Introdução

A via aérea difícil é definida como uma situação clínica, onde um médico, mesmo bem  treinado, tem dificuldade em intubar  e manter ventilação manual sob máscara facial, ou ambos.  As principais sequelas associadas ao manuseio inadequado da via aérea difícil são: a morte, lesão cerebral, paragem cardiopulmonar, traqueostomia desnecessária. Segundo as recomendações da AMEC ( Airway Management Education Center)  e da  ASA (American Society of Anesthesiologists), dispomos de diversos cursos em simulação de casos clínicos, com manequim e modelos animal. Disponibilizamos quatro tipo de cursos certificados: Fundamental, Essencial, Difficult e Critical Care.

Data de realização do curso

13 e 14 de Abril de 2018

Local(is) de realização

Açores (Ilha de São Miguel)
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada 
Rua de S. Gonçalo n.º 230 
9500-344 Ponta Delgada

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • Anatomia da via aérea
  • Avaliação da via aérea
  • Via aérea básica
  • Algoritmo da via aérea difícil e falhada
  • Laringoscopia e entubação 
  • Dispositivos extraglóticos 
  • Via aérea cirúrgica por cricotirotomia
  • Laringoscopia difícil 
  • Abordagem da via aérea em pediatria
  • Casos Especiais
  • Casos Clínicos

Acreditação(ões)

Certificado da EMAC - Airway World, com validade internacional de dois anos.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão; 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Açores - Ponta Delgada
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
Rua de S. Gonçalo n.º 230
9500-344 Ponta Delgada
Açores

Objetivos

Esta formação tem como objetivo geral que os formandos saibam intervir corretamente na abordagem da Via Aérea e VA Difícil, de acordo com as guidelines e recomendações internacionais instituídas.

Objetivos específicos:

Esta formação tem como objetivos específicos que os formandos: - Reconhecerem as estruturas anatómicas da VA; - Saibam avaliar e intervir de forma sistematizada na Abordagem da Via Aérea Básica e Via Aérea Avançada; - Saibam aplicar os algoritmos de VA difícil e falhada; - Saibam prever, identificar e intervir em situações de VA difícil e as suas complicações; - Conheçam e saibam colocarde dispositivos extraglóticos e supraglóticos, assim como saber em que situações se aplicam; - Saibam aplicar corretamente as manobras associadas à permeabilização da Via Aérea Básica e Avançada; - Conheçam e saibam abordar a VA com o auxilio da laringoscopia, videolaringoscopia e outros dispositivos de imagem na entubação; - Compreendam a importância da gestão dos parâmetros de qualidade na manutenção da VA e a prevenção de possíveis complicações associadas; - Saibam realizar via aérea cirúrgica por cricotirotomia; - Compreendam e saibam efetuar a confirmação/monotorização por capnografia; - Abordar e intervir em via aérea pediátrica.

Metodologia

O curso de 8 horas,  desenvolve-se em sala de aula e essencialmente em bancas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso a técnica de resolução de problemas e casos clínicos. 
O curso terminará com uma  avaliação teórica. 

Destinatários

Médicos e Enfermeiros

Candidatura e selecção

Inscrições encerradas.

Nº de vagas para o curso

18

Carga horária

8 horas

Critérios de aprovação

A aprovação está condicionada à presença em todos os conteúdos do curso e à obtenção de classificação de 80% na prova escrita.

 

Cronograma

13 de Abril de 2018 I 17h às 21h

14 de Abril de 2018 I 9h às 13h

Corpo docente

Estevão Lafuente, Dr.

Especialista em Medicina Interna. Especialista em Medicina Intensiva. Professor convidado da CESPU. Diretor Regional dos Cursos de via aérea. Diretor da escola de formação PlanoSaúde. 

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.