O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Curso Avançado, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos cognitivos e comportamentais, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivas e investigacionais das áreas leccionadas.
janeiro de 2016
Unidade Curricular 1 - Dos Modelos aos Processos de Mudança
Unidade Curricular 2 Curso de Introdução ao Mindfulness: Teoria, Prática e Aplicações Clínicas. Minfulness e Neurociências
Unidade Curricular 3 Curso de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Modelo, Processos Básicos e Prática
Unidade Curricular 4 Modelos Evolucionários - Implicações Clínicas. O Modelo Biopsicosocial de Paul Gilbert. Vergonha, Auto-Criticismo e Terapia Focada na Compaixão
Unidade Curricular 5 - Supervisão de Casos
O Curso Avançado tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)
Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Curso Avançado, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos cognitivos e comportamentais, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivas e investigacionais das áreas leccionadas.
Os aspectos da articulação entre a teoria e prática, a discussão de casos clínicos, a demonstração das estratégias terapêuticas através de role-play e a supervisão dos casos clínicos apresentados pelos formandos, constituirão a base estruturante do curso. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos suficientes para a elaboração e concretização de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais nas áreas clínicas focadas no Curso. A estruturação do curso exigirá assim uma participação muito activa dos formandos.
O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Curso Avançado, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos cognitivos e comportamentais, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivas e investigacionais das áreas leccionadas.
Licenciados em Psicologia e Medicina - Psiquiatria e Pedopsiquiatria.
Candidaturas até 31/12/2015
Análise curricular, académica e profissional e ordem de inscrição.
35
120 Horas
17
O número de faltas não poderá exceder 25% de carga horária.
Aprovação em exame final e avaliação em prática ao longo do curso.
O curso decorrerá de janeiro a dezembro de 2016. As aulas decorrerão aos sábados das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30 (quinzenalmente).
PROVISÓRIO
janeiro a dezembro de 2016
09/01 e 23/01
06/02 e 20/02
05/03 e 19/03
02/04 e 16/04
07/05 e 21/05
04/06 e 18/06
Julho-Agosto (estudo e Férias)
03/09 e 17/09
01/10 e 15/10
05/11
Dezembro - (Exame e entrega de diplomas)
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Ex. Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC. Prof. Catedrático da FPCEUC Jubilado.
Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.
Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Investigadora do CINEICC.
Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.
Psicóloga Clínica. Teacher in Training in Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), Center for Mindfulness, University of Massachusetts Medical School (UMASS).
Psicólogo Clínico. Doutorando na FPCEUC. Investigador do CINEICC.