Introdução

Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de contribuintes e, em simultâneo, menos dispostos a perdoar os erros e as ineficiências dos sistemas de saúde, apresentam a mesma exigência. Face a esta realidade, a melhoria contínua da qualidade e segurança, em que decorre a prestação dos cuidados de saúde, constituem um imperativo incontornável no mundo moderno.
Face a este diagnóstico torna-se fundamental e uma exigência estratégica a dotar as organizações de saúde de profissionais com competências na área da gestão da qualidade e auditoria aos cuidados clínicos, consolidando a credibilização das instituições que apostam em projectos de Acreditação da qualidade dos serviços.
Ao perspectivar-se e fomentar-se uma cultura da qualidade nas organizações de saúde, conduz efectivamente à necessidade de aprendizagem dos seus profissionais. Com esta Pós-graduação estamos seguros que o nível de conhecimentos adquiridos irá proporcionar uma vantagem competitiva, no seio das instituições, aos profissionais que frequentarem o curso.

Data de realização do curso

4 de Março de 2011

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição
  • Anatomia Patológica

Estrutura curricular

MÓDULO 1

  • Caracterização das Organizações de Saúde
    • Estrutura organizacional
    • Recursos humanos
    • Cultura e Clima organizacional
    • Legislação do sector

MÓDULO 2
  • Gestão de Risco
    • Conceitos e definições
    • Modelo conceptual
    • Enquadramento legal do risco
    • Identificação e Controlo do risco
    • Monitorização e avaliação
    • Áreas de estudo: Risco clínico, terapêutica (medicamento); Infecção; Incêndio; Catástrofe.

MÓDULO 3
  • Metodologias e Ferramentas da Qualidade
    • Análise de pontos críticos
    • Ciclo melhoria continua (PDCA)
    • Desenho de processos e procedimentos através de fluxogramas
    • Diagramas; Histogramas e Cronogramas
    • Ferramentas Estatísticas
    • Construção de indicadores da qualidade

MÓDULO 4
  • Rede de Competências
    • Gestão e liderança
    • Gestão do processo do conflito
    • Gestão da mudança
    • Gestão de projectos
    • Gestão da comunicação e informação
    • Gestão (governação) de cuidados de saúde

MÓDULO 5
  • Sistemas de Gestão da Qualidade
    • Evolução nas Organizações de Saúde em Portugal
    • ISO (International Standard Organization)
    • HQS (Health Quality Service) – “King’s Fund”
    • JCI (Joint Commission International) - JCAHO
    • EFQM (European Fundation for Quality Management)

MÓDULO 6
  • Auditoria da Qualidade em Organizações de Saúde
    • Análise do referencial (sistema da qualidade) a auditar
    • Análise do referencial para Auditorias (ISO 19011:2003)
    • Técnicas de entrevista
    • Técnicas de observação
    • Preparação da auditoria
    • Planeamento e Execução
    • Elaboração de Relatório

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Compreender a natureza complexa e peculiar das organizações de saúde;
  • Assimilar conceitos e técnicas de gestão do risco em saúde;
  • Desenvolver competências para a implementação e gestão de programas da qualidade;
  • Conhecer os principais sistemas de gestão da qualidade aplicados mundialmente às organizações de saúde;
  • Dominar conceitos e técnicas para auditar organizações de saúde, baseando a acção nos referenciais estudados.

Resumo

A melhoria contínua da qualidade e segurança, em que decorre a prestação dos cuidados de saúde, constituem um imperativo incontornável no mundo moderno.

Metodologia

A Pós-Graduação está organizada em módulos, constituídos por unidades curriculares distintas, cada uma das quais com conteúdos programáticos específicos. Metodologicamente e para além dos conteúdos ministrados pelos docentes, é proporcionada aos formandos uma dinâmica de pesquisa com trabalhos de grupo e um Workshop.

Destinatários

Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Saúde, Gestores e Administradores de Unidades de Saúde e outros Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e exercer actividade na área de Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

180 Horas

Unidades de crédito do curso

21

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois exames escritos, e no trabalho final sobre auditoria.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Março a Julho de 2011. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

PROVISÓRIO
4, 5, 11, 18, 19, 25 e 26 de Março de 2011
1, 2, 8, 9, 29 e 30 de Abril de 2011
6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de Maio de 2011
18 e 25 de Junho de 2011
1, 2, 8, 9, 15 e 16 de Julho de 2011
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Adélia Monarca, Dra.

