Introdução

Actualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para os profissionais de saúde, em especial para os enfermeiros. As mudanças que recentemente se têm operado, em termos de aumento de complexidade dos problemas de saúde dos cidadãos, a sofisticação das tecnologias quer de diagnóstico quer de tratamento, impõem aos enfermeiros que exercem a sua actividade profissional em unidades de urgência a uma constante actualização dos conhecimentos e práticas dirigidas, fundamentalmente, ao doente crítico.
A Pós Graduação em Emergência e Trauma está estruturada para promover o desenvolvimento de competências cognitivas, psicomotoras e ético-relacionais a quando da sua intervenção à pessoa/família em situações de urgência.

FINALIDADE
Actualização de conhecimentos na área de emergência e trauma, para planeamento, execução, avaliação e gestão de cuidados em unidades de saúde.

Data de realização do curso

Outubro de 2012

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
1-INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS
Classificação dos Serviços de Urgência (SU): Do espaço Físico aos Equipamentos

  • A evolução e as características gerais do SU
  • Equipamento técnico global num SU
  • Organização funcional da unidade de recepção doente: Sala de Emergência
  • Sistemas manuais e informatizados
2-GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • Quantificação e qualificação dos recursos humanos: o perfil do enfermeiro de Urgência; o papel das lideranças e motivação profissional; avaliação do desempenho;
  • O papel da enfermagem na coordenação e gestão dos auxiliares de acção médica
  • Formação contínua e Comunicação interpessoal – a gestão dos conflitos
  • Gestão de materiais e farmácia
3-ASPECTOS ÉTICOS E BIOÉTICOS DA ENFERMAGEM NO SU
  • Aspectos históricos da ética e da moral.
  • Aspectos profissionais e deontologia.
  • DNR

UNIDADE CURRICULAR 2 – INVESTIGAÇÃO
1-OFICINA DE INVESTIGAÇÃO
  • Etapas do processo de investigação
  • Metodologias de investigação
  • Publicação de resultados

UNIDADE CURRICULAR 3 – INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDAR EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
1-FARMACOLOGIA NO SU
2-SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA
  • A resposta integrada do Sistema de Emergência Médica
  • A cadeia de emergência e a sua operacionalização
  • Emergência Pré-hospitalar
  • Protocolos de Actuação
  • Comunicações
  • Articulação pré e hospitalar
3-PROTOCOLOS DE ACTUAÇÃO
  • Triagem de prioridades
  • Vias verdes
  • AVC
  • SCA

UNIDADE CURRICULAR 4 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MÉDICAS
1-EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES
  • AVC
  • HTA
  • SCA
  • Monitorização no SU
  • Disritmias periparagem
  • Ritmos de paragem
2-EMERGÊNCIAS RESPIRATÓRIAS
  • Patologia respiratória urgente/emergente
  • Ventilação invasiva e não invasiva no SU
3-EMERGÊNCIAS NEUROLÓGICAS
  • Patologia neurológica urgente/emergente não traumática
4-EMERGÊNCIAS HEMATOLÓGICAS
  • Transfusão de hemoderivados no SU
5-EMERGÊNCIAS NEONATAIS
  • Fisiopatologia neonatal
  • Urgências neonatais
  • Ventilação invasiva e não invasiva no recém-nascido
  • Reanimação neonatal
  • Algoritmo de Suporte Básico de Vida Neonatal
  • Acesso vascular: umbilical
  • Fluidoterapia e Farmacologia em Suporte Avançado de Vida Neonatal
6-EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS
  • Patologia Obstétrica urgente/emergente
  • Parto no Serviço de Urgência
7-ASPECTOS PARTICULARES DO SU
  • Emergências psiquiátricas
  • Emergências endócrinas/metabólicas
  • Emergências urológicas
  • Intoxicações
  • Colheita de órgãos

UNIDADE CURRICULAR 5 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS/TRAUMÁTICAS
1-EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS
  • Urgências cirúrgicas não traumáticas
  • Doente queimado
  • Analgesia e controlo da dor

SEMINÁRIOS
SEMINÁRIO I: TRANSPORTE DO DOENTE CRÍTICO
  • Transporte aéreo
  • Transporte terrestre
  • Transporte neonatal
SEMINÁRIO II: IMAGIOLOGIA EM TRAUMA

CURSOS INCLUIDOS
CURSO ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support)
  • Suporte básico de vida;
  • Via aérea avançada;
  • Paragem respiratória;
  • Monitorização e desfibrilhação;
  • Ritmos de paragem cardíaca;
  • Disritmias peri-paragem;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Síndrome coronário agudo;
  • Casos clínicos.

