Introdução

Actualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para todos os profissionais de saúde. O desafio de actualizar/adquirir conhecimentos e por em prática novos métodos é, actualmente, um estímulo para a evolução científica.

Data de realização do curso

janeiro de 2014

Áreas de conhecimento

  • Desporto

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - Suporte Avançado de Vida

UNIDADE CURRICULAR 2 - Introdução à Fisiologia do Exercício

UNIDADE CURRICULAR 3 - Composição Corporal e Métodos de Avaliação

UNIDADE CURRICULAR 4 - Adaptações Hormonais e Neuromusculares ao Exercício e ao Treino

UNIDADE CURRICULAR 5 - Adaptações Cardiovasculares ao Exercício e ao Treino

UNIDADE CURRICULAR 6 - Adaptações Ventilatórias ao Exercício e ao Treino

UNIDADE CURRICULAR 7 - Patologia Neuromuscular e o Esforço Físico

UNIDADE CURRICULAR 8 - Patologia Cardiorrespiratória e o Esforço Físico

Seminário de Fisiologia do Exercício

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O curso visa estudar os processos fisiológicos relacionados com o exercício/atividade física na execução de tarefas motoras em situações de exercício.
Partindo do conceito de adaptação, pretende-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana em situações de exercício físico, através de uma perspetiva sistémica abordada a diferentes níveis de complexidade.
Pretende-se que os alunos compreendam a resposta adaptativa como performance de um sistema integrado de realização de tarefas motoras, em termos de custo energético e pressão de desempenho. Analisam-se as relações dinâmicas, associadas aos constrangimentos, colocados aos vários componentes.

Resumo

Actualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para todos os profissionais de saúde. O desafio de actualizar/adquirir conhecimentos e por em prática novos métodos é, actualmente, um estímulo para a evolução científica.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e seminários.

Destinatários

Licenciados da área da Saúde, Desporto e Educação Física e outros profissionais mediante análise curricular.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 30/12/2013

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

170 Horas

Unidades de crédito do curso

20

Critérios de aprovação

A Avaliação, dentro de cada módulo é contínua, sob a forma de observação direta, questionários ocasionais, apresentação de casos, elaboração de relatórios, exames práticos de avaliação, entre outros que os docentes pensem ser adequados. Considera-se aprovado o aluno com nota superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno não ser aprovado a dois módulos terá de repetir os mesmos na época de recurso. Caso não seja aprovado a três ou mais módulos considera-se reprovado.

Duração e regime

O Curso decorrerá de janeiro de 2014 a março de 2015. As aulas decorrerão ás sextas das 18h00 às 22h00, aos sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e domingos das 09h00 às 13h00 (mensalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO
Janeiro de 2014 a março de 2015
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Estevão Lafuente, Dr.
Licenciado em Medicina. Especialidade de Medicina Intensiva. Director da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS). Coordenador da Viatura de Emergência e Reanimação (VMER) do CHTS. Instrutor de ACLS pelo AHA. Coordenador do Grupo de Emergência e Reanimação.
Raquel Barros, Dra.
Licenciada em Cardiopneumologia pela ESSVA. Cardiopneumologista (execução de provas de esforço dinâmicas/ farmacológicas como parte integrante de Cintigrafia de Perfusão de Miocárdio) do HPP – Boavista. Cardiopneumologista (execução de provas funcionais respiratórias) no Hospital da Boa Nova.
António Carlos Faria, Dr.

Licenciado em Cardiopneumologia pela ESSVA. Diploma de Estudos Avançados na Área da Fisiologia pela Universidade de Vigo. Cardiopneumologista (execução de provas de esforço como parte integrante de Cintigrafia de Perfusão de Miocárdio) do HPP – Boavista. Pós-Graduação em Tratamento e Análise Estatística de Dados em SPSS. Coordenador da 1ª Edição da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da CESPU Formação.

