Introdução

O transporte inter-hospitalar e intra-hospitalar de doentes críticos coloca o doente em risco de eventos adversos e aumento da morbilidade e mortalidade. A minimização do risco pode ser alcançada através da formação dos profissionais de saúde que os acompanham, assim como, a revisão de incidentes críticos recorrentes com estratégias direcionadas para reduzi-los.

Este curso dinâmico dará aos participantes a confiança e o conhecimento para preparar e transferir doentes numa variedade de situações que vão desde transportes primários, secundários ou mesmo intra-hospitalares. O curso usará uma ampla variedade de estratégias de ensino que vão desde palestras teóricas, estações práticas e casos clínicos.

O curso fornece o treino e as competências necessárias para um transporte de doentes críticos, baseado em guidelines nacionais e internacionais atualizadas. Este curso intensivo de um dia proporcionará ao pessoal médico e não médico as habilidades e os conhecimentos necessários para tornar a transferência de doentes críticos o mais segura e eficiente possível, melhorando os resultados e o conforto para o doente e equipa.

É espectável que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta preventiva e uniforme de atuação perante situações de transporte de doente críticos.

Data de realização do curso

7 de dezembro de 2019

Local(is) de realização

Vila Nova de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • Legislação sobre o transporte de doentes
  • Fases do transporte do doente crítico
  • Tipos de transporte
  • Meios de transporte
  • Formação e profissionais que acompanham o transporte
  • Complicações do transporte
  • Auditoria e controlo de qualidade
  • Casos clínicos
  • Estações práticas 

Documentação necessária de candidatura

Ficha de candidatura;

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 

Comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Resumo

O Curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos e enfermeiros. O curso baseia-se no transporte de doentes em estado crítico, na organização e formação de equipas dedicadas ao transporte e a implementação de programas de acompanhamento e auditoria do transporte do doente crítico.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de estações práticas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos que evoluirão pelas estações práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Destinatários

  • Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem 

Candidatura e selecção

Inscrições até 11 de novembro de 2019.

Ordem de inscrição.

Carga horária

8 horas

9h às 13h e das 14h às 18h

Critérios de aprovação

Para obter aprovação no curso, a assiduidade é obrigatória e cada formando deverá obter 70% de aptidão no diagnóstico de competências teóricas e 100% no diagnóstico de competências práticas, com possibilidade de uma única repetição.

Cronograma

7 de dezembro de 2019.

Corpo docente

Mauro Alexandre Pereira, Dr.

Mestrado Integrado em Medicina, médico especialista em Anestesiologia no Hospital de Braga, Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Braga e da equipa de Emergência Interna e Sala de Emergência do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes do Hospital. coordenador e formador do Curso de Transporte do Doente Critico, formador do curso International Trauma Life Support (ITLS) da CESPU.

Hugo Sousa, Enf.

Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pós-Graduação em Trauma Emergência e Catástrofe; Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Braga; Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplantação de Órgãos do Hospital de Braga; Formador nos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva e Monitorização do Doente Crítico, coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação; Formador ITLS da CESPU formação; Formador acreditado do Emergency Care & Safety Institute.

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.