Introdução

Com a crescente competitividade ao nível das Farmácias Comunitárias, a prestação dos melhores cuidados de saúde para com os utentes/doentes é dia após dia um factor determinante na obtenção de vantagens competitivas. Se o conhecimento científico e experiência profissional dos profissionais de saúde já é um dado adquirido, mas idêntico a todos, o factor de diferenciação que irá marcar positivamente os resultados e a satisfação das verdadeiras necessidades dos utentes/doentes é a aquisição de competências na utilização de estratégias e ferramentas nas áreas de marketing e comunicação.

Data de realização do curso

03 de Outubro de 2008

Local(is) de realização

ESSVA - Vila Nova de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Farmácia

Estrutura curricular

MÓDULO 1 - COMUNICAÇÃO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
- Importância da Comunicação no Sector da Saúde
- Política e Plano de Comunicação
- Estratégias de Comunicação
- Comunicação Pró-activa e Reactiva
- Comunicação Interna e Externa
- Os Media no Sector da Saúde
- Comunicação Específica para cada Segmento - Alvo na Saúde

MÓDULO 2 - MARKETING NA SAÚDE
- Importância do Marketing no Sector da Saúde
- Planeamento Estratégico
- Análise SWOT
- Estratégias de Marketing
a.Segmentação
b.Posicionamento
c.Targeting
- Marketing-Mix na Indústria Farmacêutica
a.Política de Produto
b.Política de Preços
c.Política de Distribuição
d.Política de Promoção
- Plano de Marketing na Indústria Farmacêutica
- Pesquisa de Mercado

MÓDULO 3 - MARKETING PESSOAL
- Definição e enquadramento disciplinar.
- O nosso marketing-mix.
a.O que somos enquanto produto de marketing.
b.O posicionamento individual face ao mundo que nos rodeia (inner e out circles).
c.A nossa valorização: princípios e estratégias conducentes à mais-valia.
d.A comunicação individual.
- As leis base, segundo Peter Montoya.
- A condição de "opinion maker". Exemplos no mundo global.
- O plano de Marketing Pessoal
- LAP - laboratório de Aplicação Prática

MÓDULO 4 - TÉCNICAS ACTIVAS DE VENDAS
- Características da Função de Vendas
- Integração da Função de Vendas na Estratégia de Marketing
- Processo de Interacção com os Clientes - Alvo
- Gestão da Equipa de Vendas
a.Recrutamento da Equipa de Vendas
b.Dimensão da Equipa de Vendas
c.Formação da Equipa de Vendas
- Estabelecimento de Objectivos de Vendas e Controle das actividades da equipa
- Motivação da Equipa de Vendas
- Psicologia da Venda
a.Prospecção e Promoção
b.Fecho da venda
c.Serviço Pós-Venda

MÓDULO 5 - VITRINISMO NA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
- Importância do Vitrinismo na Farmácia Comunitária
- Estratégias Fundamentais de Vitrinismo na Farmácia Comunitária
- Resultados Práticos do Vitrinismo na Farmácia Comunitária
- Importância do Merchandising na Farmácia Comunitária
- O Merchandising como Estratégia de Comunicação na farmácia Comunitária
- Arquitectura de Interiores na Farmácia Comunitária

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (ver anexo);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de inscrição (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
1 Fotografia;
Cheque no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de 'Marketing e Comunicação na Farmácia Comunitária' configura uma formação que pretende identificar os Comportamentos-Chave dos utentes/doentes das Farmácias Comunitárias e a resposta que os profissionais de saúde (Técnicos de Farmácia) deverão possuir, no sentido de obter o melhor relacionamento, qualidade de atendimento e fidelização perante o seu Mercado-Alvo (utentes/doentes).

Resumo

Com a crescente competitividade ao nível das Farmácias Comunitárias, a prestação dos melhores cuidados de saúde para com os utentes/doentes é dia após dia um factor determinante na obtenção de vantagens competitivas. Se o conhecimento científico e ex

Metodologia

O Curso de 'Marketing e Comunicação na Farmácia Comunitária', está organizado em módulos, constituídos por unidades curriculares distintas, cada uma das quais com conteúdos programáticos específicos. O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas e aulas práticas e simulações da prática quotidiana, no sentido de retratar ao pormenor a realidade do mercado da Farmácia Comunitária.

Destinatários

Técnicos de Farmácia, que pretendam adquirir formação no atendimento, fidelização e qualidade de serviços prestados aos seus utentes/doentes.

Candidatura e selecção

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

50 Horas

Unidades de crédito do curso

5

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.
Aprovação ao exame final de cada módulo.

Duração e regime

O curso decorrerá em Outubro e Novembro de 2008. As aulas decorrerão às sextas-feiras das 18h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Cronograma

3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31 de Outubro de 2008
1 e 7 de Novembro de 2008

Corpo docente

Maria Teresa Herdeiro, Profa. Doutora
Instituto Superior Politécnico do Norte/ Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.
Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Sofia Veloso, Dra.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Interior; Curso de Realização e Produção Televisiva pelo CENJOR; Exerceu funções de Jornalista na RTP; Exerceu funções de Gestora de Comunicação e Imagem na Delta-Cafés; Colabora como gestora de clientes, conteúdos publicitários e gestão de e-comerce na Mimo2 – empresa de modelismo; Colabora na produção de conteúdos na empresa Areal-Media.

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propina
Para Cooperantes da CESPU, Crl
600 Euros ou 2 prestações mensais de 300 Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, crl
650 Euros ou 2 prestações mensais de 325 Euros
(Cheques pré-datados)