Introdução

A avaliação do risco e a redução da reincidência criminal são domínios pautados por inúmeras dificuldades. James Bonta, reconhecido especialista nestas áreas, aborda os mais recentes desenvolvimentos (avaliação de 4ª geração e probation).

Data de realização do curso

16 de Abril de 2008

Local(is) de realização

Auditório do ISCS-Norte, Gandra-Paredes

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Psicologia

Estrutura curricular

1. AVALIAÇÃO RISCO/NECESSIDADE EM DELINQUENTES
A avaliação do risco de reincidência e a avaliação das necessidades de tratamento de um delinquente são a base de muitas das actividades da justiça criminal. Policias, magistrados e técnicos necessitam dessas avaliações para tomarem decisões, as quais têm implicações na segurança pública e nos direitos dos delinquentes. Neste curso são apresentados os desenvolvimentos no domínio da avaliação do risco e das necessidades, desde as suas primeiras formas de avaliação clínica (avaliação de primeira geração) até às actuais estratégias de avaliação do risco/necessidades (avaliação de quarta geração). Será realçada quer a utilidade da teoria no estudo e acompanhamento de casos, quer a conformidade dos instrumentos de quarta geração com o modelo geral de Risco-Necessidade-Responsividade do comportamento criminal.

2. TRATAMENTO DE DELINQUENTES: DO “NOTHING WORKS” AO “WHAT WORKS” E AO “MAKING IT WORK”
Nos últimos 40 anos, surgiram várias abordagens de compreensão dos delinquentes, que procuravam reduzir a ameaça que eles representam para a segurança pública. Nos anos 70, instalou-se um desencanto generalizado quanto às perspectivas de se encontrarem métodos de avaliação e de tratamento de delinquentes que contribuíssem para a redução da reincidência criminal. Contudo, na actualidade, existe uma extensa literatura científica que demonstra que algumas intervenções têm resultados positivos. Sabe-se também, que a aplicação de princípios efectivos de reabilitação na prática quotidiana produzem mudanças significativas. Será revista a literatura científica e será apresentado um estudo que põe em prática os resultados de investigação em serviços de reinserção (probation).

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de inscrição (ver anexo);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
Cheque no valor da propina;

Observações

TRADUÇÃO EM SIMULTÂNEO INGLÊS/PORTUGUÊS
CURSO REALIZADO NO AMBITO DAS JORNADAS DE PSICOLOGIA CLÍNICA DO ISCS-N.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Resumo

A avaliação do risco e a redução da reincidência criminal são domínios pautados por inúmeras dificuldades. James Bonta, reconhecido especialista nestas áreas, aborda os mais recentes desenvolvimentos (avaliação de 4ª geração e probation).

Destinatários

Alunos e Profissionais das áreas da Psicologia, Direito, Medicina, Sociologia, Serviço Social e outros profissionais da área da Justiça.

Candidatura e selecção

Ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

40

Carga horária

8 HORAS

Critérios de aprovação

Os formandos terão direito a um diploma de participação.

Duração e regime

O curso decorrerá no dia 16 de Abril de 2008, das 09h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

16 de Abril de 2008

Corpo docente

James Bonta, Prof. Doutor
Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Ottawa. No início da sua carreira, desenvolveu actividade profissional junto de jovens com problemas comportamentais e respectivas famílias, efectuando avaliações para os Tribunais de Menores. Depois da obtenção do grau de Doutor, James Bonta foi, durante 14 anos, psicólogo no Centro de Detenção de Ottawa-Carleton (um Centro de alta segurança para adultos e jovens) tendo fundado o único Departamento Prisional de Psicologia a tempo integral no Canadá. Em 1990, passou a trabalhar no Ministério da Segurança Pública do Canadá, sendo actualmente o Director do Centro de Investigação dos Serviços Correccionais. Ao longo da sua carreira, James Bonta desenvolveu várias actividades académicas e profissionais, sendo membro do Conselho Editorial do Canadian Journal of Criminology e do Criminal Justice and Behavior. James Bonta publicou extensivamente nas áreas de avaliação do risco e da reabilitação de delinquentes. As suas últimas publicações incluem um livro em co-autoria com D. A. Andrews com o título The Psychology of Criminal Conduct (já na 4ª edição). É também co-autor dos seguintes instrumentos: The Level of Service Inventory – Revised e The Level of Service Inventory/Case Management Inventory. Ambos são instrumentos de avaliação de risco e das necessidades de delinquentes, que estão traduzidos em 4 línguas e que são usados pelos sistemas correccionais de vários países.

Emolumentos

Propina (IVA incluído)
Para Cooperantes e Colaboradores da CESPU, CRL
100 Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, CRL
120 Euros