Introdução

As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se ativamente nos processos de mudança em curso.
Sem querer esgotar a problemática e a globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a saúde da população.

Data de realização do curso

novembro de 2015

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - Epidemiologia e Saúde Pública

  • Módulo 1 – Epidemiologia e Saúde Pública
  • Módulo 2 – Bioestatística


Unidade Curricular 2 - Sistemas de Saúde

  • Módulo 1 – Nova Gestão Pública - Governação Clínica
  • Módulo 2 – Políticas e Sistemas de Saúde - Inovação e Reformas do Sistema de Saúde


Unidade Curricular 3 - Bioética e Gestão

  • Módulo 1 – Direito e Legislação em Saúde
  • Módulo 2 – Ética e Deontologia Profissional


Unidade Curricular 4 - Gestão e Administração em Saúde

  • Módulo 1 – Gestão da Qualidade na Saúde / Risco Clínico
  • Módulo 2 – Economia da Saúde
  • Módulo 3 – Financiamento e Análise Financeira em Saúde
  • Módulo 4 – Avaliação de Desempenho
  • Módulo 5 – Gestão e Administração em Saúde
  • Módulo 6 – Higiene e Segurança nos Serviços de Saúde
  • Módulo 7 – Contabilidade e Controlo de Gestão
  • Módulo 8 – Gestão de Recursos Humanos na Saúde
  • Módulo 9 – Gestão de Operações - Produção, Logística e Recursos Materiais em Saúde


Unidade Curricular 5 - Novos Desafios na Saúde

  • Módulo 1 – Coaching e Liderança na Gestão em Saúde
  • Módulo 2 – Serviço Nacional de Saúde - Organização, Funcionamento, Evolução
  • Módulo 3 – Contratualização em Saúde
  • Módulo 4 – Empreendorismo e Inovação


Unidade Curricular 6 - Investigação em Saúde

  • Módulo 1 – Métodos de Investigação
  • Módulo 2 – Oficina de Investigação em Gestão e Administração em Saúde


Unidade Curricular 7 - (Enfermeiros) - Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem

  • Módulo 1 – Politicas Inovação e Reformas em Enfermagem
  • Módulo 2 – Marketing Social e Comunicação na Enfermagem
  • Módulo 3 – Sistemas de Informação em Saúde
  • Módulo 4 – Resumo Mínimo de Dados em Enfermagem
  • Módulo 5 – Tomada de Decisão e Gestão pela Evidência em Enfermagem
  • Módulo 6 – Fundamentos para a Supervisão e Formação em Contexto Clínico


Unidade Curricular 8 - Estratégia e Gestão

  • Módulo 1 – Marketing Social e Comunicação em Saúde
  • Módulo 2 – Sistemas de Informação em Saúde
  • Módulo 3 – Gestão pela Evidência em Saúde

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre o sistema de saúde, reformas e políticas de saúde;
  • Desenvolver competências necessárias na área da gestão e administração de serviços de saúde;
  • Promover o desenvolvimento de estratégias para a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

Resumo

As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.

Metodologia

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas até 12 de novembro de 2015

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

276 Horas

Unidades de crédito do curso

31

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual a 50%.

Duração e regime

O curso decorrerá de novembro de 2015 a novembro de 2016. As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h (quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO
novembro de 2015 a novembro de 2016

2015

27 e 28 novembro

 

11 e 12 dezembro

 

2016

08 e 09 janeiro

22 e 23 janeiro

 

12 e 13 fevereiro

26 e 27 fevereiro

 

11 e 12 março

18 e 19 março

 

8 e 9 de abril

15 e 16 abril

 

06 e 07 maio

20 e 21 maio

 

03 e 04 junho

17 e 18 junho

 

01 e 02 julho

22 e 23 julho

 

09 e 10 setembro

23 e 24 setembro

 

14 e 15 outubro

21 e 22 outubro

 

4 e 5 de novembro

18 e 19 de novembro

2 e 3 de Dezembro


O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Teresa Herdeiro, Profª. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica Mestre em Engenharia Alimentar Doutorada em Saúde Publica Docente do IPSN - ESSVA.

Vítor Macedo, Mestre

Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. Aguarda a marcação da defesa de Tese de Doutoramento em Gestão pela FEP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL.

Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Diana Pereira, Dra.
Licenciada em Contabilidade e Administração. Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde. Curso de Especialização em Administração Hospitalar. Administradora Hospitalar e Gestora da Qualidade do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE. Consultora da União das Misericórdias Portuguesas na área da Gestão da Qualidade. Docente convidada do Ensino Superior.
Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE.
Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.
Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE.
De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

João Miranda, Mestre

Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação –pela UM. Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation)”, pelo “Examination Institute for Information Science (EXIN)”. Associado do “IT Service Management Fórum (ITSMF)” – Portugal. Diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação desde Março de 2016, do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA). Líder do Grupo “Gestão da Comunicação e da Informação (MCI)” do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International. Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA.

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Nuno Araújo, Mestre

Docente do IPSN-ESSVA. Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Mestre em Ciências Empresariais: Especialidade de Gestão em Saúde. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Doutorando em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial no ISCTE.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Miriam Silva, Drª.
Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Eduardo Reis Torgal, Dr.
Business Master Coach pela Behavior Coaching School, é mentor e co-Fundador do Eneacoaching em Portugal , empresa de Business Coaching que actua em Portugal na área de Coaching de Executivos. É professor convidado em pós-graduações nas áreas de Liderança, Coaching e Eneagrama na Universidade Lusófona (IT Governance) e 6 Sigma Black Belt Instituto Politénico de Leiria. Foi co-Fundador e Partner da BeCoach. Membro Profissional da IEA  International Enneagram Association; Practitioner em PNL, e Master Trainer Internacional em Coaching; Sócio fundador e Vice-presidente da AEPORT - Associação Eneagrama de Portugal; Professor de Eneagrama Certificado EPTP Enneagram Worldwide de Helen Palner e David Daniels.
Álvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Rute Simões Ribeiro, Dra.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é doutoranda em Saúde Pública na Especialidade de Política, Gestão e Administração de Saúde, na mesma instituição, e exerce funções atualmente como investigadora também na ENSP/UNL, no Grupo de Investigação dedicado às Políticas e Administração de Saúde, na linha de investigação sobre Contratualização em Saúde. Integra a Direção da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) e a Comissão Científica do Prémio de Boas Práticas em Saúde da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A experiência profissional mais relevante centra-se no estudo e reflexão sobre as políticas de saúde, em parceria com os principais stakeholders no setor da saúde em Portugal, tendo desenvolvido, no âmbito do grupo de investigação que integra, diversos projetos de investigação, designadamente, na área do financiamento e contratualização em cuidados de saúde primários e hospitalares, em cuidados continuados integrados, em cuidados oncológicos, VIH/sida, entre outros, e, também, na área do apoio à formação e capacitação para a contratualização interna dos órgãos intermédios de gestão de unidades hospitalares, em contexto nacional e internacional. Tem também participado, ativamente, no desenvolvimento e aplicação de diversos métodos e técnicas qualitativas de investigação e colaborado com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), entre outras organizações.

Conferencistas Convidados