Introdução

Pós-graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teórico-práticos, nas áreas da Gerontologia e da Psicogerontologia.
Neste sentido, o curso foi estruturado de forma a proporcionar os profissionais uma formação aprofundada nesta área específica, sendo abordadas as várias questões inerentes ao envelhecimento normal e patológico, com vista à sua avaliação e intervenção. Para tal, conta com um painel de formadores com uma vasta experiência na área de formação e com a prestigiosa colaboração de docentes da Universidade de Barcelona.

Data de realização do curso

07 de Maio de 2010

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO à PSICOGERONTOLOGIA - 12 HORAS
1. Conceitos básicos;
2. Envelhecimento Saúde e Doença;
3. Envelhecimento e desenvolvimento psicossocial.

MÓDULO 2 - ENVELHECIMENTO, SAÚDE E DOENÇA - 12 HORAS
1. Envelhecimento normal e prevenção das doenças;
2. Alterações no sistema cardiovascular e respiratório;
3. Funcionamento sensorial e motor;
4. Estilo de vida, envelhecimento e doença;
5. Doença, incapacidade e cuidados de saúde;
6. Tratamento de incapacidades.

MÓDULO 3 - PSICOPATOLOGIA DA VELHICE - 29 HORAS
1. Conceitos gerais;
2. Transtornos de Ansiedade;
3. Transtornos do estado de ânimo: Depressão;
4. Transtornos cognitivos transitórios: Delirium;
5. Transtornos psicóticos;
6. Factores de risco psicossociais e da personalidade nas demências;
7. Casos clínicos: análise e discussão interactiva.

MÓDULO 4 - INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS NA TERCEIRA IDADE - 29 HORAS
1. Competências e conhecimentos para trabalhar com idosos;
2. Psicoterapia com idosos: Perspectivas passadas e futuras;
3. Intervenções Cognitivo-comportamentais na depressão;
4. Psicoterapias de orientação Psicanalítica;
5. Psicoterapia Interpessoal;
6. Terapias de Revisão de Vida;
7. Importância do Apoio Social;
8. Apoio aos cuidadores familiares.

MÓDULO 5 - AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO ADULTO - 24 HORAS
1. Especificidades da Avaliação Psicológica do adulto e do idoso - suas implicações para a avaliação psicológica.
2. A recolha de dados em avaliação psicológica do adulto e idoso - estratégias de entrevista, avaliação comportamental, avaliação das capacidades cognitivas, da inteligência e da deterioração mental, avaliação da personalidade e dos problemas comportamentais e emocionais, avaliação neuropsicológica, avaliação da qualidade de vida, bem-estar, actividades de vida diária, do stress e sobrecarga, avaliações ambientais e institucionais;
3. O Relatório de Avaliação Psicológica do adulto e do idoso.

MÓDULO 6 - COGNIÇÃO E ENVELHECIMENTO - 12 HORAS
1. Noções Gerais de neuropsicologia cognitiva;
2. Alterações cognitivas no envelhecimento cerebral;
3. Plasticidade neuronal e envelhecimento;
4. Deficit cognitivo ligeiro.

MÓDULO 7 - NEUROBILOGIA E NEUROPSICOLOGIA DAS DEMÊNCIAS - 24 HORAS
1. Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiologia. Principais funções cognitivas e suas alterações;
2. Conceitos básicos sobre neurodegenerescência. O exemplo paradigmático da Doença de Alzheimer;
3. Demências: conceitos-chave e perfis cognitivos e comportamentais. Ênfase no Défice Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência com Corpos de Lewy e Demência Fronto-temporal. Breve abordagem da terapêutica farmacológica;
4. Demências: avaliação cognitiva, funcional e comportamental. O papel fundamental da Neurologia clínica e da Psicologia;
5. Algumas reflexões éticas: comunicação do diagnóstico, testes genéticos, condução, utilização e suspensão de fármacos;
6. O futuro (promessas, sucessos e desilusões): novos métodos de diagnóstico, seguimento e terapêutica;
7. Casos clínicos: apresentação e discussão interactiva.

MÓDULO 8 - GESTÃO DE UNIDADES DE CUIDADOS CONTINUADOS - 12 HORAS
1. Estruturação e desenvolvimento;
2. Políticas subjacentes.

MÓDULO 9 - ENVELHECIMENTO, LESGILAÇÃO E RECURSOS SOCIAIS - 12 HORAS

MÓDULO 10 - MAUS TRATOS A IDOSOS - 12 HORAS
1. Diferenciação entre o que é, e não é maus-tratos em pessoas em idade avançada: definições e contextualizações;
2. Tipologia dos maus-tratos;
3. Indicadores e factores de risco;
4. Características da vítima e do vitimizador;
5. Âmbitos onde se podem detectar situações de maus-tratos;
6. Detecção dos maus-tratos: Análise dos aspectos que podem dificultar a detecção. Protocolos;
7. Avaliação: Instrumentos existentes;
8. Intervenção multidisciplinar.

