Introdução

As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se activamente nos processos de mudança em curso.

Data de realização do curso

07 de Novembro de 2008

Local(is) de realização

E.S.S.V.S. / I.S.C.S.-N - Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia

Estrutura curricular

1. - POLITICAS E SISTEMAS DE SAÚDE - INOVAÇÃO E REFORMAS NA SAÚDE - 16 H

2. - ECONOMIA DA SAÚDE - 24 H

3. - GESTÃO FINANCEIRA E FISCALIDADE - 24 H

4. - DIREITO E LEGISLAÇÃO NA SAÚDE - 16 H

5. - ÉTICA E DEONTOLOGIA - 12 H

6. - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SNS - 8 H

7. - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE - 20 H

8. - LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS - 8 H

9. - EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PUBLICA - 8 H

10. - GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO E LOGÍSTICA NA UNIDADE DE SAÚDE HOSPITALAR - 12 H

11. - HIGIENE E SEGURANÇA NAS UNIDADES DE SAÚDE - 16

12. - GESTÃO CLÍNICA BASEADA NA EVIDÊNCIA - 8 H

13. - GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE - 16 H - 1,5 ECTS

14. - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE - 20 H

15. - GESTÃO E ESTRATÉGIA DAS UNIDADES DE SAÚDE - 16 H

16. - PROJECTO E ORGANIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE - 12 H

17. - MARKETING E COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE - 16 H

18. - NOVAS TECNOLOGIAS DA SAÚDE - 12 H

19. - WORKSHOP INTERNACIONAL - 8 H

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae no modelo EUROPASS (ver anexo)
Fotocópia do Certificado de Habilitações
Preenchimento do boletim de inscrição (ver anexo)
Fotocópia do Bilhete de Identidade e cartão de contribuinte
1 Fotografia
Cheque no valor da candidatura

Informação e contactos

CESPU-FORMAÇÃO
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, tem como principal objectivo o desenvolvimento de competências de Gestão e é destinada a profissionais que desempenham funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identificam a Gestão como uma mais valia no seu projecto de desenvolvimento profissional.
Os participantes deverão desenvolver competências e capacidades para compreenderem os factos que intervêm na gestão de recursos, processos e comportamentos das organizações de saúde. Além disso, deverão incorporar no seu desenvolvimento, uma visão prospectiva, estratégica e de longo prazo das suas organizações, no contexto da evolução do sistema de Saúde.

Resumo

As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. No presente já não basta ser um prof

Metodologia

O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas e um Workshop Internacional na área do Risco Clínico.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e exercer actividade na área da Gestão e Administração das Unidades de Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

272 Horas

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Novembro de 2008 a Julho de 2009.
As aulas decorrerão às sextas, das 16h00 às 20h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

7, 8, 14, 15, 21 e 22 Novembro de 2008
5, 6, 19 e 20 Dezembro de 2008
9, 10, 16, 17, 23 e 24 Janeiro de 2009
6, 7, 20 e 21 Fevereiro de 2009
6, 7, 13, 14, 20 e 21 Março de 2009
3, 4, 17 e 18 Abril de 2009
8, 9, 22, 23 e 30 Maio de 2009
5, 6, 12, 13, 20 e 26 Junho de 2009
3, 4, 10, 11, 17 e 31Julho de 2009
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

