Introdução

O exercício da profissão na área da saúde, obriga-nos a desempenhar as nossas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo muitas vezes na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao tratamento do doente.

A coordenação do curso de radiologia do ESSVA decidiu implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de saúde, uma formação complementar em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em Ultrassonografia, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nesta área de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, nacional e internacional, nomeadamente nos países do norte da Europa e Espanha facilmente se depreende que existe uma concreta necessidade de formação no que à Ultrassonografia diz respeito, tendo em conta a possibilidade de emprego ao nível Europeu.

A formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) de muitos profissionais de saúde, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente na área da Ultrassonografia. É nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nesta área do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam as nossas profissões sustentam e justificam estas formações.

Data de realização do curso

Abril de 2017

Áreas de conhecimento

  • Medicina
  • Radiologia

Estrutura curricular

A física e a instrumentação do ultra-som utilizado no diagnóstico médico moderno; Propriedades do ultra-som, propagação, atenuação, reflexão, refracção e dispersão no tecido do corpo humano; Transdutores de ultra-som e suas propriedades, princípios físicos, configurações, vantagens, desvantagens, limitações; Tipos de aquisição de imagem em Ultrassonografia, modo B, modo M, real-time, 2D, 3D, 4D, Dopller e a cores; O aparelho de Ultrassonografia, seus componentes, características, funcionalidades, princípios físicos, controle e processamento de imagem; A técnica Dopller, a imagem com cor, espectro doppler, imagens de fluxo, a hemodinâmica; A imagem em Ultrassonografia, hipoecogénicas, ecogénicas, hiperecogénicas e anecogénicas; Recentes avanços em transdutores e tecnologia de imagem; Controlo de qualidade, manutenções preventivas; Artefactos em Ultrassonografia e técnicas para os minimizar/eliminar; Efeitos biológicos e considerações de segurança.

A anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular e circulatório (coração, artérias e veias); Sensibilidade, especificidade e resultados no estudo ultrassonográfico dos vasos arteriais e venosos; Anatomia ultrassonográfica da artéria Aorta, Veia cava, Femorais e seus ramos e suas relações anatómicas; Estudo ultrassonográfico das artérias e veias dos membros superiores e inferiores; Estudo ultrassonográfico das artérias e veias do pescoço.

Origem e términos dos vasos arteriais e venosos; Posicionamento do paciente, técnicas a utilizar, transdutores, protocolo de imagem, características normais; Identificação, relações anatómicas e estudo dos eixos arteriais e venosos profundos e superficiais do pescoço, membros superiores, tórax, abdómen e membros inferiores por Ultrassonografia, a anatomia normal e variações anatómicas.

A importância dos testes de controlo de qualidade.

Patologia Vascular:

Hemodinâmica dos fluxos em estados normais e patológicos.

Patologia arterial e venosa, profunda e superficial; Arteriosclerose; Aneurismas; Tumores vasculares; Patologia tromboembólica; Estenoses e oclusões vasculares, crónicas ou agudas; Insuficiência venosa; Patologia valvular; Tromboflebite¸ Doença arteriosclerótica;

Espessamento íntima-média e morfologia de placas, sua avaliação e utilidade clínica.

Critérios de quantificação de estenose (por diâmetro, área e velocidade).

Doenças não arterioscleróticas, doença carotidea não arteriosclerótica (arterites, dissecção).

Analisar e discutir os critérios diagnósticos atuais Doppler.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Observações

Este curso de formação é realizado em colaboração com o GTE - Grupo Trabajo Ecografía - ESPANHA.
http://www.ecografia.eu

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico e práticos, na área Ultrassonografia Cardio-Vascular; Fornecer competências aos alunos para que sejam capazes de aperfeiçoar, executar e avaliar exames da área da Ultrassonografia Cardio-Vascular. Pretende-se que os alunos aumentem e alarguem o conhecimento relativo a esta área de diagnóstico; Evidenciar conhecimentos de anatomia normal, Identificar os processos patológicos e os parâmetros fisiológicos, as manifestações desses, tendo em conta a avaliação por Ultrassonografia Cardiovascular; Proporcionar aos alunos aptidões para a aplicação e análise dos resultados dos protocolos utilizados em Ultrassonografia Cardio-vascular;

