Introdução

A interacção entre o exercício físico e alguns tipos de doença estabeleceu uma nova área de intervenção designada por exercício clínico.

Actualmente, a evidência científica que suporta a importância da actividade física na prevenção e involução de doenças, maioritariamente relacionadas com o sedentarismo, além de extensa, continua em franco crescimento.

Paralelamente, estão também amplamente descritos os efeitos nefastos que a fraca condição física gerada pelo sedentarismo provocam em qualquer idade. Assim, o exercício clínico, mais do que uma necessidade, deve ser encarado como uma prioridade imprescindível numa sociedade cada vez mais sedentária.

Este curso visa estudar os processos fisiológicos induzidos pelo exercício e pelo treino nas diversas patologias relacionadas com o sedentarismo e com o envelhecimento, salientando a sua capacidade de involução e prevenção em contexto de doença. Pretende-se, também, desenvolver no aluno um conhecimento integrado dos estados patológicos mais comuns associados à inactividade física, da fisiologia humana em situações de exercício físico ou treino e da forma como estes se relacionam.

Ambiciona-se que os alunos elaborem planos de acção fundamentados na mais recente literatura, compreendam a resposta adaptativa das cargas do exercício e do treino, tendo sempre em conta as relações dinâmicas entre os riscos e os benefícios e analisando e respeitando, permanentemente, os constrangimentos implícitos e específicos de cada situação patológica.

Data de realização do curso

Novembro de 2015

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

U.C.1 - Introdução à Fisiologia do Exercício

U.C.2 - Introdução ao Exercício Clínico

U.C.3 - Adaptações ao Exercício e ao Treino nas Doenças Endócrinas e Metabólicas

U.C.4 -  Adaptações ao Exercício e ao Treino nas Doenças Cardiovasculares e Pulmonares

U.C.5 - Adaptações ao Exercício e ao Treino nas Doenças do Aparelho Músculo-esquelético

U.C.6 - Adaptações ao Exercício e ao Treino nas Doenças Oncológicas

U.C.7 - Exercício e Neuroprotecção

U.C.8 - Nutrição e Alimentação no Exercício e na Doença

U.C.9 - Seminário de Exercício Clínico

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O curso visa estudar os processos fisiológicos induzidos pelo exercício e pelo treino nas diversas patologias relacionadas com o sedentarismo e com o envelhecimento, salientando a sua capacidade involutiva e preventiva em contexto de doença.

Pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado dos estados patológicos mais comuns associados à inactividade física, da fisiologia humana em situações de exercício físico ou treino, e da forma como estes se relacionam.

Ambiciona-se que os alunos elaborem planos de acção fundamentados na mais recente literatura, compreendam a resposta adaptativa das cargas de exercício e a sua capacidade preventiva, tendo sempre  em conta as relações dinâmicas entre os riscos e os benefícios, analisando e respeitando, permanentemente, os constrangimentos implícitos e específicos de cada situação.

Destinatários

Licenciados da área da Saúde, Desporto e Educação Física e outros profissionais mediante análise curricular.

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas até 12 de Novembro de 2015.

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

160 Horas

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

A Avaliação, dentro de cada módulo é contínua, sob a forma de observação direta, questionários ocasionais, apresentação de casos, elaboração de relatórios, exames práticos de avaliação, entre outros que os docentes pensem ser adequados. Considera-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.

Os alunos não poderão exceder em faltas mais do que 20% das horas letivas por módulo. Em caso de faltas por doença, devidamente justificadas, deverá expor a situação ao coordenador do curso.

Duração e regime

O curso decorrerá aos sabados (9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00) com uma periodicidade quinzenal.

Corpo docente

Alberto Alves, Prof. Doutor

Doutorado em Actividade Física e Saúde na FADEUP com investigação na área da reabilitação cardíaca. Licenciado em Educação Física e Desporto pela FADEUP. Mestre em Reabilitação Cardíaca pela Universidade de Essex no Reino Unido e formação especializada em Reabilitação Cardíaca acreditada pelo European Board for Accreditation in Cardiology e pela British Association for Cardiovascular Prevention and Rehabilitation. Fisiologista do Exercício no Programa de Reabilitação Cardíaca do University Hospitals Coventry and Warwickshire NHS Trust. Revisor de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Autor de 25 artigos científicos em revistas com revisão entre pares, 11 resumos em revistas indexadas/actas de congressos, 2 capítulos de livros internacionais e 23 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Orientador e co-orientador de diversas dissertações de mestrado e doutoramento. Actualmente é professor auxiliar no Instituto Superior da Maia.

