Introdução

Falar em avaliação de desempenho, neste dealbar do século, é, sem dúvida, avançar caminho por um dos subsistemas mais importantes da gestão do recursos humanos mas, simultaneamente, mais discutíveis e, não raras vezes, incompreendidos.
A verdade, também, é que a estruturação dos modelos de avaliação de desempenho e sua respectiva implementação têm sofrido de algum proclamado pragmatismo que acaba por ser inconsequente e nefasto: não podemos desarticular hábitos e culturas, formas de estar garantidas durante décadas sem que os conflitos apareçam, as resistências tentem ser racionalizadas e os fantasmas surjam na ombreira da realidade.
Há que ter consciência, porém, que não pode haver gestão sem avaliação. E tudo tem que acontecer de forma integrada e integrante, em que as dialécticas das sinergias sistémicas podem produzir movimentos de re-energização do tecido profissional mas, também, entropias difíceis de corrigir.
Pretende-se com esta Pós-graduação dotar os formandos duma capacidade crítica para entenderem, diagnosticarem e/ou aplicarem um sistema de avaliação de desempenho nas suas diversas valências. É fundamental: verem este subsistema como possível, se bem definido e estruturado, de catapultar todos os actores organizacionais para uma parceria de interesses que acabarão por motivar e satisfazer toda a comunidade.

PRESSUPOSTOS
Em síntese, o modelo de formação pós-graduada que aqui propomos, pressupõe:
- Que os destinatários o giram numa atitude de o integrar num plano de auto-formação;
- Que seja um contexto adequado ao contacto com as dimensões identificadas;
- Que a integração dessas aprendizagens se faça aos diversos níveis de contextualização social: individual, grupal, organizacional e do sistema de saúde;
- Que se concretize num projecto pessoal de trabalho com continuidade para além do percurso académico.
Assim sendo, o modelo de gestão desta pós-graduação não se limitará a organizar aulas, trabalhos e avaliações, procurará, de igual modo, entender os estudantes, as suas necessidades no presente e no futuro e que formas de actualização se poderão ir criando.

Data de realização do curso

Novembro de 2010

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição

Estrutura curricular

MÓDULO I - A GESTÃO DE RH NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: NOVO PARADIGMA DA FUNÇÃO PÚBLICA
1-Evolução do conceito de trabalho, emprego e empregabilidade. Das habilidades às competências. Clarificação de conceitos.
2-Evolução e função do órgão / departamento de Rh: da visão funcional à visão estratégica: implicações.
3-Os novos papéis do trabalhador: ruptura com o paradigma mecanicista e weberiano.
Choques e fracturas nos novos tipos de contrato psicológico - a gestão da própria carreira.
4-O papel das lideranças no novo ambiente.
5-Do modelo weberiano ao modelo gestionário; a ruptura de pressupostos / verdades assumidas / insegurança / medo / frustrações: a angústia do «paraíso perdido»;
6-Novo mapeamento da gestão de RH: vínculos, mobilidade, carreiras, remunerações, avaliação de desempenho: consequências e imprevisibilidades.
7-A necessidade de reinventar formas de ser trabalhador da AP.

MÓDULO II - MODELOS DE GESTÃO NA REFORMA DO SECTOR DA SAÚDE. GESTÃO DA MUDANÇA EM SAÚDE
1-A Reforma do SNS - O Novo Contexto de Gestão Pública. Do modelo weberiano ao modelo gestionário - Desafios e Problemas do novo modelo de gestão do SNS.
2-Cuidados de Saúde Primários:
- Rede Nacional de Cuidados Continuados;
3-O Hospital - A Actualidade - Portugal. O Hospital - Pagamento e Investimento. O Hospital - Gestão. O Hospital - Modificações de gestão e de organização. A Evolução dos Sistemas Hospitalares. Tendências na Actividade Hospitalar.
4-Gestão da Mudança No Contexto da Reforma em Saúde:
- Caracterização da mudança provocada pela reforma da Administração Pública e seus reflexos na vida dos Profissionais de Saúde;
- Capacitação para aproveitar a mudança como uma oportunidade e com eliminação dos factores de receio;
- Técnicas de envolvimento das pessoas no processo de mudança;
- As competências exigidas a chefias e coordenadores como condutores da mudança;
- Instrumentos de estudo do clima organizacional e preparação de respostas adequadas;
- Definição dum Plano de Mudança em função de objectivos de eficácia, eficiência e qualidade.

MÓDULO III - GESTÃO PESSOAL
1-Modelos de desenvolvimento: QUINN, HANDY, Escola de Chicago, Escola de Harvard, S. Covey;
2-A qualidade de vida pessoal;
3-A comunicação;
4-A gestão da carreira;
5-A ética/os valores.

