Introdução

O curso de Técnicas de Preparação de Tecidos para Microscopia visa colmatar a necessidade de formação teórico-prática mais específica nesta área a profissionais de Anatomia Patológica, bem como a profissionais das áreas da Ciência da Vida, ou alunos que queiram reforçar os seus conhecimentos nesta área.
O estudo dos tecidos e a sua estrutura é essencial em diversas áreas científicas. Qualquer método de preparação de tecidos pode comprometer a sua representação fidedigna. Quanto melhores e mais adequadas forem as técnicas de preparação de tecidos melhor irá ser a sua visualização e interpretação dos resultados obtidos num microscópio. A importância da preparação de tecidos é incontestável em diversos estudos que necessitem da histologia e/ou histopatologia clássica para obter resultados.
Nos últimos anos o avanço da biologia molecular impulsionou o desenvolvimento das técnicas de preparação de tecidos utilizadas desde há muitos anos. Também o aparecimento de novos instrumentos e reagentes para histologia exigiram a adaptação deste tipo de técnicas a esta nova era.

Data de realização do curso

02 de Fevereiro de 2013

Áreas de conhecimento

  • Anatomia Patológica

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR I - Microscopia Ótica (MO)

  • Técnicas de preparação de tecidos para observação ao MO
    • Fixação dos tecidos
    • Processamento de tecidos
    • Microtomia
    • Coloração e montagem de lâminas
  • Visualização e interpretação de imagens num MO

UNIDADE CURRICULAR II – Microscopia Eletrónica (ME)
  • Técnica de preparação de tecidos para observação num TEM
    • Processamento de tecidos para ME
    • Ultramicrotomia
    • Contrastação de grelhas
  • Visualização e interpretação de imagens adquiridas num TEM

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Atualizar os conhecimentos e/ou preencher lacunas a nível da preparação de tecidos para microscopia ótica e eletrónica nos licenciados em Anatomia Patológica e áreas afins que careçam de uma formação mais especializada e que necessitem destas ciências como ferramentas de trabalho. Pretende-se pois aumentar o leque de competências do técnico de anatomia patológica, bem como dos profissionais em áreas afins no sentido de aumentar a sua autonomia e melhorar o seu desempenho nos trabalhos a desenvolver.

Resumo

O curso de Técnicas de Preparação de Tecidos para Microscopia visa colmatar a necessidade de formação teórico-prática mais específica nesta área a profissionais de Anatomia Patológica, bem como a profissionais das áreas da Ciência da Vida, ou alunos que queiram reforçar os seus conhecimentos nesta área.

Metodologia

As aulas serão teóricas e práticas, sendo condição para a conclusão da pós-graduação a aprovação em todos os módulos. As notas serão de 0 a 20. A avaliação de cada módulo é efetuada através da realização de um exame teórico-prático.

Destinatários

Licenciados em Anatomia Patológica e Cursos na área das Ciências da Vida.

Candidatura e selecção

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

32 Horas

Unidades de crédito do curso

3

Critérios de aprovação

Obrigatória a presença em 80% da carga horária teórica e 80% da carga prática previstas e obtenção de aproveitamento em exame teórico-prático.

Duração e regime

O curso decorrerá em regime pós-laboral, ao sábado, nos dias 02 de Fevereiro, 02 de Março, 06 de Abril e 18 de Maio de 2013, das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Cronograma

PROVISÓRIO
02 de Fevereiro de 2013
02 de Março de 2013
06 de Abril de 2013
18 de Maio de 2013
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Dolores Resende, Profa. Doutora
Licenciada em Ciências do Meio Aquático, Mestrado em Ciências do Mar – Biologia Marinha e Doutorada em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Professora Coordenadora Convidada da ESSVS e Professora Auxiliar Convidada do ISCS-N.
Sara Ricardo, Profa. Doutora

Doutorada em Patologia e Genética Molecular no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Investigadora no grupo Differentiation and Cancer do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde 2012. Participou em vários projetos de investigação na área da oncobiologia, nomeadamente, em cancro da mama e patologia oral. Mais recentemente está envolvida no projeto de investigação em cancro do ovário intitulado "Mucin MUC16 - CA125 cancer biomarker - biological functions and development of new biomarker assays".

Fernanda Garcez, Mestre
Licenciada em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS), Mestrado em Patologia Oral pela ESSVS. Professora Adjunta Convidada da ESSVS e Técnica Superior da CESPU Saúde.