Introdução

Fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) é sangue centrifugado sem qualquer aditivo que, funciona como um biomaterial de cicatrização autólogo, incorpora leucócitos, plaquetas e proteínas dentro de uma matriz densa de fibrina. Este procedimento resulta na produção de uma membrana. A sua aplicação clínica em Medicina Dentária é ampla como material de preenchimento, estabiliza os materiais de enxerto, ou como membrana de protecção,  protegendo o local cirúrgico das agressões externas bem como acelera a cicatrização e fecho das margens das feridas cirúrgicas. Este curso irá proporcionar aos formandos uma sessão de laboratório “hands-on” e uma demonstração cirúrgica ao vivo de aplicação clínica  da membrana de fibrina para que adquiram competências no uso da tecnologia L-PRF.

Data de realização do curso

Abril de 2016

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

1 – Estruturas anatómicas do braço, sistema venoso e arterial

2 – Dificuldades de localização das veias

3 – Passos procedimento para punção venosa:

     Desinfeção

     Punção

     Dispositivos

     Tubos

     Centrifugação / Tempo

     Tempo máximo colheita / centrifuga

     Quantidade tubos por procedimento

     Membranas  autólogas e suas aplicações clínicas:

           - alvéolos pós – extracionais

           - enxertos de seio maxilar

           - regenerações ósseas guiadas

4 - Manipulação de membranas autólogas

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Preenchimento do boletim de candidatura;

Fotocópia do Bilhete de Identidade,

Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão; 

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Observações

Parceria: INTRALOCK

Informação e contactos

CESPU-Formação

Rua Central de Gandra, 1317

4585-116 Gandra - Paredes

Tel. 224 157 174/06

info@formacao.cespu.pt

www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

• Compreender os princípios biológicos sobre a  membrana L-PRF

• Seleccionar os casos adequados e seu planeamento para a sua  aplicação clínica

• Compreender as técnicas cirúrgicas, as técnicas de preparação do LPRF

• Gerir complicações e cuidados pós-operatórios

Metodologia

As estratégias de avaliação deverão ser diversificadas, adaptando-se às características específicas de cada unidade curricular e tendo como principal objectivo proporcionar ao estudante oportunidades de aprendizagem nas quais ele seja o sujeito efectivo dessa aprendizagem.

Destinatários

Médicos Dentistas

Candidatura e selecção

Candidaturas até 04-03-2016

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

4

Carga horária

40 Horas

Unidades de crédito do curso

5

Critérios de aprovação

A avaliação é contínua e são avaliados os trabalhos práticos bem como a participação dos alunos nas aulas.

Cronograma

15 e 16 de Abril de 2016

20 e 21 de maio de 2016

Corpo docente

Marco Infante da Câmara, Prof. Doutor

Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Implant Fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry NYUCD (USA). Pós graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard otorgado pela American Academy of Implant Dentistry (Spain). Certificado Universitário de Cirurgia Oral pela Université Paul Sabatier ​Toulouse (France). Diploma Universitário de Cirurgia Maxilofacial pela Université Henri Poincaré ​Nancy (France). Mestrado em Cirurgia Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde ​Norte. Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Credenciamento em Implantes Zigomáticos pelo I.N.E.P.O. S.Paulo (Brasil). Curso de Manuseamento de tecidos moles na Etident (Peru). Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Especialização em Implantologia oral Universidade de Santiago de Compostela. Professor Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Universitário de Ciênias da Saúde. Regente da unidade curricular de Técnicas de Anestesia e Cirurgia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP  certificado nº F655722/2017. Especialista em Cirurgia Oral pela OMD.

João Fontes Pereira, Dr.

Licenciatura em Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa. Pós-Graduado em Reabilitação Oral com Implantes pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista Universitário em Periodontologia pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Médico Dentista Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Residência Clínica Dr. Eric Van Dooren - MIS. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Coordenador Clinico da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Professor Assistente da Disciplina de Clinica Cirúrgica e Periodontal I e II, IUCS. Curso de Especialização em Implantologia Oral Universidade de Santiago de Compostela. Formador – Certificado de Competências Pedagógicas – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Certificado n F656030/2017. Aluno de Doutoramento no Instituto Universiário de Ciências da Saúde - CESPU. Director Técnico de Medicina Dentária do Hospital António Lopes.

