Introdução

O ITLS (Internacional Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais do Sistema de Emergência Médica, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor refletir o alcance da organização. O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para profissionais dos serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de excelência em trauma.

Data de realização do curso

15 e 16 de dezembro de 2023 - Vila Nova de Famalicão

Candidaturas encerradas

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

Estrutura Curricular

  • Avaliação do cenário/incidente
  • Precauções de Segurança Universais
  • Avaliação e abordagem inicial da vítima de trauma
  • Abordagem inicial da via aérea
  • Neurotrauma
  • Trauma Torácico
  • Trauma Abdominal
  • Choque e reposição de fluidos
  • Trauma das Extremidades
  • O grande queimado
  • Trauma Pediátrico
  • Trauma da Grávida
  • Trauma no Idoso
  • Vítimas de trauma sob a influência de álcool ou drogas
  • PCR em trauma
  • Estações práticas
  • Casos clínicos

Documentação necessária de candidatura

Emolumentos

Alunos e Recém-Licenciados CESPU
250 Euros ou 4 prestações mensais de 62,50 Euros (manual digital)

Propinas (Versão ALS - Avançada)
300 Euros ou 2 prestações mensais de 150 Euros (manual digital)

Propinas (Versão BLS - Básico)
250 Euros ou 2 prestações mensais de 125 Euros (manual digital)

Versão ALS - Avançada - Licenciados
Versão BLS - Básico – Não Licenciados

Observações

Diploma Certificado pelo ITLS (EUA).

Manual do curso em língua inglesa.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, um contexto pré e intra hospitalar, com transição para sala de emergência intra hospitalar. Pode ter uma vertente intra hospitalar com introdução ao E-Faste e equipas de emergência interna.

Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

Metodologia

O curso desenvolve-se em contexto teórico-prático, essencialmente em bancas práticas e de simulação avançada de Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.

Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica. O rácio formador/formando é de 1:5.

Cada equipa terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma.

 O curso terminará com duas avaliação presenciais e individuais:

  • Teórica (50 perguntas)
  • Prática (Resolução de um casos clínicos)

Destinatários

Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem (versão ALS), TAS´s e TAE´s (versão BLS).

Carga horária

Carga horária

  • 16 horas presenciais (bancas teórico-práticas e praticas de simulação)
  • 20 horas elearning (13 aulas teóricas em português, 13 testes de auto-avaliação e um pré-teste final)

Unidades de crédito do curso

4

Critérios de aprovação

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição.

Corpo docente

Filomena Horta Correia, Dr.ª

Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Medicina de Catástrofe, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública. Formadora internacional Sénior Instrutor do Emergo Train System (ETS), instrutora dos cursos de CETC, SBV DAE, PEPP, GEMS e ITLS. É Medical Coordinator do Chapter do ITLS Portugal e Angola.

André Cunha, Enf.

Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Licenciatura em Enfermagem, Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Bráulio Sousa, Mestre

Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Curso de Pós-Licenciatura e Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Enfermeiro Militar, Coordenador do Departamento de Cuidados Cirúrgicos e Internamento, no Hospital Militar Regional no 2, Coimbra (Portugal). Instrutor coordenador – ANTRAM, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, Instrutor de emergências e primeiros socorros, Formador no Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica - Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Maputo (Moçambique), Instrutor do curso de First Responder, Técnicas de socorrismo, Trauma, Emergência e Catástrofe, Emergência e Catástrofe; Resgate em ambiente contaminado NRBQ, SAV; SBV-DAE. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS Militar. Coordenador do Módulo de Formação e Simulação, Coordenação pedagógica do Laboratório de Formação de Formadores em Simulação Clínica – ministrado aos docentes do Curso de Medicina Geral, Coordenador e Formador do curso de socorrismo em cenários multivítimas, coordenador na Secção de Gestão da Informação. Formação em: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP (e Certificação INEM, TAS). Comandante da Equipa de Posto de Socorro Evacuação / Módulo Sanitário do Exército Português em Missão pela ONU, Shaama (Líbano).

Carla Amorim, Enfª.

Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Pós-graduada em Ventilação Não-Invasiva. Enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. Formadora de SBV e ITLS

Edgar Jacinto, Enf.

Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.

Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation

Ivo Airosa, Dr.

Assistente graduado de Anestesiologia. Médico dos Cuidados Intensivos do Hospital de Braga e da VMER de Braga. Formador ITLS

Luís Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Chefe, responsável pela Gestão de Recursos Humanos de Enfermagem da Força Aérea Portuguesa. Enfermeiro do serviço de Helitransporte Emergência Médica e exerceu funções de coordenador VMER-CSC. Instrutor internacional dos cursos ITLS Provider e ITLS ACCESS. Instrutor de Trauma, Emergência Médica, Catástrofe e NRBQ, Primeiros Socorros, TESD – Técnicas de Extração Salvamento e Desencarceramento. Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. 