MÓDULO IV - A NOVA LEGISLAÇÃO LABORAL NOS SECTORES PÚBLICO E PRIVADO - O SECTOR DA SAÚDE
1-As Fontes do Direito do Trabalho e sua articulação;
- O Contrato de Trabalho;
- Princípios e Noções gerais; Características Essenciais;
- Principais Direitos e Deveres Profissionais;
- Tipos de Contratos de Trabalho;
- Regime Geral do Contrato de Trabalho;
- Organização do Tempo de Trabalho;
- Férias, Feriados e Faltas;
- Organização Espacional e Funcional do Trabalho;
- Cessação do Contrato de Trabalho. Enquadramento;
- Cessação por Iniciativa de qualquer das Partes, por iniciativa de ambas as Partes, por circunstâncias alheias à vontade das Partes, por iniciativa do Trabalhador, por iniciativa do Empregador;
- Cálculos Indemnizatórios;
2-A Contratação de Estrangeiros, segundo o Enquadramento Jurídico actual
3-A introdução do contrato de trabalho na Administração Pública e suas especificidades;
4-A articulação do RCTFP com a Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR);
5-Fontes de direito do contrato de trabalho em funções públicas;
6-O contrato de trabalho em funções públicas:
- Formação do contrato;
Direitos, deveres e garantias das partes;
- Contrato a termo (pressupostos, duração, regras especiais, direito transitório);
7-A prestação do trabalho e os novos regimes de duração e organização do tempo de trabalho;
8-A redução da actividade e suspensão do contrato: factos que a determinam, licenças, pré-reforma;
9-A cessação do contrato de trabalho em funções públicas: modalidades de cessação e regimes aplicáveis;
10-As estruturas de representação colectiva dos trabalhadores: comissões de trabalhadores, associações sindicais;
11-Direitos de exercício colectivo: direito de associação sindical, greve;
12-A contratação colectiva:
- Instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho, representação e legitimidade das associações sindicais;
- Resolução de conflitos colectivos, vigência dos acordos colectivos de trabalho, caducidade e arbitragem necessária;
13-A lei preambular do RCTFP.

MÓDULO V - OS NOVOS PAPÉIS DAS LIDERANÇAS - UMA VISÃO HOLÍSTICA
1-Da relação hierárquica e funcional para a relação estratégica: a gestão das vontades: as organizações autentizóticas.
2-Para além do poder: a relação de coaching e mentoring: parcerias para a excelência.
Liderança situacional: a exigência das transformações organizacionais e dos diversos tipos de trabalhadores: o modelo de Hersey e Blanchard;
3-A liderança emocional.

MÓDULO VI - A GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NUMA VISÃO ESTRATÉGICA
1-A gestão do desempenho;
2-A avaliação do desempenho;
3-O uso dos resultados - uma visão sistémica;
4-Uma nova cultura;
5-O modelo PDCA, o papel do trabalhador;
6-O papel das lideranças;
7-Reflexão sobre o modelo da AP.
8-A nova filosofia de gestão da carreira:
- Novos papéis dos intervenientes:
. Chefias e trabalhadores;
- Estádios de desenvolvimento da carreira;
- Modelos de gestão de carreiras;
- O modelo EPIA.

MÓDULO VII - DOS OBJECTIVOS E DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS
1-Objectivos:
- Níveis (estratégicos, tácticos e operacionais).
2-Do planeamento aos resultados;
3-visão, valores, missão, estratégia, planeamento (modelos), instrumentos de gestão;
4-Clarificação de conceitos;
5-Os objectivos em cascata: a participação e engajamento.
6-Conceito de competências;
7-Tipologias;
8-Gestão estratégica e competências;
9-Gestão do quotidiano e competências;
10-Competências e empregabilidade;
11-A gestão do tempo como factor diferenciador;
12-Gestão de competências: recrutamento, selecção, formação e avaliação de desempenho;

MÓDULO VIII - QUAR, BALANCED SCORECARD E OUTROS INSTRUMENTOS DE GESTÃO
1-Planos estratégicos:
- Conceito;
- Construção;
- Execução;
- Avaliação;
2-QUAR:
- Significado e importância;
- Elaboração e avaliação;
- Uso dos resultados;
3-Balanced Scorecard:
- Significado e importância;
- Uso no quotidiano;
- Resultados: aplicações;
- Outros instrumentos de gestão.

MÓDULO IX - COMO DEFINIR / NEGOCIAR OBJECTIVOS INDIVIDUAIS E DE EQUIPA
1-Nova filosofia de gestão: o trabalhador como um ser responsável e capaz; desdobramento de objectivos: estratégicos, tácticos e operacionais.
2-A negociação:
- Tipologias;
- Processo de negociação;
- O papel dos intervenientes;
- Uso de resultados;
3-Da negociação à decisão;
4-Os objectivos operacionais: exemplos / formulações.

