Introdução

As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se ativamente nos processos de mudança em curso.
Sem querer esgotar a problemática e a globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a saúde da população.

Data de realização do curso

dezembro de 2014

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - Epidemiologia e Saúde Pública

  • Módulo 1 – Epidemiologia e Saúde Pública
  • Módulo 2 – Bioestatística


Unidade Curricular 2 - Sistemas de Saúde

  • Módulo 1 – Nova Gestão Pública - Governação Clínica
  • Módulo 2 – Políticas e Sistemas de Saúde - Inovação e Reformas do Sistema de Saúde


Unidade Curricular 3 - Bioética e Gestão

  • Módulo 1 – Direito e Legislação em Saúde
  • Módulo 2 – Ética e Deontologia Profissional


Unidade Curricular 4 - Gestão e Administração em Saúde

  • Módulo 1 – Gestão da Qualidade na Saúde / Risco Clínico
  • Módulo 2 – Economia da Saúde
  • Módulo 3 – Financiamento e Análise Financeira em Saúde
  • Módulo 4 – Avaliação de Desempenho
  • Módulo 5 – Gestão e Administração em Saúde
  • Módulo 6 – Higiene e Segurança nos Serviços de Saúde
  • Módulo 7 – Contabilidade e Controlo de Gestão
  • Módulo 8 – Gestão de Recursos Humanos na Saúde
  • Módulo 9 – Gestão de Operações - Produção, Logística e Recursos Materiais em Saúde


Unidade Curricular 5 - Novos Desafios na Saúde

  • Módulo 1 – Coaching e Liderança na Gestão em Saúde
  • Módulo 2 – Serviço Nacional de Saúde - Organização, Funcionamento, Evolução
  • Módulo 3 – Contratualização em Saúde
  • Módulo 4 – Empreendorismo e Inovação


Unidade Curricular 6 - Investigação em Saúde

  • Módulo 1 – Métodos de Investigação
  • Módulo 2 – Oficina de Investigação em Gestão e Administração em Saúde


Unidade Curricular 7 - (Enfermeiros) - Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem

  • Módulo 1 – Politicas Inovação e Reformas em Enfermagem
  • Módulo 2 – Marketing Social e Comunicação na Enfermagem
  • Módulo 3 – Sistemas de Informação em Saúde
  • Módulo 4 – Resumo Mínimo de Dados em Enfermagem
  • Módulo 5 – Tomada de Decisão e Gestão pela Evidência em Enfermagem
  • Módulo 6 – Fundamentos para a Supervisão e Formação em Contexto Clínico


Unidade Curricular 8 - Estratégia e Gestão

  • Módulo 1 – Marketing Social e Comunicação em Saúde
  • Módulo 2 – Sistemas de Informação em Saúde
  • Módulo 3 – Gestão pela Evidência em Saúde

Acreditação(ões)

Esta formação é reconhecida pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança e encontra-se a aguardar homologação por parte da Ordem dos Médicos.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre o sistema de saúde, reformas e políticas de saúde;
  • Desenvolver competências necessárias na área da gestão e administração de serviços de saúde;
  • Promover o desenvolvimento de estratégias para a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

Resumo

As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.

Metodologia

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 21/11/2014

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

276 Horas

Unidades de crédito do curso

31

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual a 50%.

Duração e regime

O curso decorrerá de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h (quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO
dezembro de 2014 a dezembro de 2015

05, 06, 12 e 13 dezembro de 2014

09, 10, 23 e 24 janeiro de 2015

06, 07, 20 e 21 fevereiro de 2015

06, 07, 20 e 21 março de 2015

10, 11, 17 e 18 abril de 2015

08, 09, 22 e 23 maio de 2015

12, 13, 26 e 27 de junho de 2015

03, 04, 17 e 18 de julho de 2015

11, 12 e 25 e 26 de Setembro de 2015

09, 10, 23 e 24 de outubro de 2015

06, 07, 20 e 21 de novembro de 2015

04 e 05 de dezembro de 2015


O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Cordeiro Tavares, Prof. Doutor
Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Carlos Alberto Silva, Dr.
Licenciado em Economia. Ex-Vogal do Conselho de Administração H. Sto António. Director Geral da ELNOR.
Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Sofia Veloso, Dra.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Interior; Curso de Realização e Produção Televisiva pelo CENJOR; Exerceu funções de Jornalista na RTP; Exerceu funções de Gestora de Comunicação e Imagem na Delta-Cafés; Colabora como gestora de clientes, conteúdos publicitários e gestão de e-comerce na Mimo2 – empresa de modelismo; Colabora na produção de conteúdos na empresa Areal-Media.
João Miranda, Mestre

Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação –pela UM. Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation)”, pelo “Examination Institute for Information Science (EXIN)”. Associado do “IT Service Management Fórum (ITSMF)” – Portugal. Diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação desde Março de 2016, do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA). Líder do Grupo “Gestão da Comunicação e da Informação (MCI)” do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International. Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA.

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Nuno Araújo, Mestre

Docente Departamento de Ciências da Saúde – ESSVA. Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Mestre em Ciências Empresariais. Coordenador Pedagógico do Executive Master em Gestão e Administração em Saúde na CESPU. Consultor Internacional em projetos EuropeAid – Gestão em Saúde, Recursos Humanos e Formação (Moçambique 2014-2016) – Gestão em Saúde, Saúde Pública, Saúde Comunitária, Materna, Infantil (Guiné 2018-2021). Membro da Comissão Técnico-Científica da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança.

Ana Escoval, Profa. Doutora
Professora Auxiliar de Políticas e Administração de Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública. Integra a Assembleia de Representantes e o Conselho Pedagógico. É ainda membro fundador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Desde Fevereiro de 2000 que integra a equipa que coordena o desenvolvimento do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) na ENSP e faz parte da rede de investigadores que nele colaboram.
Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

Jorge Manuel Cadete, Mestre
Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica e Mestre em Enfermagem, com a categoria de Enfermeiro-Chefe no Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) / Delegação Regional do Norte, com o cargo de Responsável Local de Enfermagem no Centro de Respostas Integradas do Porto Oriental e Presidente da Assembleia Regional da Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros.
Conferencistas Convidados
Nelson Guerra, Mestre

Enfermeiro Chefe; Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros Gestores e Liderança

Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Cândida Clemente Ferrito, Profa. Doutora
Doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica, Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e Especialista em Enfermagem de Saúde Mental. Atualmente é docente do Instituto Politécnico de Setúbal. Membro do Centro de Medicina Baseada na Evidência.
Eduardo Reis Torgal, Dr.
Business Master Coach pela Behavior Coaching School, é mentor e co-Fundador do Eneacoaching em Portugal , empresa de Business Coaching que actua em Portugal na área de Coaching de Executivos. É professor convidado em pós-graduações nas áreas de Liderança, Coaching e Eneagrama na Universidade Lusófona (IT Governance) e 6 Sigma Black Belt Instituto Politénico de Leiria. Foi co-Fundador e Partner da BeCoach. Membro Profissional da IEA  International Enneagram Association; Practitioner em PNL, e Master Trainer Internacional em Coaching; Sócio fundador e Vice-presidente da AEPORT - Associação Eneagrama de Portugal; Professor de Eneagrama Certificado EPTP Enneagram Worldwide de Helen Palner e David Daniels.
Virgínia Maria Trigo, Profa. Doutora
Docente da Escola de Gestão do ISCTE, Autora de diversos artigos na área do empreendedorismo, estudos asiáticos e comportamento organizacional.