O exercício da profissão na área da saúde, obriga-nos a desempenhar as nossas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo muitas vezes na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao tratamento do doente.
A coordenação do curso de radiologia do ESSVA decidiu implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de saúde, uma formação complementar em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em Ultrassonografia, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nesta área de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, nacional e internacional, nomeadamente nos países do norte da Europa e Espanha facilmente se depreende que existe uma concreta necessidade de formação no que à Ultrassonografia diz respeito, tendo em conta a possibilidade de emprego ao nível Europeu.
A formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) de muitos profissionais de saúde, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente na área da Ultrassonografia. É nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nesta área do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam as nossas profissões sustentam e justificam estas formações.
Julho de 2016
A física e a instrumentação do ultra-som utilizado no diagnóstico médico moderno; Propriedades do ultra-som, propagação, atenuação, reflexão, refracção e dispersão no tecido do corpo humano; Transdutores de ultra-som e suas propriedades, princípios físicos, configurações, vantagens, desvantagens, limitações; Tipos de aquisição de imagem em Ultrassonografia, modo B, modo M, real-time, 2D, 3D, 4D, Doppler e a cores; O aparelho de Ultrassonografia, seus componentes, características, funcionalidades, princípios físicos, controle e processamento de imagem; A técnica Dopller, a imagem com cor, espectro doppler, imagens de fluxo, a hemodinâmica; A imagem em Ultrassonografia, hipoecogénicas, ecogénicas, hiperecogénicas e anecogénicas; Recentes avanços em transdutores e tecnologia de imagem; Controlo de qualidade, manutenções preventivas; Artefactos em Ultrassonografia e técnicas para os minimizar/eliminar; Efeitos biológicos e considerações de segurança.
A osteologia; A sindesmiologia; A anatomia e fisiologia dos músculos e articulações do corpo humano; A abordagem ultrassonográfica do sistema músculo-esquelético; Exames ultrassonográficos músculo-esqueléticos, com ênfase na demonstração da anatomia normal; Identificar a anatomia ultrassonográfica normal, localização de tendões, ligamentos, músculos, nervos, bursas das articulações da: Articulação do ombro e joelho;
Avaliação geral do cotovelo, avaliação geral da Articulação do tornozelo e do pé.
Patologia Ultrassonográfica osteoarticular:
Avaliação da coifa dos rotadores e bíceps, patologia de tendão, incluindo tendinopatia, ruptura parcial e em lágrimas de espessura total e síndromes do impacto; Derrame articular, sinovial espessamento e erosões; Lesões de Hill-Sachs e Bankart; Lesões do Labrum; Identificação de massas de tecidos moles, para a avaliação de sólido / quística e respectiva micro-vascularização; Articulação acromioclavicular e respectiva degeneração, a artropatia inflamatória, trauma e complicações; Indicações específicas para ultrasonografia do braço, tais como trauma e lesões de tendões, bem como a investigação de lesões de tecidos moles.
Epicondilite do cotovelo, epitroleíte, entesiopatia, osteofitose e calcificações tendinosas/ruturas parciais. Lesões dos tecidos moles, massa de tecidos moles, bursite, o nervo ulnar, anomalias como o impingement/ aprisionamento também são passíveis de avaliação;
O âmbito da avaliação ultrassonográfica cotovelo inclui também anormalidades articulares, incluindo derrames articulares, avaliação de complicações da artrite, presença de corpos intra-articulares e sinovite;Avaliação de nervos e estruturas regionais; Estudo do punho na avaliação de tendões para tendinites, sinovite e ruptura, subluxação e deslocamento, bem como para tenossinovite, incluindo de Quervain. Massas periarticulares, que incluem lesões quísticas, como hematoma, gânglios, bursites; Derrames articulares, coleções periarticulares, lesões da sinovial; Massas intramusculares com componentes quísticos e/ou sólido; No Joelho, especial foco para o estudo do quisto de baker, estudo do aparelho extensor; Bursites, lesões do tendão rotuliano; Derrames articulares; Doenças proliferativas sinoviais; Patologia dos ligamentos colaterais, pata de ganso; Patologia do tendão de Aquiles; Patologias do tornozelo e pé; Tenossinovites e patologia reumatóide do tornozelo e pé rotura do tendão de aquiles;
Patologia básica da fascia plantar e osteofitose; Lesões dos tecidos moles onde se incluem massas, lesões quísticas, como gânglios, quistos sinoviais, hematomas, abscesso de tecidos moles, tumores de células gigantes, e hemangiomas, neuroma de Morton, sarcomas.
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade,
Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (100 Euros).
Este curso de formação é realizado em colaboração com o GTE - Grupo Trabajo Ecografía - ESPANHA.
http://www.ecografia.eu
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Proporcionar aos alunos a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico e práticos, básicos, na área Ultrassonografia Músculo-esquelética; Fornecer competências básicas aos alunos para que sejam capazes de executar e avaliar exames da área da Ultrassonografia Músculo-esquelética quer do membro inferior quer do superior. Pretende-se que os alunos dêem início, aumentem e alarguem o conhecimento relativo a esta área de diagnóstico, reconhecendo de forma sistematizada a anatomia ecográfica de músculos, tendões, ligamentos e nervos; Reconhecer também os espaços anatómicos teóricos de localização de bursas e baínhas sinoviais. Preparar os alunos para a concepção, planeamento, organização, execução e avaliação de exames da àrea da Ultrassonografia Músculo-esquelética; Evidenciar conhecimentos de anatomia normal, Identificar alguns processos patológicos (ruturas, bursites, calcificações, corpos estranhos, hematomas) e os parâmetros fisiológicos, as manifestações desses, tendo em conta a avaliação por Ultrassonografia Músculo-esquelética;
Proporcionar aos alunos aptidões básicas para a aplicação de diferentes métodos e técnicas, no âmbito da Ultrassonografia Músculo-esquelética, com vista à obtenção de diagnóstico por imagem; Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais (hospitais, clínicas e centros de saúde); Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos alunos, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de Ultrassonografia; Investir na formação ao longo da vida, obtendo formação e aptidões que demonstrem ser essenciais à sua actividade profissional.
Todos os profissionais de saúde.
Segunda Fase de Candidaturas até 01-07-2016
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
25
Horas de contato com docente: 48 H
5
Presença obrigatória em 80% das aulas previstas. Em situações omissas, aplica-se o estipulado em Regulamento Pedagógico do IPSN-ESSVA sobre este assunto.
As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade/módulo curricular e tendo como principal objectivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efectivo dessa aprendizagem. Sugere-se, no entanto, que em cada unidade/módulo curricular não sejam aplicadas mais que duas tipologias distintas, neste caso, a avaliação terá duas componentes, uma prática (80%) e uma teórica online no campus de ultrassonografia (20%). O diploma de formação avançada em Ultrassonografia Musculo-esquelética (Iniciação) só será emitido aos alunos que obtiverem aprovação ao Módulo curricular.
8 de Julho
8:30 às 22:30
9 de Julho
8:30 - 22:30
8 e 9 de Julho de 2016
Mestre em Engenharia de Computação e Instrumentação Médica. Bacharel em Engenharia Electrotécnica. Docente da Unidade Curricular de Equipamentos em Imagiologia e de Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética da CESPU. Ex. Responsável Técnico de Produto para Portugal para Tomografia Computorizada e Imagem Molecular na General Electric Healthcare.