Introdução

O exercício da profissão de técnico de radiologia, permite a estes profissionais desempenhar as suas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de todos os exames na área da radiologia, com vista ao diagnóstico e tratamento do doente. É ainda da responsabilidade deste profissional a utilização de técnicas e normas de proteção e segurança radiológica no manuseamento de fontes com radiações ionizantes e não ionizantes, bem como na colaboração de procedimentos no âmbito da radiologia de intervenção. O Técnico de Radiologia contribui assim decisivamente para o diagnóstico final cabendo-lhe a responsabilidade de realizar exames no âmbito da radiologia convencional, tomografia computorizada, ressonância magnética mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea e angiografia digital ’ .
A coordenação do curso de radiologia do ESSVA, decidiu voltar a implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de radiologia uma formação complementar em radiologia em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em RM e TC, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nestas áreas de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, facilmente se depreende que a formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) dos Técnicos de Radiologia, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente nas áreas da RM e TC, é nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nestas áreas do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam a nossa profissão sustentam e justificam esta pós graduação.

Data de realização do curso

Novembro de 2015

Áreas de conhecimento

  • Radiologia

Estrutura curricular

  • UNIDADE CURRICULAR 1 – Anatomofisiologia
  • UNIDADE CURRICULAR 2 – Ciências da Saúde
  • UNIDADE CURRICULAR 3 – Gestão do Risco e Segurança do Doente em Imagiologia
  • UNIDADE CURRICULAR 4 – Gestão e Administração de Serviços Saúde
  • UNIDADE CURRICULAR 5 – Princípios físicos, instrumentação, imagem e segurança em RM e TC
  • UNIDADE CURRICULAR 6 – Métodos e técnicas diferenciadas em Radiologia  RM e TC
  • UNIDADE CURRICULAR 7 – Patologia em Radiologia RM e TC
  • UNIDADE CURRICULAR 8  Investigação em Radiologia

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura143 Kbytes Ficha inscrição para eventos129 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos120 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico na área das ciências radiológicas, vertente RM e TC, Fornecer competências aos alunos para que sejam capazes de “realizar todos os exames da área de radiologia de diagnóstico médico, programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas que intervêm na prevenção e promoção da saúde”( ), particularmente nas áreas da RM e TC, Pretende-se que os profissionais de radiologia aumentem e alarguem o conhecimento relativo a esta área de diagnóstico de forma científica, alicerçada em conhecimentos teóricos relacionados com a RM e TC; Preparar os alunos para a conceção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames do foro da RM e TC; Evidenciar conhecimentos de anatomia normal, incluindo o seu desenvolvimento e modificação desde a vida fetal até à idade avançada; Identificar os processos patológicos e os parâmetros fisiológicos, as manifestações desses tendo em conta a avaliação da eficácia do exame por RM e TC; Proporcionar aos alunos aptidões para a aplicação e análise dos resultados dos protocolos utilizados em RM e TC; Compreender os enquadramentos legislativos, político, ético e de investigação que fundamentam, informam e influenciam a sua prática profissional; Proporcionar aos alunos aptidão para a aplicação de diferentes métodos e técnicas, no âmbito da RM e TC, com vista à obtenção de diagnóstico por imagem; Motivar os alunos para a procura de novos conhecimentos, de novas formas de resolver problemas e novas formas de atuação; Proporcionar aos alunos aptidões para a conceção, planeamento, organização e concretização de um plano de intervenção adequado às necessidades individuais de cada doente, tendo em conta a informação clínica, o estado do paciente e o objetivo final da realização do exame; bem como aptidão para análise da implementação desse plano e introdução de alterações sempre que necessário; Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais; Dotar os alunos de capacidade de transmitir informação de uma forma correta e clara em situações sociais e científico-profissionais, tendo em conta o ambiente profissional em que se encontram; Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico; Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos profissionais de radiologia, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de RM e TC, assim como, aumentar a eficácia, eficiência e produtividade do seu trabalho; Reconhecer o valor da investigação em radiologia e outras atividades académicas; Investir na formação ao longo da vida, obtendo formação e aptidões que demonstrem ser essenciais à sua atividade profissional; Comportar-se de acordo com códigos de conduta profissional.