MÓDULO X - O SIADAP
1-Como entender o SIADAP: visão integrada;
2-SIADAP 1: processo e uso de resultados;
3-SIADAP 2: processo e uso de resultados;
4-SIADAP 3: processo e uso de resultados;
5-O dirigente e o SIADAP: papéis;
6-O trabalhador e o SIADAP;

MÓDULO XI - A REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO
1-Da entrevista à reunião de negociação - a mudança de paradigma / uma nova cultura de parceria;
2-O papel dos parceiros;
3-Preparação e execução;
4-Reuniões intercalares;
5-Uso dos resultados.

MÓDULO XII - A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE AD
1-O papel da comunicação no ambiente AD:
- A necessidade de reformular conceitos e preconceitos;
- A comunicação na perspectiva do PDCA;
- Comunicação / parceria / resultados;
- O novo processo comunicacional;
- A necessidade / vantagem de assertividade.

MÓDULO XIII - GESTÃO DAS EMOÇÕES: A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1-O papel das emoções na perspectiva da AD:
- O contributo da inteligência emocional;
- A teoria de Daniel Goleman;
2-As características do homem inteligente emocionalmente.

MÓDULO XIV - GESTÃO DE CONFLITOS
1-Ruptura da visão tradicional sobre os conflitos;
2-Os conflitos como fonte de energia;
3-Modelos de gestão de conflitos;
4-O uso dos resultados.

MÓDULO XV - ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
2 Fotos tipo passe devidamente identificadas (não são aceites fotografias digitalizadas);
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

OBJECTIVOS GERAIS
Pretende-se que os discentes adquiram competências na área do saber, do saber ser e do saber fazer de uma forma crítica e activa e em que o prazer das aquisições feitas se transporte para sua vida pessoal e profissional. São elas:
- Reconhecer a actividade e a responsabilidade da gestão das pessoas nas Empresas e Organizações Públicas;
- Distinguir as potencialidades e as utilizações da gestão por competências por competências;
- Orientar o desempenho individual e da equipa no sentido da persecução dos objectivos organizacionais;
- Gerir sistemas de desempenho e de recompensas competitivos, diminuindo a conflitualidade organizacional;

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver competências técnicas ao nível:
- Da gestão dos recursos humanos (visão integrada / estratégica);
- Da avaliação de desempenho como subsistema;
- Da avaliação nas organizações de saúde (O caso específico da AP/SNS);

Resumo

Falar em avaliação de desempenho, neste dealbar do século, é, sem dúvida, avançar caminho por um dos subsistemas mais importantes da gestão do recursos humanos mas, simultaneamente, mais discutíveis e, não raras vezes, incompreendidos.

Destinatários

Candidatos que tenham ou venham a ter funções de AVALIADORES no sector da saúde, público ou privado, para os quais o desenvolvimento de competências e capacidades em AVALIAÇÃO DOS DESEMPENHOS INDIVIDUAIS E DE EQUIPA, possa representar um contributo efectivo para o seu desempenho profissional.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

180 Horas

Unidades de crédito do curso

22

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação a todos os módulos e no relatório final.

Duração e regime

As aulas decorrerão à sexta-feira, das 16h00 às 20h00 e ao sábado, das 09h00 às 13h00.

Cronograma

Brevemente disponível.

Corpo docente

Beatriz Jurado, Mestre
Lic. em Direito. Mestre em Administração Publica. Directora de Serviços da ARS-Norte.
Manuel Costa Dantas, Mestre
Mestrado em Administração Pública/RH. Licenciado em Filosofia. Director / Assessor de Recursos Humanos - DRAEDM - Ministério da Agricultura. Formador / Consultor / Auditor em diversas instituições nacionais e estrangeiras, públicas e privadas (Portugal, Brasil, Uruguai). Professor Universitário.
Alberto Cândido da Silva Moreira, Dr.
DBA - Diploma Business Administration. Director de Recursos Humanos - Groz-Beckert. Docente do ensino superior.
Alberto Manuel Peixoto Pinto, Dr.
Pós-Graduação em Gestão de Marketing. Licenciado em Psicologia - Universidade do Porto. Docente do ensino superior. Formador.
José Manuel da Silva Carvalho Vieira, Prof. Doutor
Post-Doc em Economics & Business. Doutoramento em "Economia e Ciências da Administração Pública e Privada". Pós-Graduação em Estudos Europeus (vertente Economia). Pós-Graduação "A Epistemologia de Karl Popper". Vice-Presidente da Associação dos Proprietários e Agricultores do Norte de Portugal. Consultor Senior da Quaternaire Portugal. Consultor Sénior da Augusto Mateus Associados. Docente do ensino superior.
Manuela Amaral da Silva Espojeira, Mestre
Curso de Gestão Autárquica - CEFA. Licenciada em GRH. Mestrado em Administração Pública.Chefe de Divisão RH - C. Municipal da Trofa. OUTROS DOCENTES CONVIDADOS

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
2.475Euros ou 9 prestações mensais de 275 Euros
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.