Introdução

Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de contribuintes e, em simultâneo, menos dispostos a perdoar os erros e as ineficiências dos sistemas de saúde, apresentam a mesma exigência. Face a esta realidade, a melhoria contínua da qualidade e segurança, em que decorre a prestação dos cuidados de saúde, constituem um imperativo incontornável no mundo moderno.
Face a este diagnóstico torna-se fundamental e uma exigência estratégica a dotar as organizações de saúde de profissionais com competências na área da gestão da qualidade e auditoria aos cuidados clínicos, consolidando a credibilização das instituições que apostam em projectos de Acreditação da qualidade dos serviços.
Ao perspectivar-se e fomentar-se uma cultura da qualidade nas organizações de saúde, conduz efectivamente à necessidade de aprendizagem dos seus profissionais. Com esta Pós-graduação estamos seguros que o nível de conhecimentos adquiridos irá proporcionar uma vantagem competitiva, no seio das instituições, aos profissionais que frequentarem o curso.

Data de realização do curso

30 de Janeiro de 2009

Local(is) de realização

Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - V. N. Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia

Estrutura curricular

MÓDULO 1 - 20 HORAS
Caracterização das Organizações de Saúde
-Estrutura organizacional
-Recursos humanos
-Cultura e Clima organizacional
-Legislação do sector

MÓDULO 2 - 40 HORAS
Gestão de Risco
-Conceitos e definições
-Modelo conceptual
-Enquadramento legal do risco
-Identificação e Controlo do risco
-Monitorização e avaliação
-Áreas de estudo: Risco clínico, terapêutica (medicamento); Infecção; Incêndio; Catástrofe.

MÓDULO 3 - 16 HORAS
Metodologias e Ferramentas da Qualidade
-Análise de pontos críticos
-Ciclo melhoria continua (PDCA)
-Desenho de processos e procedimentos através de fluxogramas
-Diagramas; Histogramas e Cronogramas
-Ferramentas Estatísticas
-Construção de indicadores da qualidade

MÓDULO 4 - 24 HORAS
Rede de Competências
-Gestão e liderança
-Gestão do processo do conflito
-Gestão da mudança
-Gestão de projectos
-Gestão da comunicação e informação
-Gestão (governação) de cuidados de saúde

MÓDULO 5 - 20 HORAS
Sistemas de Gestão da Qualidade
-Evolução nas Organizações de Saúde em Portugal
-ISO (International Standard Organization)
-HQS (Health Quality Service) - 'King's Fund'
-JCI (Joint Commission International) - JCAHO
-EFQM (European Fundation for Quality Management)

MÓDULO 6 - 60 HORAS
Auditoria da Qualidade em Organizações de Saúde
-Análise do referencial (sistema da qualidade) a auditar
-Análise do referencial para Auditorias (ISO 19011:2003)
-Técnicas de entrevista
-Técnicas de observação
-Preparação da auditoria
-Planeamento e Execução
-Elaboração de Relatório

Workshop Internacional:
'SEGURANÇA CLÍNICA: O PARADIGMA DAS ORGANIZAÇÕES FIÁVEIS'

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de inscrição (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

-Compreender a natureza complexa e peculiar das organizações de saúde;
-Assimilar conceitos e técnicas de gestão do risco em saúde;
-Desenvolver competências para a implementação e gestão de programas da qualidade;
-Conhecer os principais sistemas de gestão da qualidade aplicados mundialmente às organizações de saúde;
-Dominar conceitos e técnicas para auditar organizações de saúde, baseando a acção nos referenciais estudados.

Resumo

Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de c

Metodologia

A Pós-Graduação está organizada em módulos, constituídos por unidades curriculares distintas, cada uma das quais com conteúdos programáticos específicos.
Metodologicamente e para além dos conteúdos ministrados pelos docentes, é proporcionada aos formandos uma dinâmica de pesquisa com trabalhos de grupo e um Workshop.

Destinatários

Médico, Enfermeiros, Técnicos de Saúde, Gestores e Administradores de Unidades de Saúde e outros Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e exercer actividade na área de Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

180 Horas

Unidades de crédito do curso

15

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do curso.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Janeiro a Julho de 2009.
As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).

Cronograma

30 e 31 de Janeiro de 2009
06, 07, 13, 14 e 20 de Fevereiro de 2009
06, 07, 13, 14, 20, 21, 28, 27 e 28 de Março de 2009
03, 04, 17, 18 e 24 de Abril de 2009
08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de Maio de 2009
06 e 20 de Junho de 2009
03 e 04 de Julho de 2009

Corpo docente

Adélia Monarca, Dra.

