Introdução

Na actual conjuntura mundial a formação continua demonstra ser crucial para os profissionais de saúde em especial os Fisioterapeutas. O nível de exigência dos cidadãos, a sofisticação das tecnologias quer de diagnóstico quer de tratamento, ou até mesmo a evolução natural de uma área com cada vez maior número de profissionais, exige que a especialização seja um factor de ponderação na altura de seleccionar o Fisioterapeuta para determinado local de trabalho.
A Pós-Graduação em Fisioterapia em Cuidados Intensivos pretende que os Fisioterapeutas possam desenvolver capacidades, cognitivas, psico-motoras e ético-relacionais, reciclando simultaneamente competências previamente adquiridas, ajustando-os à sua avaliação e intervenção à pessoa/família em situações de especial cuidado, como as unidades de cuidados intensivos.
A finalidade desta Pós-Graduação passa pela divulgação de conhecimentos, procedimentos e técnicas actuais de intervenção do Fisioterapeuta em unidades de cuidados intensivos.

Data de realização do curso

Dezembro de 2011

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – FISIOPATOLOGIA E SEMIOLOGIA APLICADA EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS

UNIDADE CURRICULAR 2 – FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA INTENSIVA

UNIDADE CURRICULAR 3 - INTERVENÇÃO E ANÁLISE EM CUIDADOS INTENSIVOS

UNIDADE CURRICULAR 4 -FISIOTERAPIA CARDIOASCULAR INTENSIVA

UNIDADE CURRICULAR 5 - FISIOTERAPIA MUSCULOESQUELÉTICA INTENSIVA

UNIDADE CURRICULAR 6 - FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL INTENSIVA

UNIDADE CURRICULAR 7 - INTERVENÇÃO E ANÁLISE EM CUIDADOS INTENSIVOS – MONITORIZAÇÃO CEREBRAL

UNIDADE CURRICULAR 8 - FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA INTENSIVA

UNIDADE CURRICULAR 9 – OFICINA DE INVESTIGAÇÃO

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para:

  • Renovarem e/ou actualizarem conhecimentos científicos, teóricos e práticos, que fundamentam a prática clínica de Fisioterapia em Unidades de Cuidados Intensivos;
  • Promover reflexão crítica dos cuidados de Fisioterapia em situações experienciadas nas Unidades de Cuidados Intensivos;
  • Promover a abordagem do Fisioterapeuta em Unidades de Cuidados Intensivos baseada na melhor evidência cientifica;
  • Desenvolver competências que promovam atitudes de investigação e de reflexão das práticas profissionais;
  • Integrar uma equipa multidisciplinar da Unidade de Cuidados Intensivos.

Resumo

A Pós-Graduação em Fisioterapia em Cuidados Intensivos pretende que os Fisioterapeutas possam desenvolver capacidades, cognitivas, psico-motoras e ético-relacionais, reciclando simultaneamente competências previamente adquiridas, ajustando-os à sua avaliação e intervenção à pessoa/família em situações de especial cuidado, como as unidades de cuidados intensivos.

Metodologia

O plano pedagógico organiza-se em dois semestres com aulas teóricas, teórico-práticas, práticas.

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

250 Horas

Unidades de crédito do curso

28

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação em todas as unidade curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Dezembro de 2011 a Setembro de 2012. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e alguns domingos, das 9:00 às 14:00.

Cronograma

PROVISÓRIO
Dezembro de 2011 a Setembro de 2012
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Estevão Lafuente, Dr.
Licenciado em Medicina. Especialidade de Medicina Intensiva. Director da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS). Coordenador da Viatura de Emergência e Reanimação (VMER) do CHTS. Instrutor de ACLS pelo AHA. Coordenador do Grupo de Emergência e Reanimação.
João Paulo Venâncio, Mestre
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Mestre em Ciências do Desporto área de especialização actividade física para a 3ª idade, Doutorando em Actividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Docente de Fisioterapia da ESSVS e ESSVA.
Outros Docentes Convidados
Andrea Ribeiro, Mestre
Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Porto, Instituto Politécnico do Porto. Mestre em Ciências da Fisioterapia, pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Doutoranda em Ciências da Fisioterapia pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Investigadora do Centro de Investigação e Performance Humana (CIPER), da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa – Universidade Técnica de Lisboa. Assistente convidada no Curso de Desporto e Lazer da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Docente do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, nas Licenciaturas de Fisioterapia e Higiene Oral. Formadora de Inúmeros Cursos profissionais.
Francisco Castro Ferreira, Dr.
Licenciatura em Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Especialista em Cardiologia. Assistente Hospitalar de Cardiologia, Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, Centro Hospitalar do Alto Ave, Guimarães.
Mário Leite, Mestre
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Mestre em Ciências da Fisioterapia, pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Fisioterapeuta no Hospital de Santo António, Centro Hospitalar do Porto. Docente na Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Jean Piaget.
Miguel Gonçalves, Prof. Doutor
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior Saúde de Alcoitão, Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Docente de Fisioterapia da ESSVS e ESSVA, Formador de curso nacionais e internacionais na área da ventilação mecânica não invasiva.
Filipa Kendall, Dra.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Doutoranda em Actividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Docente de Fisioterapia da ESSVS e ESSVA, Fisioterapeuta no Hospital de S. João, serviço de Cirurgia Cardio-torácica.
Alexandre Silva, Mestre
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Mestre em Fisioterapia opção Cardio-respiratória pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Docente de Fisioterapia da ESSVS e ESSVA, Fisioterapeuta no Hospital de S. Sebastião.
Frederico Ramos Pinto, Dr.
Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Fisioterapeuta no Hospital de S. João.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
2.470 Euros ou 13 prestações mensais de 190 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.