do 1º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses IUCS-CESPU. Coordenador do 2º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses do IUCS-CESPU. Membro da Comissão Coordenadora do 3º Ciclo de Estudos em Ciências Biomédicas do IUCS-CESPU. Membro da Comissão Coordenadora do 3º Ciclo de Estudos em Toxicologia do IUCS-CESPU. Diretor da Unidade de Investigação 1H-TOXRUN - IUCS-CESPU. Investigador Integrado do UCIBIO-REQUIMTE Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda