Introdução

O Mindfulness tem sido alvo de um crescente interesse da comunidade científica, em particular do domínio das neurociências, psicologia, psiquiatria e medicina, estando cada vez mais presente no mundo ocidental, para fazer face a uma larga variedade de condições físicas e mentais.
O Mindfulness pode ser descrito como um processo de autorregulação da atenção com o objetivo de trazer uma consciência não elaborativa ao momento presente, com uma atitude de curiosidade, abertura à experiência e aceitação. Consiste num estado de atenção específico, intencional, focado no momento presente, que permite quebrar os ciclos de reatividade emocional que geram stress, ansiedade e desgaste físico e mental. A literatura evidencia os efeitos do Mindfulness, num vasto leque de domínios, desde redução de stress, ansiedade, sintomatologia depressiva, dor crónica entre outros.
Em Portugal, apesar do crescente número de instrutores qualificados e certificados em cursos baseados em Mindfulness, justifica-se a implementação de cursos de formação, em contexto universitário, junto dos profissionais de saúde, uma vez que estes profissionais constituem uma população particularmente sujeita a elevado desgaste emocional e stress bem como permite o conhecimento das práticas meditativas de Mindfulness no contexto de saúde.

Data de realização do curso

outubro de 2022

Estrutura curricular

U.C. 1 - Mindfulness e Teoria: Origens, Natureza e Mecanismos
U.C. 2 - As Neurociências e o Mindfulness
U.C. 3 - Aplicações do Mindfulness em Contextos Clínicos e na população em Geral
U.C. 4 - Mindfulness ao longo do ciclo da Vida
U.C. 5 - Abordagens baseadas na Compaixão

Documentação necessária de candidatura

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos teórico - práticos e competências para promoção da saúde mental e bem-estar;
2. Conhecer as principais intervenções informadas e baseadas em Mindfulness com resultados consolidados pela investigação científica;
3. Adquirir conhecimentos das principais práticas de Mindfulness no contexto da saúde e compreender a importância do Mindfulness como estratégia de regulação emocional.

Metodologia

Será utilizada uma metodologia expositiva e demonstrativa com recurso a práticas formais e informais de Mindfulness, exercícios e práticas meditativas e de Compaixão.

Destinatários

Profissionais da área de saúde 

Candidatura e selecção

Candidaturas abertas até 16 de setembro de 2022.

A seleção é realizada por ordem de inscrição. 

Nº de vagas para o curso

15

Carga horária

56 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

6

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.

Duração e regime

As aulas decorrerão às sextas, das 20h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Algumas aulas decorrem ao sábado das 09h00 às 13h00.

Cronograma

outubro de 2022 a janeiro de 2023

14, 15 e 29 de outubro de 2022

5, 19 e 26 de novembro de 2022

16 e 17  de dezembro de 2022

7 e 21 de janeiro de 2023

Cronograma Provisório

Corpo docente

Alexandra Pais , Mestre

Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde - Subárea de Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde. Psicóloga Clínica , Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); Pós-graduada em Psicopatologia do Adulto – Diagnóstico e Intervenção; Pós-graduada em  Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica; Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental acreditada pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)¸ Professora Certificada de Mindfulness (MBSR) pelo Centro para Mindfulness da Universidade da Califórnia em San Diego; Formação Intensiva Especializada em Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (MBCT) pela Universidade de Bangor, Reino Unido; Formação no Programa :  Search Inside Yourself,  ministrado pelo Search Inside Yourself Leadership Insitute (SIYLI) ; Curso de Mindfulness ao Contexto de Saúde na Faculdade de Medicina da UP; Formações na área das terapias Cognitivo - Comportamentais de Terceira Geração ( ACT, TFC, DBT); Formadora na área do Mindfulness Clínico e dinamizadora de Workshops e Cursos  Breves  no campo  da Psicologia Clínica; Dinamizadora de Programas de Redução de Stress baseada em Mindfulness (MBSR) de 8 semanas; Psicóloga e Psicoterapeuta no Hospital da Luz, Coimbra e Lisboa;  Coordenadora da Unidade de Psicologia do Hospital da Luz, Coimbra.