CURSO PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals)
  • Triângulo de Avaliação em Pediatria;
  • Desenvolvimento Infantil;
  • Via Aérea Básica e Avançada;
  • Obstrução da Via Aérea;
  • Interacção Criança e Família;
  • Trauma Músculo-esquelético e Imobilização;
  • RCP Neonatal e Pediátrico;
  • Farmacologia em Pediatria e Administração de Fluidos;
  • Emergências Respiratórias;
  • Emergências Médicas;
  • Emergências Cardiovasculares;
  • Emergências Obstétricas e Estabilização do Recém-nascido;
  • Maus-tratos Infantis;
  • Crianças com Necessidades Especiais;
  • Exposição a Tóxicos;
  • Síndrome de Morte Súbita;

CURSO GEEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services)
  • Envelhecimento;
  • Comunicação com os idosos e com os seus cuidadores;
  • Emergências neurológicas e alteração do estado mental;
  • Emergências respiratórias e cardiovasculares;
  • Emergências farmacológicas e intoxicações medicamentosas;
  • Emergências psiquiátricas;
  • Abuso de idosos e negligência;
  • Conceitos sobre o fim de vida;
  • Trauma músculo-esquelético e imobilizações;
  • Promover a Qualidade de Vida;
  • Estações práticas;
  • Casos clínicos;

CURSO DE EMERGÊNCIA NEONATAL PARA ENFERMEIROS
  • O Enfermeiro Neonatal;
  • A Transição de Feto para Neonato;
  • Recém-nascido: Características anatomo-fisiológicas;
  • Aspectos importantes na avaliação do recém-nascido;
  • Emergências Neonatais;
  • Prematuridade;
  • Malformações Congénitas;
  • Malformações Cardíacas;
  • Algoritmo Neonatal;
  • Ventilação no Neonato;
  • Medicação de Emergência;
  • Acessos Venosos;
  • Transporte do RN;
  • Casos Práticos;

CURSO ABORDAGEM TRAUMA HOSPITALAR (CATH)
  • Avaliação do cenário/incidente
  • Precauções de Segurança Universais
  • Avaliação e abordagem inicial da vítima de trauma
  • Abordagem inicial da via aérea
  • Neurotrauma
  • Trauma Torácico
  • Trauma Abdominal
  • Choque e reposição de fluidos
  • Trauma das Extremidades
  • O grande queimado
  • Trauma Pediátrico
  • Trauma da Grávida
  • Trauma no Idoso
  • Vítimas de trauma sob a influência de álcool ou drogas
  • PCR em trauma
  • Estações práticas
  • Casos clínicos

CURSO DE VENTILAÇÃO EM TRAUMA
  • Introdução à VNI
  • O que é a VNI / Modos ventilatórios
  • Equipamentos / Vantagens e desvantagens da VNI
  • Indicações e contra-indicações da VNI na insuficência respiratória aguda e crónica agudizada.
  • Ventilação não invasiva em trauma
  • Ventilação mecânica invasiva em trauma ( situações especiais).
  • Monitorização do doente com Ventilação mecânica invasiva/não invasiva Ponto de vista de enfermagem
  • Ventilação em Proon Position
  • Importância da permeabilidade das vias aéreas
  • Técnicas de aspiração de secreções e Cinesiterapia respiratória
  • Cough Assist
  • Logística essencial para utilização da VNI em doentes agudos
  • Aplicação do CPAP de BOUSSIGNAC na sala de emergência e em contexto pré-hospitalar.
Bancas práticas
1- Ventilação com ventilador não invasivo - (Vison e BIPAP VPAP TTT ST)
Programação do ventilador e oxigenoterapia de acordo com a situação clínica.
Monitorização necessária.
2 - O que é um ventilador?
Ventilação invasiva em Trauma- aplicação de casos clínicos
3 - Protocolo para iniciar VNI
Saber escolher a interface de acordo com a situação e características do
paciente.
Técnica de colocação e adaptação das máscaras de VMNI.
CPAP de Boussignac.
Aplicação da VMNI – casos clínicos
4 - Cough Assist
Exercícios de relaxamento e adaptação á VMNI
Cinesiterapia Respiratória