António Carlos Faria, Dr.

Licenciado em Cardiopneumologia pela ESSVA. Diploma de Estudos Avançados na Área da Fisiologia pela Universidade de Vigo. Cardiopneumologista (execução de provas de esforço como parte integrante de Cintigrafia de Perfusão de Miocárdio) do HPP – Boavista. Pós-Graduação em Tratamento e Análise Estatística de Dados em SPSS. Coordenador da 1ª Edição da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da CESPU Formação.

Daniel Moreira Gonçalves, Prof. Doutor

Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (a decorrer). Doutoramento em Atividade Física e Saúde, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2012. Licenciado em Desporto e Educação Física, pela FADEUP. Doutorado em Atividade Física e Saúde, pela FADEUP e a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor Assistente Convidado, Departamento de Fisiologia e Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde. Pós Doutoramento no CIAFEL – FADEUP. Tem várias publicações cientificas em revistas nacionais e internacionais, orientação de trabalhos de investigação do foro académico e revisor de artigos científicos de diversas revistas cientificas.

Eduardo Nuno Oliveira, Prof. Doutor

Doutorado em Ciências do Desporto pela FADE. Mestre em Ciências do Desporto na área de Treino de Alto Rendimento Desportivo na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Coordenador do Programa de Exercício Físico MAMA HELP: Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Eduardo Teixeira, Prof. Doutor

Doutorado em Atividade Física e Saúde na FADEUP na área da regeneração muscular pós-traumática. Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Ex-diretor técnico do CIAFEL. Professor auxiliar convidado nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício na Licenciatura e Mestrado dos cursos de desporto e atividade física e saúde no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, CESPU. Autor de artigos científicos e orientador de teses de mestrado. Revisor nas revistas AEHD e IJSM.

Inês Aleixo, Prof.ª Doutora

Doutorada em Atividade Física e Saúde na FADEUP. Mestre em Atividade Física e Saúde e Atividade Física Adaptada na FADEUP. Licenciada em Desporto e Educação Física na FADEUP. Autora de diversas publicações científicas na área da bioquímica e fisiologia do exercício, particularmente nos efeitos mediados pelas mitocôndrias na cardio e neuro proteção induzida pelo exercício.

Luísa Soares-Miranda, Prof.ª Doutora

Doutorada em Actividade Física e Saúde pela FADEUP. Mestrado Integrado em Medicina. Licenciada em Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e Licenciada em Ciências Básicas da Saúde pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Investigadora de Pós-Doutoramento no CIAFEL. Tem várias publicações em revistas internacionais e é revisora da Plos One, International Journal of Obesity, Europace, European Journal of Pediatrics e Contemporary Clinical Trials.

Sandra Abreu, Prof.ª Doutora

Doutorada em Actividade Física e Saúde pela FADEUP. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Investigadora no CIAFEL. Publicou 20 artigos em revistas especializadas e 37 trabalhos em actas de eventos. Revisor das seguintes revistas científicas: BMC Public Health, Public Health Nutrition, Journal of Human Nutrition and Dietetics, Nutrition Research, Appetite.

Inês Gonçalves, Prof.ª Doutora

Doutorada em Atividade Física e Saúde pela FADEUP é também Mestre em Atividade Física e Saúde pela FADEUP. Autora e coautora de várias publicações científicas na área da biologia/bioquímica do desporto, particularmente na área da esteatose hepática não alcoólica tem também uma veia de campo como Treinadora e juiz de Ginástica Aeróbica de Competição com títulos nacionais. Atualmente desempenha também funções como Professora Assistente nas unidades curriculares de Fisiologia do Exercício, Anatomofisiologia, Atividade Física e Saúde, Nutrição e Exercício, Biomecânica e Traumatologia do Desporto na Escola Superior de Educação de Fafe e como docente em várias pós-graduações e mestrados no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e na FADEUP