Introdução

A sexualidade, na óptica da OMS, assume uma centralidade fundamental durante todo o ciclo vital da pessoa. Entendida como uma necessidade humana básica importante de pertença e de afectos, envolve aspectos como alterações fisiológicas, morfológicas, emocionais mas também culturais. O debate sobre estas questões passou do domínio particular para uma discussão pública ao ser uma preocupação dos Ministérios da Educação e da Saúde com a legislação vigente, regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, dado os problemas de saúde que advém de uma vivência pouco responsável/informada dos jovens.
A educação para a sexualidade e para a saúde deve ser contínua e o mais precoce possível. No entanto, abordar tais questões, com os mais novos, parece, ainda, ser uma tarefa constrangedora para muitos. Assim, este curso visa abordar temas ligados à sexualidade, com o objectivo de desenvolver competências nos educadores, que têm necessidade de abordar estas questões, de forma a desenvolver aspectos cognitivos sociais e afectivos do sujeito jovem/adolescente.

Data de realização do curso

2011

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição

Estrutura curricular

MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA SEXUALIDADE HUMANA

  • Bases anatomo-fisiológicas do comportamento sexual;
  • Sexo e Sexualidades;
  • As Sexualidades e o Tempo;
  • Intimidade e Sexualidades;
  • A imagem do corpo e a identidade sexual;
  • A tríade Desejo-Paixão-Amor;

MÓDULO 2 – GÉNERO E SEXUALIDADE
  • O género na construção das identidades;
  • Afectividades e sexualidades: educação para a saúde;
  • Os jovens e a sexualidade: determinantes socioculturais;
  • Comportamentos e práticas juvenis: do lazer ao risco;

MÓDULO 3 – ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NA ABORDAGEM DA SEXUALIDADE
  • Comunicação e Sexualidade;
  • Percepção / Acção / Interacção;
  • O Corpo Comunicante;
  • Escuta e Olhar Activos;

MÓDULO 4 – PROMOÇÃO DE UMA SEXUALIDADE SAUDÁVEL
  • A promoção da saúde Sexual;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis:
    • HIV/SIDA;
    • Prevenção e tratamento;

MÓDULO 5 – SEXUALIDADES E AFECTOS AO LONGO DO CICLO VITAL (PARA) UMA VISÃO PEDAGÓGICA
  • A Adolescência:
    • O “ritus” de passagem;
    • O “peer” pressure;
    • O papel dos agentes de socialização na adolescência;
    • A desconstrução de estereótipos;
    • A orientação sexual;
    • O mito da primeira vez;
  • Adultícia e Sexualidades:
    • Estatutos e Papeis;
    • Os estereótipos;
  • Os Gerontes e as Sexualidades:
    • Desconstruir os mitos do deserto sexual;
    • Condicionantes do desempenho;

MÓDULO 6 – SEXUALIDADE, MITOS E INTERVENÇÃO
  • Género, discriminação, fobias e violência;
  • Os pré-conceitos:
    • As Homossexualidades;
    • A Transexualidade;
  • Aditivos químicos ao desempenho sexual – mitos e realidades:
    • O Alcoolismo e as Sexualidades;
    • As Toxicomanias e as Sexualidades;
  • Os “media” e as Sexualidades;
  • A construção dos relacionamentos afectivos;
  • “Case Studies” - abordagem e estratégias de intervenção;

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Esta formação pretende proporcionar aos formandos um espaço de aquisição, reflexão e actualização, de conhecimentos científicos na área da educação para a sexualidade e saúde, tendo como pano de fundo as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, para que em diferentes contextos, possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspectiva de intervenção mais eficaz, tendo em conta a saúde e bem-estar dos indivíduos.

Específicos:

  • Desenvolver estratégias pedagógicas para uma efectiva implementação da educação para a sexualidade e para a saúde;
  • Dotar os educadores de conhecimentos teóricos básicos para abordagem da sexualidade de forma transdisciplinar;
  • Preparar educadores para que possam planear e intervir em assuntos sobre a sexualidade nas várias etapas etárias dos alunos;
  • Preparar e formar para uma adequada intervenção em problemáticas de sexualidade.

Resumo

Este curso visa abordar temas ligados à sexualidade, com o objectivo de desenvolver competências nos educadores, que têm necessidade de abordar estas questões, de forma a desenvolver aspectos cognitivos sociais e afectivos do sujeito jovem/adolescente.

Metodologia

As aulas serão teóricas e teórico-práticas, através da exposição das várias temáticas com análise e discussão de casos. A condição para a conclusão da formação será a aprovação em todos os módulos. As notas serão de 0 a 20. A avaliação é definida pelo coordenador pedagógico na primeira sessão.

Destinatários

Professores, Educadores, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Pais e Licenciados que pretendam adquirir competências na área da Sexualidade.

Candidatura e selecção

Candidaturas Abertas.
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

124 Horas

Unidades de crédito do curso

14

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação a todos os módulos.

Duração e regime

As aulas decorrerão ao sábado, das 09h às 13h e das 14h às 18h.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora
Doutorada em Educação, na área da prestação de cuidados pela família; Mestre em Ciências de Enfermagem na área de cuidados à família; Especialista em Enfermagem Comunitária; Investigadora do CITS (Centro de Investigação de Tecnologias da Saúde) na área da prestação de cuidados informais; Professora Coordenadora do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem Comunitária; Membro Fundador da APEG.
Lurdes Teixeira, Profa. Doutora

Doutoramento em Sociologia. Docente do Departamento das Ciências da Saúde da ESSVS. Experiência como investigadora em diversos projetos de investigação na área da reforma dos cuidados de saúde primários, da família, do envelhecimento e do género. Coordenadora de cursos para Públicos Estratégicos – Programa POISE.

Manuel Damas, Dr.
Médico, Professor Universitário, Coordenador da Consulta de Sexologia da CCA, Co-autor do programa televisivo ”Sexualidades, Afectos e Máscaras”, Porto Canal.
Rui Oliveira Ramos, Dr.
Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Psicólogo Clínico; Docente do Ensino Superior no ISCS-N; Formador de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e Formação Contínua de Formadores; Formador nas áreas Comportamental e Comunicacional; Gestão de Conflitos; Cidadania e Empregabilidade; Desenvolvimento Pessoal e Social; Técnicas de Negociação; Técnicas de Apresentação; Comunicação não-verbal; ; Gestão da Mudança; Aprender a Aprender; Gestão de Projectos; Sexualidade-Riscos e Partilhas; Competências Comunicacionais …

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
1.440 Euros ou 8 prestações mensais de 180 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.