João Mouzinho, Mestre
  • Mestre em Periodontologia pelo ISCS-N CESPU
  • Docente da Pós Graduação de Reabilitação Oral Biomimética avançada – CESPU
  • Docente da Pós-Graduação de Implantologia Oral - CESPU ( 2012 a 2016)
  • Curso de Capacitação em Implantologia e Enxertos ósseos pela Faculdade de São Leopoldo Mandic- Brasil
  • Pós Graduado em Reabilitação Intra e Extra Oral com Implantes Osteointegrados pela FMUP
  • Pós Graduado em Reabilitação Oral Biomimética avançada pelo ISCS-S Egaz Moniz
  • Cursos clínicos com Galip Gurel, Mauro Fradeani, Istvan Urban, Sidney Kina, Florin Cofar, Christian Coachman, Otto Zhur, August Bruguera, Dudu Medeiros, Erik Van Dooren,Pascal Magne, etc.
  • Responsável do Departamento de Reabilitação Oral e Implantologia da MOLAR CLINIC
Antonio Melo Ferraz, Dr.

Licenciatura em Medicina Dentária pelo IUCS. Pós-Graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard outorgado pela American Academy of Implant Dentistry. Pós-Graduação em Implantologia Oral IUCS. Pós-Graduação em Endodontia. Médico Dentista, Assistente do Serviço de Medicina Dentaria. Conservadora do Curso de Medicina Dentaria do IUCS, Docente Clínico na Pós-Graduação em Implantologia Oral da CESPU, Docente no Curso de Membrana “Leukocytes platelets Rich Fibrin – L-PRF” – Aplicação em Medicina Dentária da CESPU

 

Hugo Gandra, Mestre

Médico dentista. Pós-Graduação em Implantologia Oral 1o Edição Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Estágio Centro Hospitalar do Porto – HGSA; Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial. Estágio-Unidade de ortodontia Centro Hospitalar do Porto – HGSA. Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial.
Mestrado em Ortodontia Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Formação Pedagógica Inicial de Formadores Instituto de Informática do Porto. Formador IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional de Gondomar e Porto). Primeiro ano do doutoramento em Psicologia da Saúde Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha. Curso Básico de Fotografia Hugo Lima, Porto. Docente no Curso de Membrana “Leukocytes platelets Rich Fibrin” Aplicação em Medicina Dentária (1a e 2a Edição). Docente e assistente da atividade clínica no Curso de Membrana “Fibrina Autóloga Leucoplaquetária” (1a/2a/3a e 4a Edição) Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). Docente do Pos graduação de implantologia oral Instituto Universitário de Ciências da Saúde (II/III/IV/V/VI/VII Edição). Docente universitário estagiário Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) das disciplinas de Diagnóstico Clínico e de Propedêutica Médico-cirúrgica do curso de Psicologia Clínica.

Manuel Francisco Coelho, Mestre

Mestrado Integrado em Medicina Dentária pelo Instituto Superior Ciências Saúde do Norte. Licenciatura Enfermagem pela Escola Superior Enfermagem Cidade do Porto. Pós­-Graduação em Implantologia Oral, no Instituto Universitario de Ciências da Saúde. Especialista Universitário em Implantologia Oral, na Universidade de Santiago de Compostela- Espanha. Curso de Prótese e Oclusão, ministrado pelo Prof. Marc Obrecht, no CEPG-MD - Centro Europeu de Pós-Graduação de Medicina Dentária. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso Modular de Periodontologia, ministrado pelo Prof. Doutor Ricardo de Faria e Almeida, no CEPI- Centro de Estética Periodontologia e Implantes. Curso Internacional de Cirurgia Avançada em Implantodontia, na ACDC – São Paulo – Brasil. Curso Internacional Teórico­Laboratorial­Clínico de Protese sobre Implantes, NATO ­ São Paulo – Brasil. Curso Internacional de Cirurgia Implantodontia, ACDC – São Paulo – Brasil. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente do Curso de Pós­Graduação em Implantologia Oral, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2013. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP  certificado nº F670173/2018.