André Miguel Moreira, Prof. Doutor
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutoramento em "Nutrição, atividade física e obesidade como determinantes imunomoduladores em indivíduos asmáticos e saudáveis ", Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, de Portugal e da Pele e Alergia do Hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de Helsinki, Finlândia; Serviço e Laboratório de Imunologia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Hospital de São João; Presidente do Grupo de Estudo em Alergia, Asma e Desporto da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica. Revisor das Seguintes Revistas científicas (entre outras): British Journal of Sports Medicine; BMC Pulmonary Medicine; International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism; The Physician and Sports Medicine.
Daniel Moreira Gonçalves, Prof. Doutor

Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (a decorrer). Doutoramento em Atividade Física e Saúde, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2012. Licenciado em Desporto e Educação Física, pela FADEUP. Doutorado em Atividade Física e Saúde, pela FADEUP e a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor Assistente Convidado, Departamento de Fisiologia e Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde. Pós Doutoramento no CIAFEL – FADEUP. Tem várias publicações cientificas em revistas nacionais e internacionais, orientação de trabalhos de investigação do foro académico e revisor de artigos científicos de diversas revistas cientificas.

Hélder Rui Fonseca, Prof. Doutor

Doutorado em Actividade Física e Saúde pela FADEUP. Investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação e Actividade Física e Lazer (CIAFEL) nas áreas de mecanobiologia óssea, metabolismo e endocrinologia. Licenciado em Ciência Básicas da Medicina. Autor de diversos artigos científicos, posters e comunicações. Revisor nas revistas: IJSM, Journal of Diabetes and Endocrinology, Muscle and Nerve e AEHD.

Carlos Eduardo Teixeira, Mestre
Mestre em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorando em Actividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Membro do Grupo de Intervenção e Reflexão do Treino em Atletismo. Diretor técnico no CIAFEL.
Eduardo Nuno Oliveira, Prof. Doutor

Doutorado em Ciências do Desporto pela FADE. Mestre em Ciências do Desporto na área de Treino de Alto Rendimento Desportivo na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Coordenador do Programa de Exercício Físico MAMA HELP: Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Pedro Palha Araújo, Mestre
Iniciou a sua carreira na comunicação social em 1997, ingressando no Jornal de Notícias. Foi redator nas secções de Política Internacional, Nacional, Sociedade e Economia. Ajudou a lançar o primeiro suplemento de Economia do JN, em 2004. É atualmente e desde há vários anos editor adjunto na área editorial de Economia do grupo Controlinveste, exercendo funções na marca “Dinheiro Vivo”. Possui uma licenciatura pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem uma pós-graduação em Marketing, na Faculdade de Economia do Porto, onde, já depois de ter lecionado noutras instituições de ensino superior, foi docente da Licenciatura de Gestão.
Luis Serratosa Fernández, Mestre
Médico do Real Madrid Futebol Club. Chefe do Serviço de Reabilitação e Medicina do Desporto do Hospital de Quirón – Madrid. Médico do Centro de Medicina do Desporto de CAR de Madrid.
Tiago António Jacinto, Mestre

Mestrado em Informática Médica. Maio de 2010. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Cardiopneumologista, Laboratório de Alergia, Inflamação e Respiração, Instituto CUF, Matosinhos. Docente no Serviço de Bioestatística e Informática Médica, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigador, CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto. Cardiopneumologista, Serviço de Imunoalergologia, Hospital S.João EPE.

Jorge Puig, Dr.
Cardiologista da Unidade Local de Saúde de Matosinhos – Hospital Pedro Hispano. Cardiologista do Serviço de Medicina Molecular dos Hospital da Boavista. Fez parte integrante do Corpo Clinico do Centro de Medicina Desportiva do Porto.
Luis Filipe Guimarães, Dr.
Médico do Departamento de Formação do Vitória de Guimarães Sport Clube. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduado em Medicina Desportiva pela Universidade do Porto. Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação.
Paulo Ferreira da Silva, Dr.
Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto. Especialista de Cardiologia pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Responsável pela Unidade Funcional de Cardiologia de Famalicão, do Centro Hospitalar do Médio Ave.
Vitor Manuel Moreira, Dr.
Médico do Departamento de Futebol do Sporting Clube de Braga SAD. Médico Fisiatra/Director Técnico – Hospital Particular de Viana e Clínica Fisibalão. Médico no Serviço de Neurofisiologia do Hospital Geral de Santo António. Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Universidade do Porto. Formação no Departamento de Medicina Física e de Reabilitação da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota - EUA.