CURSOS OPCIONAIS
TNCC (Trauma Nurse Core Course)
  • “Trauma Nursing Core Course” e Enfermagem de Trauma;
  • Avaliação Inicial;
  • Via Aérea e Ventilação;
  • Choque;
  • Trauma Crânio encefálico;
  • Trauma Ocular, Maxilofacial e do Pescoço;
  • Trauma Torácico;
  • Trauma Abdominal;
  • Trauma Vértebro-Medular;
  • Trauma Músculo-Esquelético;
  • Trauma no Queimado;
  • Trauma em Populações Especiais: Grávida, Pediátrica e Geriátrica;
  • Catástrofe e Exercício de Triagem;
  • Aspectos Psicossociais;
  • Transferência e Transporte;
  • Processo de Enfermagem em Trauma – Estação prática;
  • Via Aérea e Ventilação – Estação prática;
  • Extracção do Capacete e Imobilização Vertebral – Estação prática.

CURSO ITLS (International Trauma Life Support)
  • Avaliação do cenário/incidente
  • Precauções de Segurança Universais
  • Avaliação e abordagem inicial da vítima de trauma
  • Abordagem inicial da via aérea
  • Neurotrauma
  • Trauma Torácico
  • Trauma Abdominal
  • Choque e reposição de fluidos
  • Trauma das Extremidades
  • O grande queimado
  • Trauma Pediátrico
  • Trauma da Grávida
  • Trauma no Idoso
  • Vítimas de trauma sob a influência de álcool ou drogas
  • PCR em trauma
  • Estações práticas
  • Casos clínicos

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Real
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
Av. Noruega/Lordelo
5000-508 VILA REAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Actualizar conhecimentos científicos, teóricos e práticos, que fundamentam as práticas clínicas de enfermagem em situações de emergência e trauma;
  • Promover reflexão crítica dos cuidados de enfermagem nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem à qualidade da assistência e proporcionar tomada rápida de decisão com o intuito de manter a vida;
  • Desenvolver competências que promovam atitudes de investigação e de reflexão das práticas profissionais.

Resumo

Actualmente a formação contínua traduz-se num grande desafio para os profissionais de saúde, em especial para os enfermeiros. As mudanças que recentemente se têm operado, em termos de aumento de complexidade dos problemas de saúde dos cidadãos, a sofisticação das tecnologias quer de diagnóstico quer de tratamento, impõem aos enfermeiros que exercem a sua actividade profissional em unidades de urgência a uma constante actualização dos conhecimentos e práticas dirigidas, fundamentalmente, ao doente crítico.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas, seminários e cursos.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

295 Horas (295 horas teóricas, teórico-práticas, cursos e seminários incluídos)

Unidades de crédito do curso

34

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%. Aprovação no trabalho produzido na Unidade Curricular de Investigação.

Duração e regime

As aulas decorrerão às Sextas, das 18h00 às 22h00, aos Sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos Domingos das 09h00 às 13h00.

Cronograma

Brevemente disponível.

Corpo docente

Estêvão Lafuente, Dr.
Médico Intensivista. Director da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa. Médico Operacional da VMER - INEM. Docente da área de Emergência no IPSN-CESPU.
Ricardo Pereira, Dr.
Licenciado em Medicina. Cirurgião Geral do Hospital S. Marcos, Braga e Instrutor do grupo ATLS da região Norte.
Pratima Isvarlal, Dr.
Licenciado em Medicina. Imunohemoterapeuta no Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.
Carla Damas, Dra.
Licenciada em Medicina. Pneumologista do Hospital S. João e Docente da CESPU.
João Manuel Sousa, Enf.
Enfermeiro Militar e do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Torres Vedras. Coordenador Geral GTE. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.
Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

André Cunha, Enf.

Licenciatura em Enfermagem, Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Francisco Esteves, Dr.
Licenciado em medicina. Assistente Graduado de Medicina Interna. Director da Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Coordenação Médica GTE.
Clara Paz Dias, Dra.
Licenciada em Medicina. Especialidade de Pediatria no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA).
Ana Luísa Bastos, Enfa.
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Pós Graduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde. Enf.ª Chefe do CHAA.
Edgar Jacinto, Enf.

Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.

Marco Piedade, Enf.

Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Maria Celeste Dias Ferreira, Prof.ª Doutora

Doutorada em Neurociências. Licenciada em Medicina. Especialidade de Anestesiologia. Subespecialidade em Cuidados Intensivos. Serviço de Cuidados Intensivos UCI Neurocríticos.

Rui Campos, Mestre

Licenciado em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e  Mestre em Medicina de Catástrofe. Enfermeiro Diretor do INEM.

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Directora/ Coordenadora Departamento Enfermagem ESSVA.