Introdução

A American Academy of Pediatrics convidou representantes de oito organizações nacionais interessadas em desenvolver um programa educativo de emergência pediátrica e formou o Comité Coordenador do PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals).
A meta do Comité Coordenador do PEPP foi desenvolver um curso pediátrico, com o objectivo de incrementar os conhecimentos teórico-praticos numa área específica da emergência médica.
O Comité Coordenador do PEPP distinguiu os representantes de:

  • American Academy of Paediatrics;
  • American College of Emergency Physicians:
  • Emergency Nurses Association;
  • International Association of Fire Chiefs;
  • International Association of Fire Fighters;
  • National Association of Emergency Medical Services Educators;
  • National Association of Emergency Medical Services Directors;
  • National Association of Emergency Medical Services Physicians;

O curso PEPP é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde. É um curso inovador, baseado em estudos de caso, com o auxílio de vídeos, estações práticas e discussões de grupo.

Data de realização do curso

março de 2016

Local(is) de realização

Bombeiros Voluntários da Parede

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

  • Triângulo de Avaliação em Pediatria
  • Desenvolvimento Infantil
  • Via Aérea Básica e Avançada
  • Obstrução da Via Aérea
  • Interacção Criança e Família
  • Trauma Músculo-esquelético e Imobilização
  • RCP Neonatal e Pediátrico
  • Farmacologia em Pediatria e Administração de Fluidos
  • Emergências Respiratórias
  • Emergências Médicas
  • Emergências Cardiovasculares
  • Emergências Obstétricas e Estabilização do Recém-nascido
  • Maus-tratos Infantis
  • Crianças com Necessidades Especiais
  • Exposição a Tóxicos
  • Síndrome de Morte Súbita

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

Observações

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas.
Diploma Certificado pelo IPSN e Cartão Individual fornecido pela organização PEPP.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar. visa estimular o pensamento crítico e reflexivo centrado nas questões do cuidar ao doente pediátrico, preparando os profissionais de nível superior a desenvolverem uma visão holística e interdisciplinar na area do cuidar em Pediatria, com base para a efetiva participação e implementação dos conhecimentos teórico práticos e das competências adquiridas nas instituições de saúde onde eses técnicos exercem a sua actividade profissional.Espera-se que no final do curso os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência pediátrica.

Objectivos específicos:
Dotar os formandos de competências e conhecimentos que lhes permitam reconhecer as diferenças associadas ao ”Cuidar em Pediatria” assim como as principais desvios de saúde associados a este tipo de doentes.;
Abordar de forma sistematizada, utilizando a Metodologia preconizada pelo PEPP, a criança com desvios de saúde;
Desempenhar o dever profissional de acordo com os princípios deontológicos e éticos, sabendo a distinção entre ambos;
Identificar e cumprir os direitos das crianças, agindo de acordo com os mesmos;Identificar situações de “Maus Tratos” Infantis;
Compreender a necessidade da participação dos pais no ato do “Cuidar” em Pediatria.

Resumo

A American Academy of Pediatrics convidou representantes de oito organizações nacionais interessadas em desenvolver um programa educativo de emergência pediátrica e formou o Comité Coordenador do PEPP (Pediatric Education for Prehospital Professionals).
A meta do Comité Coordenador do PEPP foi desenvolver um curso pediátrico, com o objectivo de incrementar os conhecimentos teórico-praticos numa área específica da emergência médica.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso á técnica de resolução de problemas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de caso clínico.

Destinatários

Licenciados em Medicina e Enfermagem (versão ALS). Agentes de Protecção Civil: bombeiros, TAE’s, TAS’s (versão BLS).

Candidatura e selecção

Candidatura até 12/02/2016

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

16 horas

Unidades de crédito do curso

2.5

Critérios de aprovação

A aprovação está sujeita à frequência completa de todo o curso; obtenção de classificação superior a 80% na prova escrita e menção de “aprovado” na avaliação prática.

Duração e regime

O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 08h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.

Cronograma

PROVISÓRIO
12 e 13 março de 2016
As datas poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Filomena Correia, Dra.

Licenciada, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública e Mestre em Medicina de Catástrofe.
Instrutora dos cursos de Emergência Trauma e Catástrofe (CETC), Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE), Trauma e Emergência Pediátrico (PEPP), Trauma e Emergência Geriátrico (GEMS) e International Trauma Life Support (ITLS) Provider, ACCESS. Pediátrico e Militar.

Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Membro da International Association and School of Non Invasive Ventilation e do International College of Experts in Non Invasive Ventilation

Andreia Ferreira, Enfa.
Enfermeira no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Santa Maria. Membro da Equipa de Transporte SAV Pediátrico. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Formadora Internacional dos Cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS. Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.
Ângela Ferreira, Enfa.
Enfermeira no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Santa Maria. Membro da Equipa de Transporte SAV Pediátrico. Formadora Internacional dos Cursos: PEPP e ITLS.
Priscila Carreira, Enfa.
Enfermeira no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Santa Maria. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. Formadora Internacional do Curso PEPP.