Doutoranda em Psicologia, Mestre em Psicologia do Trabalho e das Empresas, Licenciada em Psicologia, Docente no ensino superior, Formadora e Consultora nas áreas da Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos

Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

António Marques, Dr.
Director do Departamento de Anestesia e Emergência e Adjunto do Director Clínico do HGSA, Auditor do Health Quality Service. Lic. em Medicina e Docente do ensino superior no ICBAS.
Cândido Neves, Eng.
Formador e consultor de empresas nas áreas de Gestão e Ferramentas Avançadas da qualidade, Técnicas Estatísticas de controlo de processo; Docente dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e CIGIQAS do IEP nos módulos Ferramentas Estatísticas; Lic. Engenharia Electrónica; Membro da American Society for Quality.
Cândido Pires, Eng.

Licenciado em  Engenharia pela Universidade do Minho.Diretor Geral da Lusaenor, Lda.Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e Sistema de Gestão IDI (NP4457). Formador de Sistemas de Gestão. Presidente da Direção do Centro de Solidariedade de Braga – Projeto no Homem. Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Instituições Sociais afetas à Prevenção da Toxicodependência. Perito na área dos Serviços Socias.

Carlos Esteves, Enf.
Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (Kings Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
Cordeiro Tavares, Prof. Doutor
Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
Cristina Menezes, Dra.
Lic. em Psicologia pela FPCE-UP. Docente no ISCTE, IPAM e na FEUP, nas áreas de Liderança, Gestão de Equipas e Recursos Humanos. Consultora em Estudos de Mercados e Formadora na área dos Recursos Humanos.
Ivo Domingues, Prof. Doutor
Investigador em temáticas da gestão da qualidade e da gestão dos RH em organizações de serviços públicos. Autor de vários livros e artigos na área da gestão da qualidade e recursos humanos, Docente do Ensino Superior na UM em Cursos de Licenciatura e de Mestrado, Consultor de empresas nas áreas de sistemas de comunicação interna e Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Joaquim Barbosa, Dr.
Administrador Hospitalar, Director dos Serviços Hoteleiros, Gestor do Centro de Responsabilidade Médico-Cirúrgico, Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar e Coordenador do IQIP - International Quality Indicator Project do HSOG, Lic. em Relações Internacionais, Mestrando e Pós graduado em Sociologia da Saúde.
Jorge Pontes, Dr.
Gestor da Qualidade e Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar do HSOG pelo referencial da “Joint Commission International”. Auditor do “Health Quality Service” e normas ISO 9001:2000. Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Gestor de empresas na área da saúde. Docente do Ensino Superior. Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade na área da Saúde. Mestrando e Pós graduado em Gestão de Recursos Humanos (UM).
José Cruz Oliveira, Eng.
Consultor de Qualidade e Segurança, Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, Conselheiro de Segurança, Auditor Coordenador da Qualidade [ISO 9001:2000; ISO 14001:1996; OHSAS 18001:1999]; Auditor da European Organization for Quality; SQAS Road Assessor, Lic. Engenharia Mecânica, Membro do Conselho Consultivo da APCER.
José Fragata, Prof. Doutor
Cirurgião Cardiotoráxico, Chefe de Serviço no HSM e Director da unidade de cirurgia cardíaca dos hospitais da CUF. Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Ensino Superior na FMUL e regente da cadeira de Cirurgia Toráxica. Certificado pelo European Board of Thoracic and Cardiovascular Surgeons. Docente e Co-director do programa de mestrados na área da saúde do INDEG/ISCTE. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Luis Martins, Prof. Doutor
Consultor em Gestão, Docente do Ensino Superior no ISCTE em Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Gestão; Director executivo do mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde; Lic. e Mestre em Engenharia, Lic. em Sociologia do Desenvolvimento, Doutorado em Gestão da Qualidade e Investigador sobre a fiabilidade e performance em organizações de saúde. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Margarida França, Dra.
Vogal executiva do INEM, ex-Directora do Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), Administradora Hospitalar, Lic. em Direito e Mestre em Gestão e Economia da Saúde. Docente convidada em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados. Autora de mais de quarenta comunicações em congressos, nacionais e internacionais, e de inúmeros artigos e trabalhos sobre o tema da qualidade e segurança em saúde.
Pedro Alves, Eng.
Director Geral da AENOR - Portugal; Auditor ISO 9000 / SA 8000; Assessor da European Fundation for Quality Management; Auditor IQNET; Auditor do Instituto de Defesa Nacional; Lic. Engenharia Química pela UP, Pós graduado em Engenharia da Qualidade - IEP/UP e MBA em Gestão pela EGE.
Sérgio Gonçalves, Mestre
Responsável pelas questões ambientais do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo. Docente e Formador na área de Higiene e segurança no Trabalho. Pós-graduado em Engenharia Humana. Licenciado em Filosofia.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas (IVA INCLUIDO)
Para Cooperantes da CESPU, CRL
2.240 Euros ou 7 prestações mensais de 320 Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, CRL
2.485 Euros ou 7 prestações mensais de 355 Euros
(Cheques pré-datados)