António Almeida Dias, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
Jaime Neto, Dr.
Lic. em Medcina. Chefe de Serviço de Cirurgia Cardiotoraxica. Ex-Director e Director Clínico do C. H. V. N. Gaia. Ex-Presidente do Conselho de Especialidade de Cirurgia Cardiotoraxica. Vice-Presidente da C. M. de Penafiel.
Cordeiro Tavares, Prof. Doutor
Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
António Paraíso, Dr.
Lic. em Direito. Administrador Hospitalar pela ENSP e Pós-Graduado em Direito da Saúde. Ex-Administrador dos Hospitais de Chaves, Vale do Sousa, Maria Pia e do C.H. Povoa de Varzim-Vila do Conde.
Luís Cardia, Dr.
Lic. em Medicina Dentária e Mestre em Administração e Gestão de Empresas. Consultor e Docente Universitário nas Áreas da Gestão de Marketing e Gestão da Qualidade.
Rui Araujo, Eng.
Lic. em Engenharia de Produção e Mestre em Eng.ª Humana (Saúde Ocupacional). Técnico Superior H.S.T.
Nuno Neves, Eng.
Lic. Em Engenharia Electromecânica. Ex-Chefe da Gestão de resíduos hospitalares da região Norte do SUCH. Director técnico da VALORHOSPITAL (SUCH).
Raul Pereira, Dr.
Lic. em Medicina. Ex - Director e Director Clínico dos Hospitais Narciso Ferreira, Póvoa de Varzim, Trofa e Portoclínica. Membro do Conselho de Administração da CESPU - Serviços de Saúde S.A.
Víctor Herdeiro, Dr.
Lic em Direito e Administrador Hospitalar pela ENSP. Pós-Graduação em Direito da Medicina. Ex-Administrador do Hospital Infante D. Pedro e Director do Serviço de Aprovisionamento e Hoteleiro do Hospital Geral de Santo António.
Cristina Menezes, Dra.
Lic. em Psicologia pela FPCE-UP. Docente no ISCTE, IPAM e na FEUP, nas áreas de Liderança, Gestão de Equipas e Recursos Humanos. Consultora em Estudos de Mercados e Formadora na área dos Recursos Humanos.
Américo Afonso, Prof. Doutor

Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.

Licinio Lopes, Mestre
Lic. em Direito, Mestre em Direito Administrativo. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde (2004). Docente na F. D. da Universidade de Coimbra.
Carlos Alberto Nunes, Dr.
Licenciado em Medicina e Especialista em Medicina Geral e Familiar Assistente Graduado de Clínica Geral RRE de Fânzeres, Centro de Saúde de Rio Tinto. Coordenador do RRE de Fanzeres. Membro da Comissão para a Avaliação dos Novos Modelos de Gestão dos Centros de Saúde do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
Beatriz Jurado, Mestre
Lic. em Direito. Mestre em Administração Publica. Directora de Serviços da ARS-Norte.
Carlos Alberto Silva, Dr.
Licenciado em Economia. Ex-Vogal do Conselho de Administração H. Sto António. Director Geral da ELNOR.
Rui Nogueira, Dr.
Licenciado em medicina e Internato em Medicina Geral e Familiar. Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Assistente Graduado de Clínica Geral no Centro de Saúde Norton de Matos em Coimbra. Orientador de Formação do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Centro. Colaborador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Jorge Pontes, Dr.
Gestor da Qualidade e Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar do HSOG pelo referencial da “Joint Commission International”. Auditor do “Health Quality Service” e normas ISO 9001:2000. Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Gestor de empresas na área da saúde. Docente do Ensino Superior. Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade na área da Saúde. Mestrando e Pós graduado em Gestão de Recursos Humanos (UM).
Carlos Esteves, Enf.
Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (Kings Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
Jaime Correia de Sousa, Dr.
Consultor da Carreira Médica de Clínica Geral. Assistente Graduado de Clínica Geral na Unidade de Saúde Familiar Horizonte, Centro de Saúde de Matosinhos - ULS Matosinhos. Lic. em Medicina e Mestre em Saúde Publica. Docente Universitário na E.C.S. da Universidade do Minho.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas (IVA Incluído)
Para Cooperantes da CESPU, Crl
2.600 Euros ou 10 prestações mensais de 260 Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, crl
2.900 Euros ou 10 prestações mensais de 290 Euros
(Cheques pré-datados)
O valor da propina inclui: sessões lectivas, material de apoio, cofee-breack e jantar de encerramento.