Marco Piedade, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Mário Branco, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Pós-Graduação em Enfermagem de Emergência. Enfermeiro Viatura Médica de Emergência e Reanimação CHUSJ, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Centro Hospitalar Universitário São João. Formador SBV INEM.  Formador de ITLS CESPU, Doutorando em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Oficial de Bombeiro 2ª nos Bombeiros Voluntários de Gondomar, 

Mauro Alexandre Pereira, Dr.

Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU.

Hugo Sousa, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.

Filipa Santos Silva, Dr.ª

Mestre em Medicina, Especialista em Medicina Interna, titulada em Medicina intensiva e pós-graduada em Medicina do Doente Crítico.

Medicina Intensiva no Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Braga e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Médica da VMER de

Braga. Formadora em Suporte Imediato de Vida e ITLS. 

Elisabete Coelho, Dr.ª

Assistente Hospitalar de Medicina Intensiva do Hospital de Braga. Médica da VMER de Braga. Formadora ITLS. 

Florbela Tomás Silva, Dr.ª

Assistente Sénior de Anestesiologia e Reanimação nos Hospitais de Leiria. Santarém, Tomar e Abrantes. Mestrado Europeu de Medicina de Catástrofe.  Pós-Graduação em Trauma. Instrutora dos cursos ITLS e PEEP.

Joana Carlos Alves, Dr.ª

Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Serviço de Urgência do Hospital de Braga; Chefe de equipa do SU do Hospital de Braga; Coordenadora da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga; Médica da VMER de Braga. Formadora de SBV, SBV pediátrico, SBV-DAE, SAV adulto pelo INEM; Curso de Emergências Médicas do Hospital de Braga e ITLS da CESPU formação. 

José Pedro de Almeida Pinto, Dr.

Assistente Hospitalar no Serviço de Cirurgia do Hospital de Braga. Membro do Grupo de Cirurgia Bariátrica (também responsável por parte do

Trauma internado no Serviço), Colaborador em apoio médico pré-hospitalar pela Cruz Vermelha de Braga, Cirurgião Geral no H. Lusíadas Braga e SCM

Vila do Conde. Formador e coordenador de curso E-Fast e Formador ITLS. 

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.

Andreia Ferreira, Enfa.
Enfermeira no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Santa Maria. Membro da Equipa de Transporte SAV Pediátrico. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Formadora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS. Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.
António Costa, Enf.

Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Serviço de Urgência do Hospital de Braga. Enfermeiro na Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga. Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Católica. Coordenador da Formação na Área da Enfermagem no Hospital de Braga de novembro de 2018 a novembro de 2022, Responsável pelo Plano de Catástrofe do Hospital de Braga. Membro da Comissão Regional do Norte de Peritos de Enfermagem Extra-Hospitalar da Ordem dos Enfermeiros. Formador na área do doente crítico: SAV Adulto, ITLS, SBV, SBV DAE, Emergências Médicas, Transporte do Doente Crítico, Trauma Avançado para Enfermeiros Formador da Escola Nacional de Bombeiros: Técnicas de Socorrismo, Tripulante de Ambulância de Transporte. Atualmente Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. 

Paula Vale, Enfa.

Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital de Faro. Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-cirúrgica. Instrutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional dos cursos: AAPCR e CETC.

Ricardo Costa, Enf.

Enfermeiro do Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente do doente crítico. Formador da Academia do Hospital de Braga nos cursos de Trauma Avançado para Enfermeiros, SBV e SBV-DAE; Formador do curso ITLS da CESPU formação.

Ruben Torres, Enf.

Enfermeiro Especialista no Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga.  Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave; Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica pelo Instituto Politécnico de Viana Do Castelo - Escola Superior de Saúde; Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade do Minho; Formador SBV e SBV-DAE pelo INEM Coordenador Formação SBV e SBV Pediátrico no Hospital de Braga; Study Nurse no 2CA - Braga; ITLS Provider pela CESPU. 

Rui Ribeiro , Enf.

Enfermeiro Serviço de Urgência e VMER de Braga. Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica Pós-Graduação em Sociologia da Saúde. Formador SBV, SBV-DAE, SAV (INEM). Formador ITLS (CESPU). Coordenador de Formação na Área do Doente Crítico do Hospital de Braga. Coordenador do Curso Trauma Avançado para Enfermeiros do Hospital de Braga.

 

Ricardo Pires, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Pós Graduado em Medicina do Conflito e da Catástrofe, Pós Graduado em Clínica de Emergência em Saúde. Instrutor internacional dos Cursos Medical Response to Major Incident, ITLS Provider, ITLS ACCESS, PEPP,instrutor Internacional dos Cursos American Heart Association, BLS, ACLS e PALS, CITO (International Centre for Emergency Techniques). Formador Nacional da Escola Nacional de Bombeiros na área do Salvamento e Desencarceramento, Formador Nacional do INEM nas áreas do SBV, SBV-D, TAT e TAS

Luís Ribeiro, Enf.

Enfermeiro Especialista, Serviço de Urgência no Hospitais de Braga. Pós-Graduação em Cuidados Intensivos, Mestre em Gestão de Cuidados em Saúde. Enfermeiro na VMER de Braga, Formador ITLS.