Resumo

O exercício da profissão de técnico de radiologia, permite a estes profissionais desempenhar as suas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de todos os exames na área da radiologia, com vista ao diagnóstico e tratamento do doente.

Metodologia

A metodologia de ensino baseia-se essencialmente num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas em sala de aula.

Destinatários

Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica - Radiologia.

Candidatura e selecção

Segunda Fase de Candidaturas até 12/11/2015

Análise curricular Académica, Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

248 horas

Unidades de crédito do curso

31

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação a todas as Unidades Curriculares.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Novembro de 2015 a Dezembro de 2016. As aulas decorrerão à sexta-feira, das 18h00 às 22h00 e ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00(quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO
novembro de 2015 a dezembro de 2016

2015

27 e 28 novembro

11 e 12 dezembro

 

2016

08 e 09 janeiro

22 e 23 janeiro

 

12 e 13 fevereiro

26 e 27 fevereiro

 

11 e 12 março

18 e 19 março

 

8 e 9 de abril

15 e 16 abril

 

06 e 07 maio

20 e 21 maio

 

03 e 04 junho

17 e 18 junho

 

01 e 02 julho

22 e 23 julho

 

09 e 10 setembro

23 e 24 setembro

 

14 e 15 outubro

21 e 22 outubro

4 e 5 de novembro

18 e 19 de novembro

2 e 3 de Dezembro

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

António Almeida Dias, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Estevão Lafuente, Dr.

Especialista em Medicina Interna. Especialista em Medicina Intensiva. Professor convidado da CESPU. Diretor Regional dos Cursos de via aérea. Diretor da escola de formação PlanoSaúde. 

Renato Sousa, Dr.

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós-Graduado em gestão Hospitalar pela CESPU, Professor Especialista em Radiologia pela CESPU; Coordenador do Curso de Radiologia da ESSVA-CESPU; Coordenador do serviço de Radiologia do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Lídio Silva, Mestre

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.

José Carlos Morais, Mestre

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Coimbra. Licenciado em radiologia, Mestrado em Ciências da Educação, Professor especialista em radiologia. Pós Graduação em RMN pelo ISAVE. Docente do ensino superior, Téc. diagnóstico e terapêutica  no Hospital Senhora Oliveira. Vários anos de lecionação da Unidade Curricular respetiva.

Sofia Brandão, Prof.ª Doutora

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Professora especialista em radiologia pela CESPU, Mestre em Informática Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorada em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professora Adjunto Principal na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

Ricardo Ribeiro, Mestre

Bacharel em Radiologia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciado em Radiologia Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Pós Graduado em Ciências da educação pela Universidade Católica Portuguesa; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa; Pós – Graduado em Ressonância Magnética pelo ISAVE; Professor especialista em Radiologia pela CESPU; Técnico de radiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave. Docente Ensino Superior.

Paulo Brandão, Prof. Doutor
Licenciado em Medicina pela FMUP. Especialista em Radiodiagnóstico. Doutorado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho.
Daniela Seixas, Profa. Doutora
Licenciada em Medicina pelo ICBAS; investigadora e assistente convidada da FMUP; Neurorradiologista do CHVNG; Doutorada em Neurociências da Faculdade de Medicina Universidade do Porto.
Sónia Marisa Machado, Profa. Doutora

Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela; Doutorada em Farmacognosia e Fitoquímica; Mestre em Ciências Farmacêuticas; Mestre em Tecnologia do Medicamento na Especialidade de Farmacologia; Licenciada em Ciências Farmacêuticas; Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto; Curso monitor de ensaios clínicos pela Eurotrials. Consultora Técnico-Científica em fitoterapia, nutracêuticos e cosmecêuticos. Docente e coordenadora de Mestrado e Pós-graduações da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora no IINFACTS/CESPU, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no CIBIO/FCUP.