MÓDULO 11 - A MORTE E O LUTO - 12 HORAS
1. Psicologia da Morte.
2. Morte, cultura e religião

MÓDULO 12 - ENVELHECIMENTO E PRESTAÇÃO DE CUIDADOS - 12 HORAS
1. Tipologia dos cuidados e dos cuidadores
2. "Carreira" de Prestadores de cuidados: Formas de iniciação, motivações e fases de desenvolvimento;
3. Caracterização dos cuidadores;
4. Prestação de cuidados e demência de Alzheimer: Variáveis passíveis de influenciares a prestação de cuidados.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
2 Fotos tipo passe devidamente identificadas (não são aceites fotografias digitalizadas);
Cheque ou numerário no valor da candidatura.

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A Pós-graduação em Psicogerontologia, tem dois grandes objectivos:
  • Formar profissionais especializados de avaliação e intervenção no domínio da Psicogerontologia;
  • Obter a equivalência parcial ao 1º ano de Mestrado em Psicogerontologia do ISCS-N (40 dos 60 ECTS), possibilitando a transição para o 2º ano após a realização desta pós-graduação com frequência a 3 Unidades Curriculares do 1º ano no 1º semestre e uma no 2º semestre, em regime pós-laboral.
Objectivos Específicos
  • Fornecer conhecimentos especializados que permitam a compreensão do fenómeno do envelhecimento numa perspectiva biopsicossocial;
  • Capacitar os formandos para destrinçar eficazmente o envelhecimento normal do patológico;
  • Proporcionar ferramentas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em diferentes vertentes:
    • Apoio individual;
    • Grupos terapêuticos (e.g. luto, reminiscências);
    • Intervenção comunitária (e.g. promoção da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção da doença);
    • Intervenção nos prestadores de cuidados (e.g. intervenção psicoeducacional, preparação para a alta, respite care);
    • Intervenção nos profissionais de saúde (e.g. prevenção de burnout).

Resumo

Pós-graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teórico-práticos, nas áreas da Gerontologia e da Psicogerontologia.

Metodologia

A pós-graduação em Psicogerontologia, proporciona uma forte componente prática que permita a integração eficaz dos múltiplos contributos teóricos, através da análise e discussão de casos clínicos e do trabalho individualizado desenvolvido em pequenos grupos.

Destinatários

Licenciados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia, e outras áreas das Ciências da Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

202 Horas

Unidades de crédito do curso

40

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária. Avaliação Modular por exame.

Duração e regime

Módulos de 12h: Sextas, das 16h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
Módulos de 16h: Sextas e sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

Brevemente disponível.

Corpo docente

Carmen Triadó, Profa. Doutora
Professora catedrática de Psicologia Evolutiva e Coordenadora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Barcelona.
Manuela Leite, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia, na área da Prestação de Cuidados. Professora Auxiliar no curso de Psicologia e Saúde do ISCS-N. Pós-graduada em Psicogerontologia. Coordenadora do Mestrado em Psicogerontologia do ISCSN.
Conde Sala, Prof. Doutor
Professor Faculdade de Psicologia Universidade de Barcelona. Psicólogo Clínico na area da Velhice.
Mercedes Tabueña, Profa. Doutora
Professora Titular de Trabalho Social da Universidade de Barcelona.
Vera Almeida, Profa. Doutora
Doutorada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica. Professora Auxiliar no curso de Psicologia Clínica do ISCS-N.
Paula Guimarães, Dra.
Licenciada em Direito. Responsável pelo Gabinete de Responsabilidade Social do Banco Montepio Geral. Docente da Universidade Católica de Braga e da Escola Superior de Saúde de Aveiro. Representante em Portugal da Rede Europeia de Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas.
Leite Carneiro, Dr.

Licenciatura em Medicina (Especialidade em Neurologia)Chefe de Serviço de Neurologia do Hospital Militar D. Pedro V (Porto). Responsável pela Consulta de Memória do mesmo hospital.

Joana Soares, Mestre
Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Docente do Curso de Psicologia e Saúde e Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde do ISCS-N.
Margarida Sobral, Mestre

Psicóloga Clínica no Serviço de Psicogeriatria, do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto; aluna do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (ICBAS.UP e UA).

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
PÓS-GRADUAÇÃO
2.900 Euros ou 10 prestações mensais de 290 Euros.
MÓDULOS AVULSO
M1, M2, M6, M8, M9, M10, M11 ou M12 - 240 Euros ou 2 prestações mensais de 120 Euros.
M3 ou M4 - 580 Euros ou 2 prestações mensais de 290 Euros.
M5 ou M7 - 480 Euros ou 2 prestações mensais de 240 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.