Doutoranda em Psicologia, Mestre em Psicologia do Trabalho e das Empresas, Licenciada em Psicologia, Docente no ensino superior, Formadora e Consultora nas áreas da Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos

António Marques, Dr.
Director do Departamento de Anestesia e Emergência e Adjunto do Director Clínico do HGSA, Auditor do Health Quality Service. Lic. em Medicina e Docente do ensino superior no ICBAS.
Cândido Neves, Eng.
Formador e consultor de empresas nas áreas de Gestão e Ferramentas Avançadas da qualidade, Técnicas Estatísticas de controlo de processo; Docente dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e CIGIQAS do IEP nos módulos Ferramentas Estatísticas; Lic. Engenharia Electrónica; Membro da American Society for Quality.
Ivo Domingues, Prof. Doutor
Investigador em temáticas da gestão da qualidade e da gestão dos RH em organizações de serviços públicos. Autor de vários livros e artigos na área da gestão da qualidade e recursos humanos, Docente do Ensino Superior na UM em Cursos de Licenciatura e de Mestrado, Consultor de empresas nas áreas de sistemas de comunicação interna e Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Joaquim Barbosa, Dr.
Administrador Hospitalar, Director dos Serviços Hoteleiros, Gestor do Centro de Responsabilidade Médico-Cirúrgico, Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar e Coordenador do IQIP - International Quality Indicator Project do HSOG, Lic. em Relações Internacionais, Mestrando e Pós graduado em Sociologia da Saúde.
José Cruz Oliveira, Eng.
Consultor de Qualidade e Segurança, Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, Conselheiro de Segurança, Auditor Coordenador da Qualidade [ISO 9001:2000; ISO 14001:1996; OHSAS 18001:1999]; Auditor da European Organization for Quality; SQAS Road Assessor, Lic. Engenharia Mecânica, Membro do Conselho Consultivo da APCER.
José Fragata, Prof. Doutor
Cirurgião Cardiotoráxico, Chefe de Serviço no HSM e Director da unidade de cirurgia cardíaca dos hospitais da CUF. Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Ensino Superior na FMUL e regente da cadeira de Cirurgia Toráxica. Certificado pelo European Board of Thoracic and Cardiovascular Surgeons. Docente e Co-director do programa de mestrados na área da saúde do INDEG/ISCTE. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Luis Martins, Prof. Doutor
Consultor em Gestão, Docente do Ensino Superior no ISCTE em Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Gestão; Director executivo do mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde; Lic. e Mestre em Engenharia, Lic. em Sociologia do Desenvolvimento, Doutorado em Gestão da Qualidade e Investigador sobre a fiabilidade e performance em organizações de saúde. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Margarida França, Dra.
Vogal executiva do INEM, ex-Directora do Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), Administradora Hospitalar, Lic. em Direito e Mestre em Gestão e Economia da Saúde. Docente convidada em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados. Autora de mais de quarenta comunicações em congressos, nacionais e internacionais, e de inúmeros artigos e trabalhos sobre o tema da qualidade e segurança em saúde.
Pedro Alves, Eng.
Director Geral da AENOR - Portugal; Auditor ISO 9000 / SA 8000; Assessor da European Fundation for Quality Management; Auditor IQNET; Auditor do Instituto de Defesa Nacional; Lic. Engenharia Química pela UP, Pós graduado em Engenharia da Qualidade - IEP/UP e MBA em Gestão pela EGE.
Sérgio Gonçalves, Mestre
Responsável pelas questões ambientais do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo. Docente e Formador na área de Higiene e segurança no Trabalho. Pós-graduado em Engenharia Humana. Licenciado em Filosofia.
Outros Docentes Convidados Nacionais e Internacionais
Cordeiro Tavares, Prof. Doutor
Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
Cristina Menezes, Dra.
Lic. em Psicologia pela FPCE-UP. Docente no ISCTE, IPAM e na FEUP, nas áreas de Liderança, Gestão de Equipas e Recursos Humanos. Consultora em Estudos de Mercados e Formadora na área dos Recursos Humanos.
Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Carlos Esteves, Enf.
Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (Kings Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
Jorge Pontes, Dr.
Gestor da Qualidade e Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar do HSOG pelo referencial da “Joint Commission International”. Auditor do “Health Quality Service” e normas ISO 9001:2000. Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Gestor de empresas na área da saúde. Docente do Ensino Superior. Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade na área da Saúde. Mestrando e Pós graduado em Gestão de Recursos Humanos (UM).
Cândido Pires, Eng.

Licenciado em  Engenharia pela Universidade do Minho.Diretor Geral da Lusaenor, Lda.Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e Sistema de Gestão IDI (NP4457). Formador de Sistemas de Gestão. Presidente da Direção do Centro de Solidariedade de Braga – Projeto no Homem. Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Instituições Sociais afetas à Prevenção da Toxicodependência. Perito na área dos Serviços Socias.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
2.520 Euros ou 8 prestações mensais de 315 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.