Introdução

A sexualidade, na óptica da OMS, assume uma centralidade fundamental durante todo o ciclo vital da pessoa. Entendida como uma necessidade humana básica importante de pertença e de afectos, envolve aspectos como alterações fisiológicas, morfológicas, emocionais mas também culturais. O debate sobre estas questões passou do domínio particular para uma discussão pública ao ser uma preocupação dos Ministérios da Educação e da Saúde com a legislação vigente, regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, dado os problemas de saúde que advém de uma vivência pouco responsável/informada dos jovens.
A educação para a sexualidade e para a saúde deve ser contínua e o mais precoce possível. No entanto, abordar tais questões, com os mais novos, parece, ainda, ser uma tarefa constrangedora para muitos. Assim, este curso visa abordar temas ligados à sexualidade, com o objectivo de desenvolver competências nos educadores, que têm necessidade de abordar estas questões, de forma a desenvolver aspectos cognitivos sociais e afectivos do sujeito jovem/adolescente.

Data de realização do curso

2011

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição

Estrutura curricular

MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS DA SEXUALIDADE HUMANA

  • Bases anatomo-fisiológicas do comportamento sexual;
  • Sexo e Sexualidades;
  • As Sexualidades e o Tempo;
  • Intimidade e Sexualidades;
  • A imagem do corpo e a identidade sexual;
  • A tríade Desejo-Paixão-Amor;

MÓDULO 2 – GÉNERO E SEXUALIDADE
  • O género na construção das identidades;
  • Afectividades e sexualidades: educação para a saúde;
  • Os jovens e a sexualidade: determinantes socioculturais;
  • Comportamentos e práticas juvenis: do lazer ao risco;

MÓDULO 3 – ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NA ABORDAGEM DA SEXUALIDADE
  • Comunicação e Sexualidade;
  • Percepção / Acção / Interacção;
  • O Corpo Comunicante;
  • Escuta e Olhar Activos;

MÓDULO 4 – PROMOÇÃO DE UMA SEXUALIDADE SAUDÁVEL
  • A promoção da saúde Sexual;
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis:
    • HIV/SIDA;
    • Prevenção e tratamento;

MÓDULO 5 – SEXUALIDADES E AFECTOS AO LONGO DO CICLO VITAL (PARA) UMA VISÃO PEDAGÓGICA
  • A Adolescência:
    • O “ritus” de passagem;
    • O “peer” pressure;
    • O papel dos agentes de socialização na adolescência;
    • A desconstrução de estereótipos;
    • A orientação sexual;
    • O mito da primeira vez;
  • Adultícia e Sexualidades:
    • Estatutos e Papeis;
    • Os estereótipos;
  • Os Gerontes e as Sexualidades:
    • Desconstruir os mitos do deserto sexual;
    • Condicionantes do desempenho;

MÓDULO 6 – SEXUALIDADE, MITOS E INTERVENÇÃO
  • Género, discriminação, fobias e violência;
  • Os pré-conceitos:
    • As Homossexualidades;
    • A Transexualidade;
  • Aditivos químicos ao desempenho sexual – mitos e realidades:
    • O Alcoolismo e as Sexualidades;
    • As Toxicomanias e as Sexualidades;
  • Os “media” e as Sexualidades;
  • A construção dos relacionamentos afectivos;
  • “Case Studies” - abordagem e estratégias de intervenção;

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Esta formação pretende proporcionar aos formandos um espaço de aquisição, reflexão e actualização, de conhecimentos científicos na área da educação para a sexualidade e saúde, tendo como pano de fundo as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, para que em diferentes contextos, possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspectiva de intervenção mais eficaz, tendo em conta a saúde e bem-estar dos indivíduos.

Específicos:

  • Desenvolver estratégias pedagógicas para uma efectiva implementação da educação para a sexualidade e para a saúde;
  • Dotar os educadores de conhecimentos teóricos básicos para abordagem da sexualidade de forma transdisciplinar;
  • Preparar educadores para que possam planear e intervir em assuntos sobre a sexualidade nas várias etapas etárias dos alunos;
  • Preparar e formar para uma adequada intervenção em problemáticas de sexualidade.

Resumo

Este curso visa abordar temas ligados à sexualidade, com o objectivo de desenvolver competências nos educadores, que têm necessidade de abordar estas questões, de forma a desenvolver aspectos cognitivos sociais e afectivos do sujeito jovem/adolescente.

Metodologia

As aulas serão teóricas e teórico-práticas, através da exposição das várias temáticas com análise e discussão de casos. A condição para a conclusão da formação será a aprovação em todos os módulos. As notas serão de 0 a 20. A avaliação é definida pelo coordenador pedagógico na primeira sessão.

Destinatários

Professores, Educadores, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Pais e Licenciados que pretendam adquirir competências na área da Sexualidade.

Candidatura e selecção

Candidaturas Abertas.
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

124 Horas

Unidades de crédito do curso

14

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação a todos os módulos.

Duração e regime

As aulas decorrerão ao sábado, das 09h às 13h e das 14h às 18h.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora
Doutorada em Educação, na área da prestação de cuidados pela família; Mestre em Ciências de Enfermagem na área de cuidados à família; Especialista em Enfermagem Comunitária; Investigadora do CITS (Centro de Investigação de Tecnologias da Saúde) na área da prestação de cuidados informais; Professora Coordenadora do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem Comunitária; Membro Fundador da APEG.
Lurdes Teixeira, Profa. Doutora
Licenciada e doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Saúde pelo ISCTE – IUL. Possui mestrado em Relações Interculturais, com especialização em Comunicação em Saúde. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – IUL e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ao abrigo do Protocolo de Cooperação Académica UNIFESP/ISCTE. Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
Manuel Damas, Dr.
Médico, Professor Universitário, Coordenador da Consulta de Sexologia da CCA, Co-autor do programa televisivo ”Sexualidades, Afectos e Máscaras”, Porto Canal.
Rui Oliveira Ramos, Dr.
Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Psicólogo Clínico; Docente do Ensino Superior no ISCS-N; Formador de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e Formação Contínua de Formadores; Formador nas áreas Comportamental e Comunicacional; Gestão de Conflitos; Cidadania e Empregabilidade; Desenvolvimento Pessoal e Social; Técnicas de Negociação; Técnicas de Apresentação; Comunicação não-verbal; ; Gestão da Mudança; Aprender a Aprender; Gestão de Projectos; Sexualidade-Riscos e Partilhas; Competências Comunicacionais …

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
1.440 Euros ou 8 prestações mensais de 180 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.