Introdução

O ITLS (International Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais de SEM, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor reflectir o alcance da organização.
O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para fornecedores de serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional de padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de trauma.
O ITLS expandiu-se para além do seu curso inicial e oferece agora vários tipos de programas educacionais:
ITLS Básico – concebido para o EMT-Basic e First Responder, este curso de treino prático (“hands-on”) oferece aos fornecedores de SEM básicos treino completo e as aptidões necessárias para uma rápida avaliação, ressuscitação, estabilização e transporte do paciente de trauma. O curso fornece educação na avaliação inicial e estabilização do paciente de trauma.
ITLS Avançado – este curso abrangente cobre as aptidões necessárias para uma rápida avaliação, reanimação, estabilização e transporte do paciente de trauma para TEM avançado, paramédico, enfermeiro e médico de trauma. O curso ensina a sequência de avaliação correcta e as técnicas de intervenção crítica, reanimação e acondicionamento de um paciente.
O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, bombeiros e TAE’s na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

Data de realização do curso

junho de 2016

Local(is) de realização

 Alcochete

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • Avaliação do cenário/incidente
  • Precauções de Segurança Universais
  • Avaliação e abordagem inicial da vítima de trauma
  • Abordagem inicial da via aérea
  • Neurotrauma
  • Trauma Torácico
  • Trauma Abdominal
  • Choque e reposição de fluidos
  • Trauma das Extremidades
  • O grande queimado
  • Trauma Pediátrico
  • Trauma da Grávida
  • Trauma no Idoso
  • Vítimas de trauma sob a influência de álcool ou drogas
  • PCR em trauma
  • Estações práticas
  • Casos clínicos

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura(100€).

Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

Observações

Diploma Certificado pelo ITLS (EUA).

Manual do curso em língua inglesa.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS’s eTAE’s na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

Resumo

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, bombeiros e TAE’s na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada equipa (6 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Destinatários

Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem (versão ALS), TAS’s e TAE’s (versão BLS).

Candidatura e selecção

 Alcochete

Inscrições até 06/05/2016

 

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

16 Horas

Unidades de crédito do curso

3

Critérios de aprovação

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição.

Duração e regime

As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, durante 2 dias consecutivos.

Cronograma

Alcochete

04 e 05 de junho de 2016


As datas poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Filomena Horta Correia, Dr.ª

Doutoranda em Saúde Pública, Mestre em Medicina de Catástrofe, Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública. Formadora internacional Sénior Instrutor do Emergo Train System (ETS), instrutora dos cursos de CETC, SBV DAE, PEPP, GEMS e ITLS. É Medical Coordinator do Chapter do ITLS Portugal e Angola.

André Cunha, Enf.

Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Licenciatura em Enfermagem, Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Fernando Fernandes Gonçalves, Enf.

Enfermeiro Especialista do Serviço de Urgência e VMER do Hospital de Braga; Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente doente crítico. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS adulto e pediátrico, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC. Formador Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa de: CBPS, CEPS, SBV, SBV DAE, TAT E TSP. Formador INEM: SBV DAE, TAT, TAS e SAV. Coordenador técnico-pedagógico do curso ITLS Chapter CESPU.

Edgar Jacinto, Enf.

Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.

Marco Piedade, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Faro; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.