Introdução

Família é contexto natural para crescer.
Família é complexidade.
Família é teia de laços sanguíneos e, sobretudo, de laços afectivos.
Família gera amor, gera sofrimento.
A família vive-se. Conhece-se. Reconhece-se (Relvas, 1996).

Pensar e abordar a Saúde Familiar é pensar nas alterações que a família sofre ao longo do tempo, é pensar nas suas funções, é pensar nas determinantes da sua saúde entre tantos outros aspectos que se entrecruzam.
O curso de Pós Graduação em Saúde Familiar visa fornecer conhecimentos multidisciplinares a todos os agentes que intervêm naquela que é a considerada a “célula fundamental” do indivíduo e da sociedade: A FAMÍLIA.

Data de realização do curso

Outubro de 2014

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - SAÚDE DA FAMÍLIA

- História social da família

- Estruturas e configurações familiares

- Relação de género, sexualidade e poder na família

- Politicas sociais e de saúde para a família

- Funções da família

- Ciclo vital da família

- Determinantes da saúde familiar

- Teorias familiares

- Avaliação familiar

- Crises acidentais na família

. A doença e dependência na família

- Adaptação à doença e resiliência familiar

- Ser cuidador informal na família

. Iniciação ao processo de cuidados informais

. Dificuldades/necessidades dos cuidadores familiares

-Competencias do enfermeiro de familia

UNIDADE CURRICULAR 2 - ALTERAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA

- Famílias em risco

- A pobreza

- Famílias multiproblemáticas

- Mediação familiar

. Toxicodependência na família

. Gravidez na adolescência

. Violência na família 

- Intervenção profissional na família disfuncional

- Redes de suporte de Apoio à família

UNIDADE CURRICULAR 3 - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR

- Diagnóstico de saúde familiar

- Determinar prioridades em saúde da família

- Projectos e programas de intervenção familiar

- A intervenção em saúde da família

- Avaliação 

UNIDADE CURRICULAR 4 - BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE FAMILIAR

- Ética nos cuidados à família

- Educação e comunicação em família

- Comunicar com a família

- Educação/Informação da Família

. Fontes e recursos

. A informação On-Line

- Direito na família

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura212 Kbytes Ficha inscrição para eventos64 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos63 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Proporcionar aos profissionais um espaço de aquisição, reflexão e atualização de conhecimentos científicos na área da Saúde Familiar, numa abordagem multidisciplinar de modo a que nos diversos contextos de trabalho possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais num enfoque de continuum  saúde–doença, desde o nascimento até ao fim do ciclo vital da família com a finalidade de promover e manter do equilíbrio familiar.

Resumo

Pensar e abordar a Saúde Familiar é pensar nas alterações que a família sofre ao longo do tempo, é pensar nas suas funções, é pensar nas determinantes da sua saúde entre tantos outros aspectos que se entrecruzam.
O curso de Pós Graduação em Saúde Familiar visa fornecer conhecimentos multidisciplinares a todos os agentes que intervêm naquela que é a considerada a “célula fundamental” do indivíduo e da sociedade: A FAMÍLIA.

Metodologia

As aulas serão teóricas e teórico-práticas, através da exposição das várias temáticas com análise e discussão de casos. A condição para a conclusão da pós graduação será a aprovação em todos os módulos através de teste escrito ou trabalho. As notas serão de 0 a 20 valores.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Professores e Educadores de Infância.

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 03 de outubro de 2014.

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

160 Horas

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação a todos os módulos.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Outubro de 2014 a Maio de 2015. As aulas decorrerão à sexta-feira, das 16h00 às 20h00 e ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.

Cronograma

PROVISÓRIO
Outubro de 2014 a Maio de 2015

17 e 18 outubro de 2014

14, 15, 28 e 29 novembro de 2014

05, 06, 12 e 13 dezembro de 2014

09, 10, 23 e 24 janeiro de 2015

06, 07, 20 e 21 fevereiro de 2015

06, 07, 20 e 21 março de 2015

10, 11, 17 e 18 abril de 2015

08 maio de 2015


O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora
Doutorada em Educação, na área da prestação de cuidados pela família; Mestre em Ciências de Enfermagem na área de cuidados à família; Especialista em Enfermagem Comunitária; Investigadora do CITS (Centro de Investigação de Tecnologias da Saúde) na área da prestação de cuidados informais; Professora Coordenadora do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem Comunitária; Membro Fundador da APEG.
Lurdes Teixeira, Profa. Doutora
Licenciada e doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Saúde pelo ISCTE – IUL. Possui mestrado em Relações Interculturais, com especialização em Comunicação em Saúde. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – IUL e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ao abrigo do Protocolo de Cooperação Académica UNIFESP/ISCTE. Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
Alexandra Serra, Profa. Doutora
Licenciada e Doutorada em Psicologia, área Comportamento Desviante, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduação em Provas Projectivas e Psicoterapia Cognitiva Narrativa. Coordenadora Mestrado em Psicologia Forense e da Transgressão do ISCSN. Docente na Licenciatura e no Mestrado de Ciências Forenses e Criminais do Departamento de Ciências do ISCSN. Docente e supervisora de estágios académicos do Departamento de Psicologia do ISCSN desde 1996. Colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Valongo desde 2006. Participação em diversas investigações, actual Investigadora Principal da UnIPSa.
Jose Antonio Pinho, Prof. Doutor

Doutorado pela USC. Mestrado em Saúde Pública, Gestão de unidades de saúde. Pós-Graduação em gestão hospitalar. Licenciado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto.  Enfermeiro chefe no serviço de cuidados intensivos do Centro Hospitalar do Porto. Docente da CESPU.

Fátima Ribeiro, Mestre

Mestre em Ética na área da qualidade de vida do idoso na família. Doutoranda em Ética; Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Professora Adjunta do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem de Reabilitação; Membro Fundador da APEG

Francisca Pinto, Mestre

Mestre em Ética na área da Tecnologia da Informação e Comunicação; Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica; Professora Adjunta do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem

 

Isabel Rocha, Dr.

Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária; Pòs Graduada em Gestão de Unidades de saúde; Pós Graduada em Marketing aplicado à saúde e Pós Graduada em Bioética. Foi Vogal do Conselho Clínico do ACES Tâmega III. Professora convidada na ESSVS-Cespu