Introdução

A acupunctura é hoje aceite na comunidade médica como um método que utiliza técnicas de estimulação neuronal periférica com o objectivo de modular a actividade do sistema nervoso através de uma rede neuronal complexa. A introdução das agulhas vai promover um conjunto de respostas ao nível local, segmentar ou espinhal e supra-segmentar ou cerebral. A estimulação desses mesmos pontos de acupunctura visa ter o resultado de libertar substancias vasoactivas que participam no primeiro nível de modulação da nocicepção. Ao nível segmentar ou espinhal a sua acção vai ser exercida na medula nos cornos posteriores. A teoria do “gate control” permitirá compreender esse efeito da acupunctura.

Existem correlações anatomicas, entre os pontos da acupunctura e os pontos gatilho miofasciais, o que se verifica relevante e interessante do ponto de vista clinico e terapeutico para quem se dedica ao tratamento da dor, e neste caso concreto a dor orofacial. A existencia de dor miofascial, ao nível da cabeça e pescoço pode de facto reproduzir a sintomatologia do doente ou causar uma dor referida para um local distante da origem da dor. Algo que de facto é extremamente importante para ter em conta num diagnóstico diferencial na area da dor orofacial. De resto e de acordo com a sua etipatogenia, a dor orofacial pode ser dividida em três grupos, dor somática (visceral ou musculoesquelética), dor neuropática e dor de origem psicogénica onde a acupunctura como terapia complementar pode desempenhar um papel importante.

A importancia de obter uma correcta história clinica bem como a realização de um exame clínico intra-oral para despistar qualquer lesão como fonte primária de dor e um exame extra-oral com recurso a palpação digital de estruturas como a articulação temporomandibular, dos músculos da mastigação e também entre outros, dos músculos posturais será fundamental para integrar o conceito da acupunctura contemporanea e como tal implementar a acupunctura como opção terapeutica, no tratamento da dor orofacial.

Desta forma o curso de pós graduação em Acupunctura para Medicina Dentária e Dor Orofacial, visa dotar os seus formandos de um corpo docente multidisciplinar, onde a tematica da Dor Orofacial e da Acupunctura possam abordar areas distintas que envolvem distúrbios inflamatórios locais ou sistémicos, hipertensão muscular continua devido a adopção de posturas incorrectas, alterações metabolicas, emocionais, distúrbios do sono, infecções cronicas entre outras, como de resto será possivel constatar através do programa do curso.

Data de realização do curso

dezembro de 2017

Estrutura curricular

U.C.1 Principios básicos da Medicina Tradicional Chinesa - YIN/YANG, Orgãos enérgeticos, canais e colaterais.

- Princípios básicos da Medicina Tradicional Chinesa - YIN/YANG, Órgãos energéticos, canais e colaterais: descrição do trajecto dos canais e identificação dos canais.

U.C.2 Fisiopatologia da Dor, Dor Cronica Vs Dor Aguda, Dor Orofacial, Bases Anatmofisiologicas da Acupunctura

U.C.3 Anatomia da Cabeça e Pescoço

U.C.4 Estudo da Cinematica do Complexo Crânio-Cervico-Mandibular, Biomecânica da Articulação Temporomandibular

U.C.5 Canais da cara, Intestino Grosso, Estomago, Intestino Delgado, Triplo Aquecedor, Vesicula Biliar, Bexiga e Pontos Extra

- Canais da cara, Intestino Grosso, Estomago, Intestino Delgado, Triplo Aquecedor, Vesicula Biliar, Bexiga e Pontos Extra : Descrição do trajecto do canal, Identificação do canal, Localização de pontos, Acção dos pontos, Técnica de punctura dos pontos, Síndromes associados.

U.C.6 Técnicas de Acupunctura, Casos Clínicos

- Técnicas de Acupunctura, Casos Clínicos: Descrição do trajecto do canal, Identificação do canal, Localização de pontos, Acção dos pontos, Técnica de punctura dos pontos, Sindromes associados.

U.C.7 Efeitos adversos, Auriculoterapia, Analgesia Dentária, Casos Clínicos

U.C.8- Selecção e combinação de pontos, Acupunctura contemporânea

- Selecção e combinação de pontos, Acupunctura contemporânea: Descrição do trajecto do canal, Identificação do canal, Localização de pontos, Acção dos pontos, Técnica de punctura dos pontos, Síndromes associados.

U.C.9- Síndromes dolorosos

- Síndromes dolorosos: Descrição do trajecto do canal, Identificação do canal, Localização de pontos, Acção dos pontos, Técnica de punctura dos pontos, Síndromes associados.

U.C.10-Diagnósticos diferencias da dor orofacial, doenças sistémicas com repercussões na cavidade oral

U.C.11- Distúrbios temporomandibulares: Distúrbios de interferência do Disco, Distúrbios inflamatórios da Articulação Temporomandibular, Patologia funcional muscular, casos Clínicos

U.C.12- Seminário clínico

- Seminário clínico: Descrição do trajecto do canal, Identificação do canal, Localização de pontos, Acção dos pontos, Técnica de punctura dos pontos, Sindromes associados.

U.C.13- Sintomas Orofaciais Perspectiva Psicossomática, casos clínicos

U.C.14- A Imagiologia como meio auxiliar de diagnóstico na dor orofacial. O contributo da Bioegenharia no estudo da Dor Orofacial, casos clínicos

U.C.15-  Investigação e prática baseada na evidência

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

-Permitir aos estudantes adquirir os conhecimentos necessários na área da acupunctura para que estes possam ser aplicados na sua atividade clínica;

- Perante os complexos fenómenos fisiológicos que estão subjacentes à Dor Orofacial e as relações com diferentes áreas da Medicina e da Medicina Dentária fomentar uma aquisição de conhecimentos que permita abordar esta temática com um corpo docente multidisciplinar;

- Promover a acupunctura como uma técnica terapêutica de particular interesse para os clinicos numa área especifica como a Dor Orofacial.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 24 de dezembro de 2017.

Ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

300 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O numero de faltas não poderá exceder 15% de carga horária.

Avaliação continua 50%, apresentação de casos clínicos 25% e apresentação de trabalho de pesquisa cientifica 25%.

Duração e regime

O curso decorrerá de dezembro de 2017 a novembro de 2018.

As aulas decorrerão mensalmente, à sexta-feira e sábado das 09h00 às 13h00 horas e das 14h00 às 19h00, havendo no entanto alguns meses em que decorrerão 2 módulos.

Este horário pode ter alguma modificação por motivos de organização docente e/ou administrativa, que será anunciado antecipadamente.

Cronograma

Provisório

dezembro de 2017 a novembro de 2018