Proporcionar aos alunos aptidões básicas para a aplicação de diferentes métodos e técnicas, no âmbito da Ultrassonografia Cardio-vascular, com vista à obtenção de diagnóstico por imagem; Proporcionar aos alunos aptidões para a concepção, planeamento, organização e concretização de um plano de intervenção adequado às necessidades individuais de cada doente, tendo em conta a informação clínica, o estado do paciente e o objectivo final da realização do exame, bem como aptidão para análise da implementação desse plano e introdução de alterações sempre que necessário; Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais; Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico; Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos alunos, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de Ultrassonografia; Investir na formação ao longo da vida, obtendo formação e aptidões que demonstrem ser essenciais à sua actividade profissional.

Destinatários

Todos os profissionais de saúde.

Candidatura e selecção

Inscrições abertas até 31 de Março de 2017.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

Horas de contato com docente: 48 H (16 contato com docente, 32 E-Learning)

Unidades de crédito do curso

5

Critérios de aprovação

Presença obrigatória em 80% das aulas previstas. Em situações omissas, aplica-se o estipulado em Regulamento Pedagógico do IPSN-ESSVA sobre este assunto.

As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade/módulo curricular e tendo como principal objectivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efectivo dessa aprendizagem. Sugere-se, no entanto, que em cada unidade/módulo curricular não sejam aplicadas mais que duas tipologias distintas, neste caso, a avaliação terá duas componentes, uma prática (80%) e uma teórica online no campus de ultrassonografia (20%). O diploma de formação avançada em Ultrassonografia Cardiovascular (Aperfeiçoamento) só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação ao Módulo curricular.

Duração e regime

21 de Abril
17:00 às 22:00

22 de Abril
8.30 - 20:30

Cronograma

21 e 22 de Abril de 2017

Corpo docente

Angel Rodriguez Lourenzo, Dr.
Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Santiago de Compostela. 1985. Especialista em Metodologia de Investigação pela Universidade de Vigo. 1996. Especialista em Medicina de Emergência pela Universidade de Vigo. 1996. Certificado of Advanced CPR. SMIUC. 1996. Certificado de ultra-som abdominal. SEECO. 1997. Certificado de Medicina de Emergência. Semes. 1998.
Diane Soares, Dra.
Bacharel em Sonografia pela University of Medicine and Dentistry of New Jersey. Licenciada em Radiologia. Ex Sonografista no St. Joseph´s Regional Medical Center in New Jersey. Ex Sonografista no St. Barnabas Medical Center in New Jersey. Membro da Society of Diagnostic Medical Sonographers. Membro da ordem RDMS (Registry of Diagnostic Medical Sonographers). Membro do Grupo de Trabajo en Ecografia Semergen, diretora Norte Portugal.
Lídio Silva, Mestre

Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente nas áreas da Física e Instrumentação em Imagiologia Médica, em Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Saúde do Porto; Isave; Cespu e Instituto Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Director Comercial para o Norte de Portugal da GE Healthcare e responsável da formação em Tomografia Computorizada e Imagem Molecular da GE Healthcare Iberia até 2012.

Nabor Diaz Rodriguez, Dr.
Licenciado em medicina na Universidade Santiago de Compostela. Médico assistente de seção de ecografia musculo-esquelética do departamento de radiologia do hospital Henry Ford, Detroit EUA 1994-1995. Membro do comité organizador do I ao VII curso internacional de ecografia musculo-esquelética de 1995-2000. Coordenador nacional do grupo de trabalho em ecografia Semergen.
Narciso Barbancho Molina, Dr.

Licenciado em Medicina y Cirurgia menor pela Universidade de Sevilla, 1999.
Master da Universidade de Sevilla em Emergencias, Catastrofes e Ajuda humanitaria, 2007.
Competencia em Emergencias, Ordem dos Mèdicos 2012.
Certificado de Emergencista , SEMES, España.
Coordenador da Sala de Reanimação da unidade hospitalar de Faro-CHA.
Formador de ecografia no grupo GTE.