Cristina Quadros , Dr.ª

Licenciada em Psicologia pela FPCEUC. Pós-Graduada em Consulta Psicológica e Psicoterapia e em Intervenção Cognitivo Comportamental. Curso Avançado e Especializado em Terapias de 3ª Geração para Crianças e Adolescentes. Especialista em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com CP 8463. Durante 26 anos exerceu funções em Serviços de Psicologia e Orientação do Ministério da Educação, onde desenvolveu vários projetos na promoção do Bem-Estar e formação para alunos, professores, pessoal não docente e famílias.  Exerce em contexto privado Consulta de Desenvolvimento e Aprendizagem, Consulta de Desenvolvimento Vocacional e de Carreira e Consulta de Bem-Estar e Redução de Stress. Desde 2017 é formadora e facilitadora de Programas de MBSR – Mindful Based Stress Reduction. Tem desenvolvido e implementado projetos na área das competências socioemocionais e da promoção do bem-estar, baseados em Mindfulness e Desenvolvimento Sustentável. Experiência na organização de eventos, seminários e projetos inclusive em contexto de voluntariado e educação não-formal.

Estefânia Vasconcelos , Dr.ª

Licenciatura em Psicologia. Psicóloga, Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP); pós-graduada em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Avaliação e Intervenção, pelo CRIAP; pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração - Mindfulness e outras Abordagens, pelo INSPSIC (com formação presencial na Universidade de Bangor, Reino Unido); Certificado de Competências Pedagógicas (CCP); certificada em A Still Quiet Place (ASQP), EUA; Trained MSC Teacher, pelo Center for Mindful Self-Compassion (CMSC), Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Teaching Self-Compassion Online (TSCO), pelo CMSC, Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Teacher in Training em Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), pelo Mindfulness-Based Professional Training Institute (MBPTI), Center for Mindfulness, Universidade da Califórnia, San Diego, EUA; Specialist Teacher Training em Mindfulness- Based Cognitive Therapy (MBCT), pelo Center for Mindfulness Research and Pratice (CMRP), Universidade de Bangor, Reino Unido; fundadora e diretora executiva do projeto ‘Salas a ser’, que se configura na prestação de serviços de psicologia, mindfulness e autocompaixão. 

Rute Sampaio , Prof.ª Doutora

Especialista e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, com diversos trabalhos realizados e publicados na área da adesão terapêutica na doença crónica, nomeadamente nas áreas do Sono, SAOS e Dor Crónica. Ao longo de mais de 10 anos contribuiu para a génese de intervenções para a promoção da adesão terapêutica e integrou diversos projetos de educação para a saúde e telemedicina junto dos doentes com SAOS, com prescrição para APAP/CPAP no Serviço de Pneumologia-Laboratório do Sono do Hospital de São João no Porto. Em 2012, autora do livro intitulado “Para embalar adultos que dormem com ventilador”. Realizou em 2017, “International Post Graduation in Cognitive Therapy of 3rd generation and Mindfulness pelo Instituto Português de Psicologia Aplicada e Bangor University. Em 2017, realiza um estágio no âmbito clínico na Escola de Farmácia do King’s College, em Londres, sob a orientação do Professor Emérito John Weinman, líder do Grupo de Investigação em Adesão Terapêutica. Desde 2014 trabalha como investigadora na FMUP, no grupo liderado pelo Professor Doutor José Castro-Lopes no projeto - Resultados Clínicos e Efectividade das Intervenções em Unidades Multidisciplinares para o Tratamento de Dor em Portugal. Presentemente, é Investigadora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do CINTESIS. É regente da disciplina optativa denominada A Adesão Terapêutica- da prescrição fármaco-terapêutica ao comportamento de adesão do Mestrado Integrado em Medicina e responsável pela génese e desenvolvimento do Grupo de Investigação em Adesão Terapêutica na Dor Crónica. Atualmente colabora em dois projetos europeus: Integrated Care in frail older adults with non-malignant chronic pain da Pfizer e o BEAMER Behavioral and Adherence Model for improving quality, health outcomes and cost-Effectiveness of healthcare, uma parceria público-privada com 28 membros da Europa.

Sara Lima, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho onde desenvolveu tese no âmbito da Doença de Alzheimer; Professora Associada/Professora Adjunto Principal na CESPU, Cooperativa de Ensino Politécnico e Universitário. Investigadora no IINFACTS/CESPU sendo investigadora principal em projetos multidisciplinares relacionados com o Envelhecimento e com a Promoção da Saúde, tem várias publicações na área do envelhecimento e na Doença de Alzheimer. Colaboradora de investigação no CiPSi/UM. Psicóloga Clínica da Saúde na Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave e na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave onde também é Diretora Técnica na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação. Psicóloga Clínica na CESPU, Nova Saúde Parcerias- Famalicão.