Introdução

Em Portugal a prematuridade é de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas é de 1,2%, segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria. O nascimento prematuro é a principal causa de incapacidade neurológica a longo prazo em crianças, podendo resultar em várias complicações nomeadamente: problemas respiratórios, dificuldades de alimentação, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, problemas de visão e deficiência auditiva, entre outros.

Estudos demonstram que programas de fisioterapia são úteis na promoção do desempenho motor de prematuros, com risco de atraso no desenvolvimento. Torna-se por isso pertinente desenvolver competências de observação do desenvolvimento sensoriomotor e de organização do controlo postural e de movimento na criança prematura. Com esta formação pretende-se permitir uma partilha de conhecimento, munindo os fisioterapeutas de ferramentas que lhes possibilitem selecionar estratégias específicas, a fim de influenciar a participação plena da criança prematura nas atividades diárias, quando esta está dificultada, quer seja devido a lesão ou a atraso no desenvolvimento, tendo em conta as necessidades e/ou expectativas de pais ou crianças.

Data de realização do curso

abril de 2020

Local(is) de realização

Campus Universitário de Gandra - Paredes

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

U.C. 1 - Intervenção terapêutica em crianças com prematuridade

  • Requisitos para a organização e controlo do movimento tipico.
  • Análise do desenvolvimento sensoriomotor tipico da criança. Sequências e componentes mais significativos a serem considerados no planeamento do tratamento.
  • Avaliação e interpretação de crianças com prematuridade
  • Práticas de análise de movimento e facilitação do movimento tipico.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Adquirir um conhecimento atualizado das bases teóricas do desenvolvimento, aprendizagem e do controlo postural e do movimento
  • Desenvolver competências de observação do desenvolvimento sensoriomotor típico, suas componentes e sequências
  • Analisar a organização do controlo postural e de movimento na criança prematura
  • Avaliar e interpretar as componentes de movimento na criança prematura
  • Obter conhecimentos básicos de modo a influenciar o movimento através de um determinado manuseio

Metodologia

A avaliação relativa à aprendizagem dos formandos tem um carácter formativo, sendo concretizada através de observação e aplicação de conceitos teóricos, teóricos práticos e análise de casos clínicos. 

Destinatários

Fisioterapeutas.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 27 de março de 2020. 

Seleção é realizada por ordem de inscrição. 

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

15 horas de contacto.

Unidades de crédito do curso

2

Critérios de aprovação

Os formandos deverão participar em 90% das horas para terem aprovação.

Duração e regime

O curso decorre nos dias 17 e 18 de abril de 2020. As aulas decorrem no dia 17 de abril (sexta-feira), das 14h às 20h, e no dia 18 de abril (sábado), das 9h às 13h e das 14h às 19h.

Cronograma

17 e 18 de abril de 2020 

  • 17 de abril de 2020 (14h ás 20h)
  • 18 de abril de 2020 (9h às 13h e das 14h às 19h)

Cronograma Provisório.

Corpo docente

Soraya Pacheco da Costa, Prof.ª Doutora
  • Doutoramento pela Universidade de Alcalá (2011).
  • Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990) - validado à graduação em Fisioterapia pelo Ministerio de Educación y Ciencia da Espanha-, graduação em Documentação Científica (2003)
  • Professora Titular de Universidade do curso de graduação em Fisioterapia na Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares-Espanha.
  • Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Fisioterapia em diversidade funcional e dependência da Universidade de Alcalá. Tutora Bobath da European Bobath Tutors Association (2014).
  • Diretora e professora de vários cursos de Pós-graduação em Fisioterapia em Neurologia tanto na área da Pediatria como em adultos.
  • Atualmente combina o seu trabalho docente em matérias de Fisioterapia Neurológica no curso de graduação em Fisioterapia na Universidade de Alcalá com a pesquisa em projetos de intervenção de Fisioterapia em crianças com alterações neurosensoriomotoras.